Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Substituindo-se o complemento verbal destacado pelo pronome oblíquo correspondente, observa-se um caso de próclise obrigatória em:

  • A. “aquelas que acolheram os princípios do Estado Democrático de Direito” (l. 8-9)
  • B. “Em 2008, escrevi um artigo para celebrar os 60 anos da declaração” (l. 24-25)
  • C. “fabricam os espaços da literatura, do econômico, do político” (l. 54-55)
  • D. “A vigilância deve adquirir aquela solidez própria da turba enfurecida” (l. 73-74)
  • E. "Mas as transformações econômicas das sociedades modernas suscitaram o bloqueio” (l. 84-85)

 

A frase em que a palavra em negrito está acentuada de acordo com a norma-padrão é:

  • A. Riquelme brincava com um bambú no quintal.
  • B. iquelme era um garôto tímido.
  • C. Havia um pé de caquí no quintal.
  • D. Ninguém conseguia acreditar no que via.
  • E. Aconteceu um verdadeiro milágre.

A palavra que apresenta o sentido contrário à palavra bem, no trecho “O mundo cão jamais será o mesmo. Para o bem” (l. 1-2), é

  • A. mal
  • B. mau
  • C. prêmio
  • D. heroísmo
  • E. desespero

A expansão do significado mais concreto das palavras é recurso largamente utilizado. Observa-se expansão de significado mais concreto para outro, mais abstrato, em:

  • A. “a não ser que já escreva mecanicamente, apenas repetindo frases e fórmulas” (l. 13-15)
  • B. “funciona para alimentar nossas decisões cotidianas, mas não funciona se for expresso, em voz alta ou por escrito” (l. 16-18)
  • C. “professor é aquele que de repente aprende” (l. 25)
  • D. “Pela mesmíssima razão, todo aluno não quer que ninguém leia sua redação enquanto a escreve” (l. 55-57)
  • E. “Quem escreve sente de repente todas as suas hesitações, lacunas e omissões” (l. 61-63)

Em “este estímulo é deveras desestimulante.” (l. 4), a palavra em destaque expressa ideia de

  • A. tempo
  • B. dúvida
  • C. negação
  • D. condição
  • E. intensidade

A expressão destacada está adequadamente substituída pelo pronome, de acordo com a norma-padrão, em:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O acento diferencial é aquele utilizado para distinguir certas palavras homógrafas, ou seja, que têm a mesma grafia. Ocorre esse tipo de acento em:

  • A. é
  • B. está
  • C. fórmula
  • D. pôr
  • E. análise

O uso do sinal de dois-pontos tem o objetivo de introduzir uma citação em:

  • A. “há quem diga que escrever é fácil: basta pôr no papel o que está na cabeça.” (l. 1-3)
  • B. “Via de regra, nosso pensamento é caótico: funciona para alimentar nossas decisões cotidianas,” (l. 16-17)
  • C. “Não à toa o jagunço Riobaldo, personagem do escritor Guimarães Rosa, dizia: professor é aquele que de repente aprende.” (l. 23-25)
  • D. “Todo professor conhece este segredo: você entende melhor o seu assunto depois de dar sua aula sobre ele, e não antes.” (l. 26-28)
  • E. “Mesmo ao escrever um diário secreto, faço-o imaginando um leitor futuro: ou eu mesmo daqui a alguns anos,” (l. 42-44)

Em “a não ser que já escreva mecanicamente” (l. 13-14), a forma verbal destacada expressa um fato provável, situado no tempo presente. A forma verbal que expressa um fato provável situado no tempo passado é

  • A. escrevia
  • B. escreveu
  • C. escrevera
  • D. escreveria
  • E. escrevesse

A omissão do termo com o qual o verbo concorda por já ter sido expresso anteriormente é recurso linguístico importante para evitar a repetição desnecessária. O verbo destacado concorda com sujeito expresso em outra oração no seguinte trecho:

  • A. “ boas explicações para o desestímulo” (l. 5)
  • B. “quem escreve profissionalmente nunca acha que escrever é fácil” (l. 11-12)
  • C. “precisamos expressá-lo para outra pessoa” (l. 20-21)
  • D. “aumento exponencialmente a minha compreensão a respeito” (l. 30-31)
  • E. “quando encontra uma nova turma, não importa há quantos anos exerça o magistério” (l. 50-51)
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