Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às idéias, palavras e expressões do texto acima, julgue os itens seguintes.
A correção gramatical e a informação original do texto são mantidas se a palavra emitiram (l.1) for substituída pela palavra enviaram.
Em "E há sempre a possibilidade real de crescer no banco e vir a se tornar um sócio" (l. 24-25), existe a presença do verbo vir. Assinale a alternativa em que este verbo se encontra no futuro do pretérito.
O cliente será bem atendido se vier negociar com o banco.
O sucesso viria se ele se esforçasse um pouco mais.
Ao dizer que a extensão do Bolsa Família para as famílias carentes dos grandes centros "incha" as favelas, o leitor da carta 1 emprega o verbo inchar como sinônimo de:
Com base no texto acima e considerando aspectos diversos associados aos temas por ele abordados, julgue os seguintes itens.
No fragmento "Um Brasil 2020 que mereça ser sonhado" (L.25), se em lugar da forma verbal de subjuntivo "mereça" fosse empregada a forma do indicativo, merece, a idéia de Brasil sonhado seria alterada.
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A forma verbal está flexionada de modo INCORRETO na frase:
As narrativas orais, de conteúdo mágico, sempre satisfizeram plenamente a imaginação das crianças, transmitindo-lhes conhecimentos e experiências de vida.
São bem aceitas as histórias que trazem conhecimentos, muitas vezes distantes de nossa realidade, envoltos em uma aura de mistério e fantasia.
Apesar de sua natureza fortemente oral e de sua origem em tempos remotos, as fábulas manteram sua atualidade, despertando interesse geral ainda hoje.
Todos os que lêem histórias e são capazes de ver o mundo através da fantasia, sobrevivem às maiores dificuldades, superando-as.
É necessário que os professores saibam contar histórias às crianças, especialmente as que possibilitem a estas conhecer melhor a si próprias.
Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. Texto 2
Há ERRO na escolha da forma verbal destacada em:Os economistas já propuseram ao Governo os mais
diversos planos de ação.
Ela não trabalhava; apenas se entretinha lendo o futuro
nas mãos dos amigos.
O gerente só deve procurar-nos quando revir seus
conceitos sobre o mercado.
Conheço um indivíduo que nunca se compraz com o
que tem.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 15. Texto 1
No contexto discursivo, o verbo auxiliar empregado em: "O mesmo time pode aparecer com a camisa branca num jogo, listrada no seguinte" (linhas 23-25) revela que o autor entende o que enuncia como:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Os alunos da UA provêm de todas as faixas etárias, profissões e níveis sociais(...)"
O verbo provir, empregado na frase acima, não está bem conjugado na seguinte alternativa:
Apenas poderíamos aceitar alunos que proviessem de faixas sociais mais baixas.
Teremos prazer em aceitar os alunos que provirem de qualquer faixa social.
Eram muitos os alunos que provinham de faixas sociais mais baixas.
Poucos alunos haviam provindo de faixas sociais mais baixas.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Considere as seguintes frases:
I. Amina já foi condenada em duas instâncias quando, finalmente, obtivera a absolvição na corte islâmica de apelações, que reviu seu caso.
II. À medida que a Anistia Internacional e outros órgãos iam exercendo cada vez mais pressão sobre o caso, a corte islâmica sentira-se pressionada.
III. Nem bem foi anunciada a absolvição de Amina e a opinião pública internacional expressou seu regozijo, conforme se pôde observar pelos noticiários da Internet.
A relação entre os tempos verbais mostra-se adequada APENAS em
I e II
II e III
I
II
III
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
O verbo indicado entre parênteses adotará uma forma do plural, ao se flexionar corretamente na seguinte frase:
Agissem os membros do tribunal de acordo com os cânones da escola Maliki, (redundar) tudo na morte de Amina.
É de se perguntar quantos apedrejamentos (haver) de ocorrer, caso se observasse o mesmo rigor da lei em relação ao adultério masculino.
Por mais razões que (poder) haver para se condenar moralmente um adultério, nenhuma delas tem força para torná-lo um crime.
Acreditam os observadores que um conflito de interpretações entre juizes muçulmanos e juizes laicos (ensejar), provavelmente, uma guerra civil.
Aos fanáticos religiosos não (satisfaz) que se solucionem casos como esse de um modo político, concessivo, conciliatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...