Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As crases grafadas no início de cada uma das seguintes frases do texto se justificam pela exigência do verbo acostumar: “Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios.” (l. 40-41)

Uma quarta frase que poderia estar nessa sequência, grafada de acordo com a norma-padrão, seria a seguinte:

  • A.

    À ver injustiças.

  • B.

    À vida sem prazer.

  • C.

    À alguma forma de tristeza.

  • D.

    À todas as mazelas do mundo.

  • E.

    À essa correria em busca do sucesso.

No trecho “mas não chegam a ele as orientações” (l. 32), observa-se o respeito à norma-padrão no que se refere à regência verbal. Em qual das frases abaixo também se verifica tal respeito?

  • A.

    Informei os alunos da ausência do professor.

  • B.

    Visamos, sempre, o sucesso de nossos alunos.

  • C.

    O texto não obedecia as regras gramaticais.

  • D.

    Sempre vamos naquela biblioteca.

  • E.

    Ontem, assistimos uma aula longa.

No Texto I, a frase “os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse” (l. 11-12) apresenta voz passiva pronominal no trecho em destaque.

A seguinte frase apresenta idêntico fenômeno:

  • A. Necessita-se de muito estudo para a realização das provas.
  • B. É-se bastante exigente com Língua portuguesa nesta escola.
  • C. Vive-se sempre em busca de melhores oportunidades.
  • D. Acredita-se na possibilidade de superação do aluno.
  • E. Criou-se um método de estudo diferente no curso.

  • A. Os grevistas sabiam o por quê da greve, mas não entendiam porque havia tanta repressão.
  • B. Os grevistas sabiam o porque da greve, mas não entendiam porquê havia tanta repressão.
  • C. Os grevistas sabiam o porquê da greve, mas não entendiam por que havia tanta repressão.
  • D. Os grevistas sabiam o por que da greve, mas não entendiam porque havia tanta repressão.
  • E. Os grevistas sabiam o porquê da greve, mas não entendiam porquê havia tanta repressão.

O seguinte verbo em destaque NÃO está conjugado de acordo com a norma-padrão:

  • A. Se essa tarefa não couber a ele, pedimos a outro.
  • B. Baniram os exercícios que não ajudavam a escrever bem.
  • C. Assim que dispormos do gabarito, saberemos o resultado.
  • D. Cremos em nossa capacidade para a realização da prova.
  • E. Todos líamos muito durante a época de escola.

O trecho “Mas não. Não serve qualquer uma.” (l. 44) pode ter sua pontuação alterada, sem modificar-lhe o sentido original, em:

  • A.

    Mas não: não serve qualquer uma.

  • B.

    Mas, não; não, serve qualquer uma.

  • C.

    Mas não; não serve, qualquer uma.

  • D.

    Mas: não, não. Serve qualquer uma.

  • E.

    Mas não – não; serve qualquer uma.

Na expressão destacada no trecho “os alimentos processados industrialmente tornaram os surtos de fome ‘nacionais’ mais raros” (l. 50-51), a concordância nominal está de acordo com a norma-padrão.

Nas frases a seguir, a concordância da palavra destacada está de acordo com a norma-padrão, EXCETO em:

  • A.

    A demanda econômica está gerando montanhas de lixo cada vez maiores nas grandes cidades.

  • B.

    A ampliação das pesquisas médicas realizadas nas últimas décadas reduziu a mortalidade infantil.

  • C.

    As pesquisas de todo o mundo preveem situações de aglomeração calamitosas nos grandes centros.

  • D.

    O controle dos nascimentos prematuros efetuados pelo governo é imprescindível para as políticas de saúde pública.

  • E.

    O acesso a empregos formais conquistado pela população contribui para melhor qualidade de vida.

No trecho do Texto I “Se o torno for usado para um fim diferente do descrito acima” (l. 25-26), a palavra destacada introduz a ideia de

  • A.

    comparação

  • B.

    conclusão

  • C.

    condição

  • D.

    explicação

  • E.

    oposição

No trecho “Os romanos criaram o verbo sors, do qual deriva a ‘sorte’ de todos nós que falamos português” (l. 19-20), sorte designa

  • A. uma ideia
  • B. uma palavra
  • C. um conceito
  • D. o contrário de azar
  • E. o adjetivo do verbo sortear

No Texto II, em "“Disse adeus à namorada"” (l. 7), observa-se o emprego do sinal indicativo de crase.

Na seguinte frase, o acento também deveria ser empregado na palavra destacada:

  • A.

    As situações em que vi o Beto foram memoráveis.

  • B.

    Ele não deveria ter dito aquelas palavras a ela.

  • C.

    O jogador sempre ia para o treino a pé.

  • D.

    O Beto voltou a cidade para tentar ganhar a vida.

  • E.

    Ele dedicou o título a um amigo.

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