Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 14, caso a expressão "a experiência desastrosa" fosse flexionada no plural, a forma verbal "houve" também teria de ser flexionada no plural, para que não ocorresse transgressão às normas da língua culta.
A CIÊNCIA
I - A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; ela fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui para melhorar a própria sorte. (Renan)
II - A ciência, que devia ter por fim o bem da humanidade, infelizmente concorre na obra de destruição e inventa constantemente novos meios de matar o maior número de homens no tempo mais curto. (Tolstói)
III - Faz-se ciência com fatos, como se faz uma casa com pedras; mas uma acumulação de fatos não é uma ciência, assim como um montão de pedras não é uma casa. (Poincaré)
O emprego do futuro do presente do indicativo no segmento I significa:
"...dois homens mantinham silêncio..."; a forma verbal a seguir que apresenta valor semântico equivalente ao verbo sublinhado no segmento do texto é:
Na forma verbal mantinham, a irregularidade está:
na alteração do radical do infinitivo;
na utilização de desinência fora do modelo regular;
no novo sentido atribuído ao verbo;
na utilização do imperfeito pelo perfeito;
em estar anteposto ao sujeito.
Leia o texto.
Em relação ao texto acima, analise os seguintes itens:
I. Mantém-se o significado e a correção do texto ao substituir a expressão "se ouve apregoar"(L.4) por houve-se dizer.
II. Pelo sentido textual, a vírgula entre "públicos" e "não"(L.3 e 4) admite a substituição pela conjunção embora.
III. "foram submetidos" (L.5) e "Descobriu-se"(L.6) representam duas maneiras diferentes de expressar a voz passiva.
IV. Uma maneira de evitar a repetição do "que"(L.6,7 e 8) e tornar o texto mais correto e formal, mantendo as relações de significação, é reescrevendo: Descobriu-se que os 16 bilhões de reais colocados pelo governo nos bancos em dificuldades...
Estão corretos somente os itens
Assinale a opção em que o termo sublinhado apresenta incorreção gramatical.
No México e no Chile, persistem expectativas de que a distensão(1) característica de suas políticas monetárias contribuam(2) para a sustentação do nível de atividade. Na Argentina, a operação de troca da dívida exerceu efeitos favoráveis sobre a percepção dos investidores, mas ainda persistem(3) as incertezas em relação à capacidade de retomada do crescimento econômico, para o qual(4) não contribuirá o perfil retrativo(5) da política fiscal.(Trecho adaptado do Relatório de Inflação – Banco Central do Brasil, junho de 2001- volume 3, n
o 2, p. 91)Leia o Texto.
Em relação ao texto acima, assinale a opção incorreta.
A articulação entre os dois primeiros períodos do texto (L.4) pode ser expressa pela idéia de já que.
A forma verbal "transferindo"(L.6) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção do período, por e transfere, eliminando-se a vírgula após "pagamento"(L.5 e 6).
Na linha 8, "que" equivale a as quais.
De acordo com o sentido do texto, a forma verbal "ganham" (L.12) refere-se a "câmaras" (L.9).
A coerência e a coesão do texto estariam prejudicadas se a expressão: "Todas essas transformações acarretam..."(L.20) estivesse no singular.
Leia o texto.
Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
Depreende-se do texto que globalização e evolução tecnológica constituem duas importantes conseqüências do crescimento das atividades financeiras dos bancos centrais.
A expressão "têm desempenhado"(L.2) pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período, por vem desempenhando.
Infere-se do texto que os bancos centrais têm contado com um declínio em sua importância econômico-social, paralelamente ao seu incremento tecnológico.
A articulação entre as idéias dos dois parágrafos pode se realizar inserindo-se no início do segundo parágrafo a expressão: Em consonância com esta evidência e por...
As formas verbais do último período sintático do texto, "Estamos" (L.14) e "podemos" (L.15), estão sendo utilizadas como reforço estilístico para inserir todos os países que têm bancos centrais no esforço da globalização.
Analise os itens a respeito do emprego das formas verbais no texto.
I. Mantém-se a correção gramatical e a idéia de voz passiva ao se substituir a expressão verbal "será promovida" (L.1 e 2) por promover-se-á.
II. O emprego do modo verbal de "adaptem" (L.3) é exigência da estrutura sintática iniciada por "para que"(L.3).
III. O emprego de "prevêem"(L.4 e 5) segue as regras de conjugação de outros verbos do mesmo paradigma, como prevenir e vir.
IV. O emprego do tempo presente em "entra em vigor"(L.6 e 7) desrespeita as regras da conjugação verbal e da coerência textual porque o texto pede que aí se empregue o futuro entrará.
Estão corretos apenas os itens
"...têm as mesmas oportunidades,..."; a forma verbal correta do verbo TER (ou de um verbo composto de TER) é:
As pessoas se entretém em sociedade;
A liberdade não se mantem para sempre;
Todos se manteram de forma disciplinada;
Ele não se conteve de tão contente;
Ela se mantia afastada de todos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...