Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O acento indicativo de crase está empregado de acordo com a norma-padrão em:

  • A. Chego na sua casa daqui à poucos minutos.
  • B. Fico à esperar uma visita sua aqui em Lisboa.
  • C. Desejo à seu grupo uma boa viagem pela Europa.
  • D. Do fado à canção regional, são expressivas as músicas lusitanas.
  • E. Estimo à todos os viajantes que tenham boas lembranças de seu turismo.

No Texto I, no trecho “É a hora de abrir-se profundamente para uma pessoa que não está ali para condenar ou absolver, e sim para estimular que você escute atentamente a si mesmo e assim consiga exorcizar seus fantasmas e viver de forma mais desestressada.” (l. 13-17), as conjunções destacadas introduzem, respectivamente, orações com o valor semântico de

  • A. conclusão e alternância
  • B. concessão e condição
  • C. oposição e adição
  • D. explicação e conclusão
  • E. causa e restrição

Avaliando-se o memorando apresentado, constata-se que, de acordo com o Manual de redação da Presidência da República, a informação obrigatória que NÃO figura em seu cabeçalho é a seguinte:

  • A. os endereços dos chefes de departamento a quem o remetente se dirige.
  • B. a referência à correspondência anterior falando sobre o assunto relacionado.
  • C. o local e a data colocados no campo direito do documento.
  • D. o campo que especifica a presidência da instituição.
  • E. o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.

Dada a relação existente entre o emissor e os destinatários, segundo o Manual de redação da Presidência da República, o fecho adequado deveria ser

  • A. Atenciosamente
  • B. Respeitosamente
  • C. Sem mais
  • D. À espera de resposta
  • E. Com toda a minha consideração

Na linha 8 do Texto I, a palavra Mas marca uma distinção entre a(o)

  • A. postura humana de recusa e aceitação do outro
  • B. dúvida e a certeza a respeito da identidade humana
  • C. ponto de vista crítico da autora e o dos terapeutas
  • D. perfil das pessoas no espaço coletivo e no individual
  • E. descaso e a preocupação do indivíduo com seu eu

A tipologia textual descritiva se evidencia no Texto II, dentre outros recursos, por meio do uso de

  • A. verbos de ação
  • B. advérbios de lugar
  • C. narrador-personagem
  • D. interjeições
  • E. formas adjetivas

Considere o emprego do verbo em destaque, na frase abaixo.

“O cidadão (note o leitor, o cidadão) tem direito à liberdade de opinião e de expressão.” (l. 35-36)

No texto, esse verbo tem o papel de

  • A. sugerir polêmica
  • B. indicar objetividade
  • C. marcar interlocução
  • D. garantir veracidade
  • E. expressar informalidade

No quarto parágrafo, o emprego da primeira pessoa do singular ressalta o seguinte aspecto:

  • A. reivindica estatuto de obra literária.
  • B. reforça autoridade do autor para tratar do tema.
  • C. atribui caráter meramente histórico à enunciação.
  • D. confere um tom confessional reiterado no texto.
  • E. destaca isolamento do autor em relação à posição majoritária.

No trecho do Texto I: “Catita matou o cachorrão.” (l. 16), a forma verbal em negrito está na 3a pessoa do singular.

Mantendo-se o mesmo tempo verbal, como ficará a frase se a palavra Catita for substituída por Todos?

  • A. Todos matariam o cachorrão.
  • B. Todos matam o cachorrão.
  • C. Todos matavam o cachorrão.
  • D. Todos mataram o cachorrão.
  • E. Todos matarão o cachorrão.

Considerando o contexto, é possível reescrever o período “Confesso que escrevo de palpite, como outras pessoas tocam piano de ouvido” (ℓ. 15-16), mantendo-se o sentido original, da seguinte forma:

  • A. Confesso que escrevo intuitivamente, como outras pessoas tocam piano de ouvido.
  • B. Confesso que escrevo ignorantemente, como outras pessoas tocam piano de ouvido.
  • C. Confesso que escrevo vagarosamente, como outras pessoas tocam piano de ouvido.
  • D. Confesso que escrevo vertiginosamente, como outras pessoas tocam piano de ouvido.
  • E. Confesso que escrevo descomprometidamente, como outras pessoas tocam piano de ouvido.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...