Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das estruturas lingüísticas do texto I, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 60, caso as palavras uma ou sejam eliminadas, o verbo haver deverá ir para o plural para concordar com duas células-tronco.
Com referência às idéias e estruturas dos textos I e II, julgue os itens abaixo.
No texto I, mantendo-se a correção gramatical, a forma verbal perca (l .11) poderia ser substituída pela forma perde.
I- Poderia haver um aluno atento.
II- Deve existir motivo para aquela dor de cabeça.
III- Houve atropelo antes da apresentação.
Se as palavras sublinhadas das frases acima passarem para o plural, como se flexionam os respectivos verbos:
Poderia haver, devem existir, houveram.
Poderiam haver, deve existir, houve.
Poderia haver, deve existir, houveram.
Poderia haver, devem existir, houve.
Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assinou portaria que muda as regras de classificação indicativa para cinema, fitas de vídeo e DVDs. A portaria permite que crianças e adolescentes tenham acesso a salas de cinema cujo filme tenha recebido classificação imediatamente superior à faixa etária da criança, desde que acompanhada por seus pais. O principal objetivo das mudanças propostas pelo Ministério da Justiça seria a divisão da responsabilidade pelo conteúdo a que assistem crianças e adolescentes entre o Estado, a família e a sociedade.
Sem dúvida, situa-se nesse tripé a rede protetora que toda criança deveria ter, e isso está expressamente dito em nossa Constituição, no artigo 227. No entanto, considerando ser esse um tema com alto grau de subjetividade e delicadeza, já que diz respeito ao acesso a conteúdos que poderiam, em tese, afetar o desenvolvimento psicológico e emocional da criança e do adolescente, uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade.
(Rubens Naves, Folha de S. Paulo, 3 de julho de 2004, A3)
... uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade. (final do texto)
A forma verbal empregada na frase acima permite afirmar corretamente que o autoratribui ao Estado poder exclusivo de regulamentar a classificação dos filmes.
adverte os pais de que crianças pequenas não devem assistir a certos filmes.
considera ter havido uma certa precipitação na assinatura da portaria.
apóia inteiramente a medida tomada pelo Ministério da Justiça, em relação aos filmes.
elogia a preocupação da sociedade com o desenvolvimento sadio das crianças.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Provoca-se incoerência textual e perde-se a noção de continuidade da ação ao se substituir a expressão verbal vem produzindo (l.3) por tem produzido.
Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02.
Assinale a substituição que preserva a correção gramatical e a coerência do texto.
"só"(l.3) -> apenas
"entender-se"(l.4) -> entender
"a partir"(l.10) -> na origem
"mover"(l.11) -> moverem
"muito mais"(l.12) -> sobretudo
Julgue os seguintes itens, relativos ao texto anterior.
O texto emprega o modo subjuntivo em consigam (l.24) por exigência do emprego de com que (l.24) iniciando a oração.
Julgue os seguintes itens, relativos ao texto anterior.
Ao substituir a expressão que se leva (l.6) por que levamos, mantém-se a correção e a impessoalidade do texto, mas será necessário substituir, também, Mudar (l.4) para Mudarmos, a fim de que a correção gramatical seja mantida.
Marque a letra que não substitui com correção o item correspondente no texto.
esta é
consensuais
fazem
espécime
Ao Brasil se lhe depara
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de futuro do pretérito em "usariam" (R.4) e "Manifestariam" (R.6) indica que as ações expressas por essas formas verbais devem ser consideradas a partir da "reforma de Clistenes" (R.3-4).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...