Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.
Analise as afirmações a respeito da organização das idéias no texto, para, em seguida, assinalar a opção correta.
III e IV
I e IV
II e III
II e IV
I e III
Atenção: A questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambas as expressões sublinhadas na frase:
Os delitos onde ocorre a participação de menores costumam causar maior escândalo diante da opinião pública.
A mais grave sanção à qual se pode estender a um menor é a de reclusão, cujo o período máximo é o de três anos.
A atividade criminosa, pela qual muitos menores são compelidos, é promovida por maiores de idade, com os quais a penalização é muito mais severa
Se a repressão policial é uma medida da qual não se pode abrir mão, a inclusão social é um desafio para o qual não se pode fazer vista grossa.
A redução da maioridade penal, na qual há tantos defensores, pode ser uma medida inócua, pela qual muitos venham a se arrepender.
Atenção: A questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
A precisa convicção de que não será reduzindo a maioridade penal que o envolvimento de jovens em crimes deixará de existir é defendida com o seguinte argumento:
o recrutamento de menores para a prática de crimes só será incrementado, a curto prazo, se ocorrerem medidas que visem à inclusão social.
o recrutamento de menores, promovido pelos bandidos, passaria a ocorrer em faixas de idade ainda mais reduzida.
as soluções drásticas, ditadas pelo clima de emoção, contrariam o princípio da racionalidade, que é básico no Direito.
todas as crianças infratoras passariam a ser encarceradas na Febem, recebendo os mesmos tratamento que sofrem os criminosos nos presídios.
todas as crianças infratoras perderiam de vez o direito à assistência pedagógica, deixando de ser reconhecidas como seres em formação.
Com referência às idéias e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto ao se substituir a forma verbal viviam (l.10) por moravam.
Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.
(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)
"O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador."
Em voz ativa, essa frase do texto seria escrita da seguinte maneira:
Confunde-se o martelo de percussão com um instrumento ameaçador.
Um instrumento ameaçador confundiu-se com o martelo de percussão.
Confundem o martelo de percussão com um instrumento ameaçador.
Um instrumento ameaçador é confundido com o martelo de percussão.
Com base nas idéias e nos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens.
Ao se substituir a forma verbal conseguia (l.15) por conseguiria, a correção gramatical do período seria mantida, mas o sentido pretendido seria alterado.
Marque a opção em que a lacuna pode ser adequadamente preenchida com uma forma simples flexionada do verbo entre parênteses.
É provável que muitas empresas _____ com as novas medidas econômicas. (falir)
Atualmente, todos se _____ contra as oscilações decorrentes de planos mal sucedidos. (precaver)
Nós _____ todos os documentos e contrato perdidos durante a mudança, na semana passada. (reaver)
É uma pena que o vice-presidente da empresa _____ por causa de pequenos problemas. (explodir)
Os funcionários ficarão mais bem dispostos caso a firma _____ as salas de cores claras. (colorir)
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
A forma verbal fosse (l.7 e 8) estabelece relações semânticas e sintáticas entre os termos que liga, as quais correspondem a quer ... quer ou a seja ... seja.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado da Bahia (FESMIP) - 2004
A forma verbal que substitui corretamente o verbo haver em "Há soldados armados, amados ou não" (v. 13) é
existe
existiu
existem
existiram
Assinale a opção em que as orações estão, respectivamente, nas vozes ativa e passiva.
"o tintim me intrigou." (l. 1) e "As coisas deixam de acontecer ..." (l. 6-7)
"se tivesse me dado o trabalho ..." (l. 20) e "minha ignorância não teria durado tanto." (l. 21-22)
"... que fosse alguma misteriosa medida..." (l. 2-3) e "quando são feitas de papelão ..." (l. 28)
" E você e eu vamos ganhando nosso salário ..." (l. 35-36) e "... e se chocam sem ruído." (l. 28-29)
"O Aurelião não nos ajuda." (l. 39) e "Ou teremos que mudar todas as nossas teorias ..." (l. 43-44)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...