Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia as frases abaixo

A Inglaterra aprovou uma lei pela qual o país terá de cortar em 80% ____ suas emissões de carbono. O fato de as cifras virem ____ tona antes da conferência é outro sinal alentador. Esse cipoal de números torna complexa _____ discussão em Copenhague, mas não a inviabiliza. O Presidente Barack Obama anunciou que vai _____ Copenhague e que se compromete com um corte de 17% até 2020.

As palavras que, na sequência, preenchem as lacunas acima corretamente são

  • A.

    as – à – a – a.

  • B.

    às – à – a – a.

  • C.

    às – a – à – à.

  • D.

    as – a – a – à.

  • E.

    as – a – a – a.

Em “Por outra via, deve-se lembrar...” (l. 40), a expressão destacada, semanticamente, introduz um argumento que, em relação ao anterior, configura-se como um(a)

  • A. acréscimo.
  • B. restrição.
  • C. conclusão.
  • D. contraste.
  • E. consequência.

Considere o texto a seguir para responder às questões de nos 7 a 9.

"Nenhum bicho venenoso pode alegar que a luta pela vida o fez assim. Que ele foi ficando venenoso com o tempo, que só descobriu que sua picada era tóxica por acidente, que nunca pensou etc." (l. 14-17)

No trecho acima, o cronista faz uso do termo "que", repetidamente.

A passagem na qual o termo "que" apresenta a mesma classificação gramatical daquela desempenhada no trecho destacado é

  • A. "as características que garantem a sua sobrevivência". (l. 3-4)
  • B. "a arma ou o disfarce que o salva dos seus predadores". (l. 6-7)
  • C.

    "E o que vale para serpentes vale para o ser humano". (l. 19-20)

  • D.

    "o fato é que não dá para evitar a constatação". (l. 22-23)

  • E.

    "A pura maldade inerente a tanto que se vê". (l. 41-42)

A oração que difere das demais, quanto à classificação, é

  • A. “...que cada fracasso ensina ao homem algo...” (l. 20).
  • B. “que o fracasso fortifica os fortes.” (l. 24).
  • C. “...que um empreendedor quebra em média 2,8 vezes antes de ter sucesso empresarial.” (l. 25-27).
  • D. “...que o fracasso é o primeiro passo no caminho do sucesso...” (l. 28-29).
  • E. “...que a liberdade de fracassar é vital...” (l. 46).

O vocábulo destacado, quanto ao seu significado, está empregado, adequadamente, na seguinte frase:

  • A. Ações mal-sucedidas prenunciam um fracasso eminente.
  • B. Para acender profissionalmente, é preciso perseverança.
  • C. O profissional de sucesso descrimina as etapas de suas ações.
  • D. A expectativa do triunfo motiva o empreendedor.
  • E. É preciso saber deferir o amor do ódio.

No sétimo parágrafo, em relação aos empreendedores e aos sucessos obtidos por esses, o fracasso atua, semanticamente, como um(a)

  • A. alerta.
  • B. bloqueio.
  • C. estímulo.
  • D. moderador.
  • E. advertência

Em “...devemos aprender a distinguir o que é um contratempo, um revés e uma tragédia.” (l. 13-14), os elementos destacados estabelecem, entre si, respectivamente, uma relação semântica que se caracteriza pela

  • A. contradição
  • B. gradação.
  • C. alternância.
  • D. equivalência.
  • E. simultaneidade.

A passagem que, semanticamente, se contrapõe ao sentido de “fazer as coisas comuns incomumente bem” (segunda epígrafe) é

  • A. “...sabedoria para aprender com ele.” (l. 2-3)
  • B. “Na discussão fortuita dos namorados...” (l. 5-6)
  • C. “na falta de fé...” (l. 6)
  • D. “...na guerra santa,” (l. 7)
  • E. “...um negócio malfeito...” (l. 8)

Assinale a opção em que, na linha argumentativa do texto, NÃO há correspondência entre a ideia introduzida pelo conector destacado e o valor a ela atribuído.

  • A. “mas podem ser corrigidos.” (l. 16) – [oposição]
  • B. “Quando você passar por uma tragédia,” (l. 17) – [tempo]
  • C. “Para salvar seu crédito,” (l. 43-44) – [finalidade]
  • D. “...se você quer ser bem sucedido.” (l. 46-47) – [condição]
  • E. “O sucesso, pois, decorre da perseverança...” (l. 59) – [explicação]

O sinal indicativo da crase deve ser aplicado em qual das sentenças abaixo?

  • A.

    Ele é um cavalheiro a moda antiga.

  • B.

    Estarei na ilha a partir de amanhã.

  • C.

    O sabiá é admirado devido a seu belo canto.

  • D.

    Daqui a uma hora se iniciará o recital.

  • E.

    O pomar fica próximo a uma horta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...