Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O pronome “seu(s)”se refere a “computador(es)” nas seguintes expressões, EXCETO em

  • A.

    “Desde seu surgimento,” (l. 3)

  • B.

    “...e seus periféricos...” (l. 13-14)

  • C.

    “...ao menos dez vezes seu peso...” (l. 19)

  • D.

    “...duas vezes seu peso...” (l. 23)

  • E.

    “...que seu uso causa,” (l. 44)

“O segundo paradigma afirma que a causa da violência reside na estrutura social e no modelo econômico. Conseqüentemente, se a exclusão e as injustiças ...” (l. 25-28)

O termo em destaque tem a função de

  • A. enfatizar o seqüenciamento de fatos antagônicos.
  • B. estabelecer relação de sentido entre enunciados.
  • C. ligar expressões sintaticamente dependentes na mesma oração.
  • D. unir termos semanticamente idênticos.
  • E. relacionar sintaticamente duas orações.

Em "Essa situação reclama atenção, respeito, consideração..." (l. 38-39), o verbo destacado NÃO pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

  • A.

    requer.

  • B.

    reivindica.

  • C.

    pleiteia.

  • D.

    demanda.

  • E.

    questiona.

De acordo com as regras de pontuação, assinale o enunciado que está pontuado corretamente.

  • A. Os níveis de violência, nos grandes centros urbanos suscitam reações.
  • B. O combate à violência é necessário pois, cada vez há mais vítimas desse fenômeno.
  • C. É possível mobilizar, pois, diferentes setores no combate à violência.
  • D. É possível por conseguinte, mobilizar diferentes setores no combate à violência.
  • E. Há, a presença da violência em todas as classes sociais e faixas etárias.

Analise as expressões destacadas.

• “ ... agrupar, grosso modo,” (l. 10)

• “... na repressão preconiza,” (l. 14)

• “Uma compreensão distorcida ...” (l. 37)

• “Também enfatizam a necessidade...” (l. 56)

A série que corresponde, respectivamente, ao significado dessas expressões em negrito é:

  • A. aproximadamente – recomenda – desvirtuada – ressaltam.
  • B. erradamente – proíbe – maldosa – corrigem.
  • C. cuidadosamente – aconselha – radicalizada – ignoram.
  • D. imprecisamente – prevê – desviada – impõem.
  • E. grosseiramente – desfaz – descuidada – negam.

O substantivo abstrato cujo sentido NÃO caracteriza a atitude do profissional num momento crucial de decisão é

  • A.

    flexibilidade.

  • B.

    transigência.

  • C.

    determinação.

  • D.

    arrojo.

  • E.

    retroação.

Dentre as expressões destacadas abaixo, qual a que NÃO deve usar o sinal indicativo de crase?

  • A.

    As 10 horas, o rei saía para seu passeio diário.

  • B.

    O Brasil cumpre o seu destino, a medida que o tempo vai passando.

  • C.

    Os frangos eram feitos a moda da casa imperial.

  • D.

    A dedicação a população fez de D. João um rei querido.

  • E.

    D. João VI declarou seus diplomatas a intenção de partir.

Indique a opção em que o sinal indicativo de crase está corretamente usado.

  • A.

    Essa proposta convém à todos.

  • B.

    O governo aumentou à quantidade de subsídios.

  • C.

    A empresa considerou a oferta inferior à outra.

  • D.

    Ele está propenso à deixar o cargo.

  • E.

    Não vou aderir à modismos passageiros.

Os períodos abaixo contêm duas idéias contrastantes, SALVO

  • A.

    “...o Brasil deixou de ser um colônia fechada e atrasada para se tornar uma país independente.” (l. 5-7)

  • B.

    “... o balanço que a maioria dos estudiosos faz de D. João VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei.” (l. 7-9)

  • C.

    “Não só pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas também, e sobretudo, por lhe dar [...] as estruturas de uma nação propriamente dita.” (l. 16-19)

  • D.

    “Apesar da relutância em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o país simplesmente não existiria na sua forma atual.” (l. 23-25)

  • E.

    “...a Independência e a República teriam vindo mais cedo, mas a antiga colônia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos países autônomos,” (l. 25-28)

Qual dos trechos abaixo faz o resumo dos tópicos apresentados pelo autor em forma de estrutura itemizada, mantendo as informações dadas, sem alteração de ordem e de sentido?

  • A.

    Se o Brasil fosse dividido e tivesse seu território fragmentado em pequenos países, a Amazônia seria para as crianças gaúchas um paraíso ecológico muito distante e pertencente a um outro país. Assim, com a acentuação das diferenças regionais surgiriam questões de mobilidade populacional e nasceriam discussões sobre passaporte e necessidade ou não de emissão de visto. Logo, o Brasil perderia poder.

  • B.

    Com o Brasil dividido, a hegemonia político-econômica do continente passaria à Argentina. O Rio Grande do Sul e suas crianças olhariam a Amazônia como paraíso ecológico distante. Dados esses fatos, regiões mais ricas, como as do sul e do sudeste, discutiriam não só aspectos de imigração como também burocráticos, como, por exemplo, emissão de passaporte. Já os mais pobres teriam dificuldade de locomoção.

  • C.

    Sem a manutenção da integridade territorial, o Brasil perderia sua unidade por causa da fragmentação dos estados em pequenos países e haveria a perda de controle do continente sul-americano. Questões migratórias nasceriam e os gaúchos concluiriam que a Amazônia, com sua paradisíaca reserva ecológica, é território de longínquo país que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru.

  • D.

    A divisão do Brasil provocaria questões internas como, por exemplo, a de educação. Neste caso, as aulas de geografia seriam diferentes para gaúchos e nordestinos. Os primeiro aprenderiam que a Amazônia é região que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru. Além do mais, os segundos teriam dificuldades em se locomoverem para São Paulo. Já os paulistas necessitariam de passaporte para as férias nas praias nordestinas.

  • E.

    O Brasil dividido perderia a ascendência que possui sobre a América Latina e faria com que crianças sulinas aprendessem que a Amazônia é reserva ecológica de um país fronteiriço a outros do norte do continente. Acentuadas as diferenças regionais, razões de ordem econômica causariam questões migratórias e os deslocamentos de habitantes necessitariam de aprovações de seus governos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...