Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Flexione os verbos sublinhados e assinale a alternativa correta.
As crianças ver televisão todos os dias.
Eles vir aqui sempre que possível.
Esta caixa conter documentos importantes.
Vêm, vêem, contêm.
Vêem, vêm, contém.
Vem, vêm, contêm.
Vêem, vêm, contêem.
Indique a opção em que o trecho está incorreto gramaticalmente.
As transformações tecnológicas, já que não existe sociedade civilizada sem lei, apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça
Não existe sociedade civilizada sem lei e as transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça.
Não existe sociedade civilizada sem lei, por isso as transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que, no entanto, continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça.
Não existe sociedade civilizada sem lei. As transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes incomodam e atrapalham, mas que, continuarão sendo garantias fundamentais de desenvolvimento com justiça.
As transformações tecnológicas apenas tornam mais complexas as regras que, muitas vezes, incomodam e atrapalham, mas que continuarão sendo uma garantia fundamental de desenvolvimento com justiça. Não existe sociedade civilizada sem lei.
Preencha as lacunas com as formas verbais adequadas, depois assinale a alternativa correta.
I- _______ muitos feridos no acidente do viaduto. (deve haver / devem haver).
II- _______ muitos motivos para a desistência. (devem existir / deve existir).
III- _______ dez anos que me casei. (vai fazer/vão fazer). IV- Percebi que _____ três eixos de pesquisas. (havia /haviam).
Devem haver, deve existir, vão fazer, haviam.
Deve haver, devem existir, vai fazer, havia.
Deve haver, deve existir, vão fazer, haviam.
Devem haver, devem existir, vão fazer, haviam.
Os trechos abaixo compõem um texto. Assinale o fragmento que apresenta incorreção gramatical
Um filme não é apenas um filme, mas também a maneira como ele se comunica com o público. O título do novo documentário de Maria Augusta Ramos vem todo escrito em letras minúsculas: justiça
A primeira informação que recebemos é a de que o filme talvez não se refira ao sistema judiciário, comumente grafado como Justiça, mas a uma acepção mais genérica da palavra.
O filme parece ver a justiça como categoria abstrata, ou então como substantivo que designa não só a justiça criminal, mas também a justiça social. A grafia pode sugerir, ainda, uma crítica ao sistema judiciário.
Como se o título afirmasse: "do jeito que é feita no Brasil, a chamada justiça não merece uma maiúscula." De fato, não é alheia às intenções da realizadora o desejo de que o filme contribua para as discussões em torno da reforma judiciária brasileira
O filme, vencedor do Festival Vision du Réel (Nyon, Suíça, 2004), mostra o horror das cadeias apinhadas de homens, o drama das visitas familiares sem o menor espaço para privacidade, o coro assustador dos simpatizantes do Comando Vermelho.
Assinale a alternativa certa quanto à flexão verbal:
O assessor interveio no negócio, pois algo ruim poderia acontecer.
Quando os alunos verem as avaliações ficarão satisfeitos.
Eu também intervi naquele assunto, assim que me chamaram.
A verdade é que os pais vêm as coisas de modo diferente.
"...por outro lado, a taxa-Selic continuará a ser reduzida a partir do patamar de 16,5% a que chegou no fim do ano passado..." (L.38-40) Substituindo-se o verbo grifado no trecho acima por outro, assinale a alternativa em que NÃO se cometeu erro de regência verbal.
de que se estava no fim do ano passado
a que se aludiu no fim do ano passado
que se falava no fim do ano passado
de que se esperava no fim do ano passado
que se referia no fim do ano passado
O texto se inicia com um discurso em primeira pessoa: "Como me disse..." (L.1). Assinale a alternativa que apresente melhor análise desse procedimento e seu efeito ao longo do texto.
Apesar de se iniciar com um discurso em primeira pessoa, o texto mantém uma análise bem isenta por parte do autor, sem configurar essencialmente um conjunto exclusivo de suas opiniões.
A introdução do discurso em primeira pessoa é suficiente para denotar uma análise personalizada, carregada mais de opiniões que de fatos.
Ao iniciar o texto com um discurso em primeira pessoa, o autor pretendeu articular um único ponto de vista para a análise da condição do mercado interno brasileiro, sem levar em conta a opinião de outros analistas econômicos.
Mesmo iniciando o texto em primeira pessoa, o autor não se nega a mesclar informações colhidas de estatísticas a opiniões estritamente pessoais, que não encontram respaldo em uma análise mais global da conjuntura econômica.
Ao situar seu discurso em primeira pessoa, o autor se deixa comprometer pela visão alheia, reproduzindo unicamente o que lhe chega como dados estatísticos, o que compromete a veracidade da análise que pretende realizar.
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O predicado de A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, oração na voz ativa, classifica-se como verbal, e o sujeito é bandos de pintassilgos tagarelas.
A partir das idéias, da tipologia e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.
O primeiro período, com a forma verbal no pretérito, aconteceu, e a apresentação de circunstâncias de tempo e de lugar, já mostra ao leitor que o texto será, predominantemente, narrativo.
Julgue, nos itens abaixo, a grafia e a adequação das palavras para preencherem as respectivas lacunas do texto I.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...