Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto abaixo para responder as questões de 01 a 05.
O verbo intervir está empregado corretamente no tempo e modo em:
Ele não interviu pela namorada naquela discussão.
Joana era a única que não havia intervido ainda.
Eu intervi na briga porque não queria que ele se machucasse.
Ela só intervinha na conversa quando era necessário.
Se o consumidor intervisse ontem na compra, ainda ganharia o desconto.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Em − Bata continência de novo! − o verbo em destaque está no imperativo.
Assinale a alternativa em que o verbo empregado também está no imperativo.Leia a tirinha abaixo para responder as questões 06 e 07.
É claramente perceptível na tirinha a tipologia textual empregada pelo autor, ao conceber as falas das personagens. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Descritivo; e a forma nominal do verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um argumento, aponta para um texto Descritivo, no segundo quadrinho.
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Instrucional; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um argumento, aponta para um texto Argumentativo, no segundo quadrinho.
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Instrucional; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um diálogo, aponta para um texto Narrativo, no segundo quadrinho.
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Expositivo; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um diálogo, aponta para um texto Narrativo no segundo quadrinho.
A forma nominal dos verbos que imprime o sentido de orientação, muito comum em contos infantis, caracteriza o texto do primeiro quadrinho como Narrativo; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um diálogo, aponta para um texto Narrativo, no segundo quadrinho.
Com referência ao texto acima, julgue os itens subsequentes.
O emprego das formas verbais no subjuntivo fôssemos (l.20) e tomasse (l.21) deve-se à presença do elemento gramatical Se (l. 19).
O texto a seguir servirá de base para responde às questões 02 a 05.
Uma das funções da maioria dos verbos presentes no texto é mostrar que os acontecimentos relacionados às traquinagens da criança envolvendo o chapéu de Leonardo ocorriam frequentemente. Tais verbos:
Estão na 3ª pessoa do pretérito maisqueperfeito do Indicativo.
Estão na 3ª pessoa do pretérito perfeito do Indicativo.
Estão na 1ª pessoa do pretérito imperfeito do Indicatiivo.
Estão na 3ª pessoa do pretérito imperfeito do Indicativo.
Na 3ª pessoa do pretérito imperfeito do Subjuntivo.
Julgue os itens a seguir, a respeito da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Do ponto de vista argumentativo, o uso reiterado do verbo auxiliar dever, como em deve preparar (l.2) e deverá ter (l.4), indica grande probabilidade de os objetivos associados a essas formas verbais se tornarem realidade.
Acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
A obrigatoriedade do emprego da forma verbal estejam (l.3), no modo subjuntivo, decorre da relação sintática entre essa forma verbal e o trecho como os abismos sociais afetam a realidade das pessoas (l.2-3).
Julgue os itens que se seguem, referentes à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.
Na linha 11, o uso do futuro do pretérito em viria sugere a intenção do autor em manter distanciamento em relação à ideia da necessidade de autoconhecimento dos indivíduos.
Com relação às estruturas semânticas e linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
No primeiro período, que resume a ideia principal do texto, o emprego, na oração principal, da forma verbal tem (l.2), no singular, é exigido pelo sujeito dessa oração.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2011
Assinale a alternativa em que o verbo em destaque foi empregado de acordo com as normas gramaticais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...