Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O pronome seu(s)se refere a computador(es) nas seguintes expressões, EXCETO em
Desde seu surgimento, (l. 3)
...e seus periféricos... (l. 13-14)
...ao menos dez vezes seu peso... (l. 19)
...duas vezes seu peso... (l. 23)
...que seu uso causa, (l. 44)
O segundo paradigma afirma que a causa da violência reside na estrutura social e no modelo econômico. Conseqüentemente, se a exclusão e as injustiças ... (l. 25-28)
O termo em destaque tem a função de
Em "Essa situação reclama atenção, respeito, consideração..." (l. 38-39), o verbo destacado NÃO pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
requer.
reivindica.
pleiteia.
demanda.
questiona.
De acordo com as regras de pontuação, assinale o enunciado que está pontuado corretamente.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Analise as expressões destacadas.
... agrupar, grosso modo, (l. 10)
... na repressão preconiza, (l. 14)
Uma compreensão distorcida ... (l. 37)
Também enfatizam a necessidade... (l. 56)
A série que corresponde, respectivamente, ao significado dessas expressões em negrito é:
O substantivo abstrato cujo sentido NÃO caracteriza a atitude do profissional num momento crucial de decisão é
flexibilidade.
transigência.
determinação.
arrojo.
retroação.
Dentre as expressões destacadas abaixo, qual a que NÃO deve usar o sinal indicativo de crase?
As 10 horas, o rei saía para seu passeio diário.
O Brasil cumpre o seu destino, a medida que o tempo vai passando.
Os frangos eram feitos a moda da casa imperial.
A dedicação a população fez de D. João um rei querido.
D. João VI declarou seus diplomatas a intenção de partir.
Indique a opção em que o sinal indicativo de crase está corretamente usado.
Essa proposta convém à todos.
O governo aumentou à quantidade de subsídios.
A empresa considerou a oferta inferior à outra.
Ele está propenso à deixar o cargo.
Não vou aderir à modismos passageiros.
Os períodos abaixo contêm duas idéias contrastantes, SALVO
...o Brasil deixou de ser um colônia fechada e atrasada para se tornar uma país independente. (l. 5-7)
... o balanço que a maioria dos estudiosos faz de D. João VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei. (l. 7-9)
Não só pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas também, e sobretudo, por lhe dar [...] as estruturas de uma nação propriamente dita. (l. 16-19)
Apesar da relutância em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o país simplesmente não existiria na sua forma atual. (l. 23-25)
...a Independência e a República teriam vindo mais cedo, mas a antiga colônia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos países autônomos, (l. 25-28)
Qual dos trechos abaixo faz o resumo dos tópicos apresentados pelo autor em forma de estrutura itemizada, mantendo as informações dadas, sem alteração de ordem e de sentido?
Se o Brasil fosse dividido e tivesse seu território fragmentado em pequenos países, a Amazônia seria para as crianças gaúchas um paraíso ecológico muito distante e pertencente a um outro país. Assim, com a acentuação das diferenças regionais surgiriam questões de mobilidade populacional e nasceriam discussões sobre passaporte e necessidade ou não de emissão de visto. Logo, o Brasil perderia poder.
Com o Brasil dividido, a hegemonia político-econômica do continente passaria à Argentina. O Rio Grande do Sul e suas crianças olhariam a Amazônia como paraíso ecológico distante. Dados esses fatos, regiões mais ricas, como as do sul e do sudeste, discutiriam não só aspectos de imigração como também burocráticos, como, por exemplo, emissão de passaporte. Já os mais pobres teriam dificuldade de locomoção.
Sem a manutenção da integridade territorial, o Brasil perderia sua unidade por causa da fragmentação dos estados em pequenos países e haveria a perda de controle do continente sul-americano. Questões migratórias nasceriam e os gaúchos concluiriam que a Amazônia, com sua paradisíaca reserva ecológica, é território de longínquo país que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru.
A divisão do Brasil provocaria questões internas como, por exemplo, a de educação. Neste caso, as aulas de geografia seriam diferentes para gaúchos e nordestinos. Os primeiro aprenderiam que a Amazônia é região que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru. Além do mais, os segundos teriam dificuldades em se locomoverem para São Paulo. Já os paulistas necessitariam de passaporte para as férias nas praias nordestinas.
O Brasil dividido perderia a ascendência que possui sobre a América Latina e faria com que crianças sulinas aprendessem que a Amazônia é reserva ecológica de um país fronteiriço a outros do norte do continente. Acentuadas as diferenças regionais, razões de ordem econômica causariam questões migratórias e os deslocamentos de habitantes necessitariam de aprovações de seus governos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...