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Substituindo o verbo ter por um outro verbo de sentido equivalente, a única substituição INCORRETA é:
A cooperativa tinha três meses para criar a escola = dispunha de;
A coordenadora teve uma função importante = recebeu;
A escola tem muitos alunos = conta com;
Os cooperativistas tiveram momentos de desânimo = passaram por;
Nem todos os dias tem aula na escola = há.
A forma adequada da frase abaixo é:
A OIT informa a todos de que os menores não têm que trabalhar;
A OIT informa todos de que os menores não têem que trabalhar;
A OIT informa a todos que os menores não têm que trabalhar;
A OIT informa todos que os menores não têem que trabalhar;
A OIT informa a todos que os menores não têem que trabalhar.
A forma adequada da frase abaixo é:
Não se faz mais leis antes dos problemas acontecer;
Não se fazem mais leis antes dos problemas acontecerem;
Não se faz mais leis antes de os problemas acontecer;
Não se faz mais leis antes de os problemas acontecerem;
Não se fazem mais leis antes de os problemas acontecerem.
As questões de números 1 a 16 referem-se ao texto que segue.
Os tempos e modos verbais estão corretamente articulados na frase:
Foi um contra-senso interpretativo quando afirmáramos que o princípio da soberania absoluta do povo terá origem em Rousseau.
Seria um contra-senso interpretativo se afirmássemos que o princípio da soberania absoluta do povo teve origem em Rousseau.
Será um contra-senso interpretativo se afirmássemos que o princípio da soberania absoluta do povo haverá de ter origem em Rousseau.
É um contra-senso interpretativo quando afirmávamos que o princípio da soberania absoluta do povo tem tido origem em Rousseau.
É um contra-senso interpretativo quando afirmarmos que o princípio da soberania absoluta do povo tinha origem em Rousseau.
A forma adequada da frase abaixo é:
Os meninos e as meninas brasileiras ainda não reaveram sua condição de cidadãos;
Os meninos e as meninas brasileiros ainda não reouveram sua condição de cidadãos;
Os meninos e as meninas brasileiras ainda não reaveram sua condição de cidadões;
As meninas e os meninos brasileiros ainda não reaveram sua condição de cidadães;
As meninas e os meninos brasileiros ainda não reouveram sua condição de cidadões.
Uma das regras do emprego do gerúndio recomenda que ele seja empregado quando indicar "contemporaneidade entre a ação expressa pelo verbo principal e o gerúndio"; observe as seguintes frases:
A(s) frase(s) em que essa norma foi desrespeitada é(são):
I – III;
I – II;
II – III;
I;
II.
"Se o vento é fresco, então se certificam de que passou por lugar onde existe água." O verbo destacado na frase acima aparece em cada uma das alternativas abaixo. O emprego do verbo não é adequado quanto à regência em:
Certificamos-lhes o grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Certificamos-lhe do grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Certificamo-los do grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Certifiquei-me do grande conhecimento que tem o sertanejo sobre a topografia do sertão.
Considerando os processos coesivos do texto II, as idéias nele apresentadas e a Lei Complementar n.o 47/1995, julgue os itens seguintes.
O uso de "pelo", nas linhas 24 e 29, é exigido para indicar o agente das ações verbais de "seguido" (L.24) e "pugnando" (L.27), respectivamente.
Leia o texto para responder às questões 11 e 12.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.Se a expressão "o brasileiro"(l.5) estivesse no plural, a forma verbal "preocupar"(l.5 e 6), para respeitar as exigências de concordância da norma culta, deveria estar na terceira pes-soa do plural.
A expressão "tal fato"(l.9) refere-se ao fato de o brasileiro se preocupar mais com a segurança do automóvel que com a aposentadoria.
O termo "formou-se"(l.10) indica uso da voz passiva, de forma que, gramaticalmente, o agente responsável pela formação não é explicitado
As expressões no futuro do pretérito "seria corroída"(l.11) e "nenhum ... seria suficiente"(l.12 e 13) são utilizadas para indicar certeza de que os fatos referidos ocorreram.
Para que a forma verbal do verbo "pleitear" (l.20) fique correta, deve ser corrigida para "pleiteam".
Quanto às idéias e estruturas do texto acima e ainda considerando o texto LP, julgue os itens seguintes.
Na forma verbal "conjumina-se" (.3) do texto acima, o "se" é partícula apassivadora.{TITLE}
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