Questões sobre Verbo

Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Preserva-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir “aproveitar” (l.3) pela expressão fazer uso, sem outras alterações no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

O trecho “eram usadas tochas” (l.13) poderia ser corretamente reescrito como usavam-se tochas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A estrutura em voz passiva "considerava-se" (R.1) poderia ser substituída por outra forma de passiva, era considerado, sem comprometer a coerência do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à

tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e

discursivas do texto acima.

Mantém-se a correção gramatical ao se substituir "há" (l.11) por tem-se, sem necessidade de outras alterações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os seguintes casos de transformação de frase:

I. O terrorista transforma qualquer um em alvo. Qualquer um é transformado em alvo pelo terrorista.

II. É a lembrança da vida concreta que nos permite obedecer ao primeiro preceito da cultura ocidental. Obedecemos ao primeiro preceito da cultura ocidental porque guardamos a lembrança da vida concreta.

III. Não quero esquecer a vida cotidiana de todos. Não quero que a vida cotidiana de todos seja esquecida.

Houve alteração na voz verbal em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. III, somente.

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

Por se tratar de uma situação que o texto deixa claramente hipotética, a substituição do modo indicativo no verbo "interferem" (L.5) pelo subjuntivo interferissem preservaria as relações de sentido e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com relação ao texto IV, responda as questões de 12 a 14.

Em relação à estrutura verbal do texto pode-se afirmar que:

  • A.

    apresenta a maioria das formas verbais flexionadas em tempos simples e compostos do modo imperativo por referenciar o determinismo da atitude que se exige do agente.

  • B.

    apresenta a maioria das formas verbais flexionadas em tempos simples e compostos do modo subjuntivo por referenciar fatos e atitudes incertas que se exigem do agente.

  • C.

    apresenta a maioria das formas verbais flexionadas em tempos simples e compostos do modo indicativo por referenciar fatos verossímeis e atos realizáveis que se exigem do agente.

  • D.

    o texto está escrito na voz passiva analítica devido ao seu caráter filosófico.

  • E.

    o texto estrutura-se verbalmente na voz reflexiva por refletir o comportamento observável do agente.

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

O desenvolvimento do texto apresenta como deve ser entendido o significado do verbo "pegam" (L.2) a respeito de algumas leis: sair do papel.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

                                    

Quanto à observância da necessidade do sinal de crase, está inteiramente correto o seguinte período:

  • A.

    Se à boa parte de nossa imprensa interessa a divulgação de crimes cometidos por jovens, somente a uma pequena parcela dos jornalistas interessa a discussão das questões que se ligam à essa faixa de delinqüência.

  • B.

    Não convém à parcela mais privilegiada da sociedade imaginar-se imune à toda e qualquer modalidade de tragédia; a violência a atingirá, a despeito das guaritas, dos portões eletrônicos, dos vigias a postos.

  • C.

    Todo jovem infrator, tenha ou não consciência disso, aspira à inclusão social, quer ascender a posições mais dignas, elevar-se a uma condição semelhante àquela em que vivem os jovens da classe média.

  • D.

    Muito se comenta, a boca pequena, a respeito da vantagem da pena de morte, extensiva a criminalidade juvenil, à despeito do que reza o Estatuto da Criança e do Adolescente, que convoca todos os setores sociais à tarefa da formação integral dos jovens.

  • E.

    Não se impute a polícia à situação de violência em que vivemos; se falta àquela participação maior no combate a criminalidade, falta à adolescência pobre qualquer sinalização de efetiva dedicação das autoridades à solução dos problemas.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

                                    

Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas no contexto da frase:

  • A.

    Deteriam-se os jovens infratores no caso de que visse a ser reduzida a maioridade penal, ou, pelo contrário, haveria-se de aumentar ainda mais esse tenebroso contingente?

  • B.

    Tudo o que advier das medidas que se impõem no âmbito da educação concorrerá para a inclusão social desses jovens, providência que não mais se pode procrastinar.

  • C.

    Inclue-se, entre as medidas a serem tomadas, a habilitação profissional dos jovens carentes, para que todos nos redimamos do abandono a que os vimos relegando.

  • D.

    Os delitos dos jovens não provêem do nada; enraízam-se no solo fértil da criminalidade, num país em que tantas vezes o delinqüente impune vira astro da mídia.

  • E.

    A menos que se refrêem as ações dos bandidos adultos, os jovens desamparados haverão de encontrar arrimo em quem os alicie para as práticas criminosas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...