Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Na abordagem da concordância verbal, as gramáticas apresentam casos em que o verbo fica invariável, por ser considerado “impessoal”.

O exemplo do Texto I em que o verbo grifado encontra-se no singular por ser impessoal é:

  • A.

    “Será árduo garimpar os números da família, amigos, contatos profissionais.” (l. 13-15)

  • B.

    “Eu os buscarei, é óbvio.” (l. 18-19)

  • C.

    “Há alguns anos...” (l. 20)

  • D.

    “Vejo motoristas de táxi...” (l. 39)

  • E.

    “A maioria dos chefes sente-se no direito...” (l. 47)

Em um texto, as frases relacionam-se umas com as outras, estabelecendo entre si relações que contribuem para a construção do sentido do texto. Essas relações podem não ser explicitadas por meio do uso de um conectivo, como é o caso das duas frases do fragmento abaixo.

“Fui logo dizendo que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava.” (l. 2-4)

A relação construída entre essas duas frases pode ser expressa, sem alteração de sentido, pelo seguinte conectivo:

  • A.

    onde

  • B.

    como

  • C.

    contudo

  • D.

    portanto

  • E.

    conforme

Os conectivos são responsáveis por relacionar termos e orações, criando entre eles relações de sentido, conforme se observa no trecho abaixo.

"É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado"” (l. 21-23)

Os sentidos expressos por se e ou são, respectivamente,

  • A.

    tempo e lugar

  • B.

    causa e adição

  • C.

    concessão e modo

  • D.

    proporção e oposição

  • E.

    condição e alternância

Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relação a sua conjugação, uma vez que não seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo está conjugada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa?

  • A.

    Se essas crianças podessem, certamente não estariam nas ruas.

  • B.

    O que a sociedade deseja é que cada criança esteje em sua família.

  • C.

    É preciso que não meçamos esforços para tirar as crianças das ruas.

  • D.

    Se eu ver uma criança maltrapilha chorando na rua, não mais a ignorarei.

  • E.

    Seria importante que o Congresso proposse uma lei de proteção aos menores de rua.

A palavra atendimento (l. 6) é o substantivo ligado à ação do verbo atender.

Qual verbo tem o substantivo ligado à sua ação com a mesma terminação (-mento)?

  • A. Crescer
  • B. Escrever
  • C. Ferver
  • D. Pretender
  • E. Querer

No trecho do Texto II “Portanto, a atividade solar pode se reduzir, mas não vai refrescar a vida de ninguém.” (l. 18-20), a palavra destacada pode ser substituída, mantendo a noção de oposição, por

  • A.

    pois

  • B.

    porém

  • C.

    porque

  • D.

    quando

  • E.

    se

Algumas palavras são acentuadas com o objetivo exclusivo de distingui-las de outras.

Uma palavra acentuada com esse objetivo é a seguinte:

  • A.

    pôr

  • B.

    ilhéu

  • C.

    sábio

  • D.

    também

  • E.

    lâmpada

No segundo parágrafo do texto, a autora propõe uma relação de causa e efeito para justificar seu ponto de vista sobre o tema abordado a partir do emprego do conectivo porque, cuja grafia é orientada por seu valor gramatical.

Está também grafado corretamente o que se destaca em:

  • A.

    Sei porquê você chorou ontem.

  • B.

    Não sei o por quê de tanta pressa.

  • C.

    Ele está triste porquê foi transferido.

  • D.

    Não sei o motivo por que ele não veio.

  • E.

    Quero saber porque você não foi à festa.

Segundo diria o Professor Carlos Góis, mencionado no Texto II, a frase cuja regência do verbo respeita a norma-padrão é:

  • A. Esquecemo-nos daquelas regras gramaticais.
  • B. Os professores avisaram aos alunos da prova.
  • C. Deve-se obedecer o português padrão.
  • D. Assistimos uma aula brilhante.
  • E. Todos aspiram o término do curso.

Observa-se o uso adequado do acento grave no trecho “estamos nos referindo à não ativação de elementos” (l. 18-19). Verifica-se um DESRESPEITO à norma-padrão quanto ao emprego desse acento em:

  • A.

    O professor se reportou àquele texto de Machado de Assis.

  • B.

    Sonhamos em viajar à terra de Gonçalves Dias.

  • C.

    Ele sempre fazia alusão à palavras de seu poeta favorito.

  • D.

    Os alunos compreenderam o poema à custa de muito empenho.

  • E.

    Prefiro as poesias de Drummond às de Olavo Bilac.

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