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Na abordagem da concordância verbal, as gramáticas apresentam casos em que o verbo fica invariável, por ser considerado impessoal.
O exemplo do Texto I em que o verbo grifado encontra-se no singular por ser impessoal é:Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais. (l. 13-15)
Eu os buscarei, é óbvio. (l. 18-19)
Há alguns anos... (l. 20)
Vejo motoristas de táxi... (l. 39)
A maioria dos chefes sente-se no direito... (l. 47)
Em um texto, as frases relacionam-se umas com as outras, estabelecendo entre si relações que contribuem para a construção do sentido do texto. Essas relações podem não ser explicitadas por meio do uso de um conectivo, como é o caso das duas frases do fragmento abaixo.
Fui logo dizendo que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. (l. 2-4)
A relação construída entre essas duas frases pode ser expressa, sem alteração de sentido, pelo seguinte conectivo:
onde
como
contudo
portanto
conforme
Os conectivos são responsáveis por relacionar termos e orações, criando entre eles relações de sentido, conforme se observa no trecho abaixo.
"É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado" (l. 21-23)
Os sentidos expressos por se e ou são, respectivamente,
tempo e lugar
causa e adição
concessão e modo
proporção e oposição
condição e alternância
Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo está conjugada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?
Se essas crianças podessem, certamente não estariam nas ruas.
O que a sociedade deseja é que cada criança esteje em sua família.
É preciso que não meçamos esforços para tirar as crianças das ruas.
Se eu ver uma criança maltrapilha chorando na rua, não mais a ignorarei.
Seria importante que o Congresso proposse uma lei de proteção aos menores de rua.
A palavra atendimento (l. 6) é o substantivo ligado à ação do verbo atender.
Qual verbo tem o substantivo ligado à sua ação com a mesma terminação (-mento)?No trecho do Texto II Portanto, a atividade solar pode se reduzir, mas não vai refrescar a vida de ninguém. (l. 18-20), a palavra destacada pode ser substituída, mantendo a noção de oposição, por
pois
porém
porque
quando
se
Algumas palavras são acentuadas com o objetivo exclusivo de distingui-las de outras.
Uma palavra acentuada com esse objetivo é a seguinte:
pôr
ilhéu
sábio
também
lâmpada
No segundo parágrafo do texto, a autora propõe uma relação de causa e efeito para justificar seu ponto de vista sobre o tema abordado a partir do emprego do conectivo porque, cuja grafia é orientada por seu valor gramatical.
Está também grafado corretamente o que se destaca em:Sei porquê você chorou ontem.
Não sei o por quê de tanta pressa.
Ele está triste porquê foi transferido.
Não sei o motivo por que ele não veio.
Quero saber porque você não foi à festa.
Observa-se o uso adequado do acento grave no trecho estamos nos referindo à não ativação de elementos (l. 18-19). Verifica-se um DESRESPEITO à norma-padrão quanto ao emprego desse acento em:
O professor se reportou àquele texto de Machado de Assis.
Sonhamos em viajar à terra de Gonçalves Dias.
Ele sempre fazia alusão à palavras de seu poeta favorito.
Os alunos compreenderam o poema à custa de muito empenho.
Prefiro as poesias de Drummond às de Olavo Bilac.
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