Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Indique a opção em que a expressão destacada está grafada INCORRETAMENTE.

  • A.

    Seu desempenho profissional melhora dia a dia.

  • B.

    São muito grandes os novos televisores a cores.

  • C.

    É difícil o dia-a-dia dos moradores de comunidades rurais.

  • D.

    O governador está a fim de aperfeiçoar a educação.

  • E.

    Os prefeitos estão desenvolvendo políticas afins.

No fragmento: "...o auto emborcado, amassado, quebrado, escangalhado," (l. 37-38), a pontuação está:

  • A.

    anulando o ritmo da frase.

  • B.

    separando termos da mesma função.

  • C.

    separando vocábulos repetidos.

  • D.

    interrompendo o sentido lógico da frase.

  • E.

    tornando a frase ambígua.

Em "E ele esclareceu que o bem está nos menores atos, mas que todos estão conectados com um bem maior," (l. 35-37), a expressão mas que:

  • A.

    introduz uma oração cujo sentido se contrapõe ao da inicial.

  • B. estabelece uma oposição entre as duas afirmativas.
  • C. mostra divergência entre as duas orações.
  • D.

    apresenta a justificativa que explica uma ação anterior.

  • E.

    contrasta a tese da oração inicial com a da última.

Quando falo de amor, eu me __________ ao amor ao outro, ainda que tu te ________ a Deus. Pode-se preencher corretamente as lacunas na frase acima com:

  • A. rifiro - referes.
  • B. rifiro - refires.
  • C. refiro - refiristes.
  • D. refiro - refiras.
  • E. refiro - refires.

A ausência do sinal gráfico de acentuação cria outro sentido para a palavra:

  • A. trânsito.
  • B. características.
  • C. inevitável.
  • D. infrutíferas.
  • E. anônimas.

No Texto II, em "Segundo também leio," (l. 16), o termo destacado classifica-se gramaticalmente como:

  • A. substantivo.
  • B. adjetivo.
  • C. preposição.
  • D. conjunção.
  • E. numeral.

Dentre os termos destacados nos fragmentos do Texto I, assinale aquele que tem classificação gramatical diferente da dos demais.

  • A. " não só os nossos descendentes," (l. 24-25)
  • B. " mas os de todos os seres vivos," (l. 25)
  • C. " mas os de todos os seres vivos," (l. 25)
  • D. " ... com todos os componentes naturais." (l. 31)
  • E. "conseqüentemente, com os outros," (l. 36-37)


A oração que exerce a mesma função que a destacada em " ... imaginamos que ele nos faz mais elegantes."

  • A.

    "A crônica que ocuparia este espaço ..." (l. 1-2)

  • B.

    " ... o primeiro texto que me emocionou de fato!" (l. 4-5)

  • C.

    " ... avanços pedagógicos que pais e alunos olharam com desconfiança ..."..." (l. 8-9)

  • D.

    ... o abismo de gerações que os separava". (l. 10)

  • E.

    " ... ele, o menino, já sentia que seria para sempre." (l. 24-25)

"Acabo de perder..." (l. 1)

 A locução verbal nos informa que se trata de:

  • A. início da ação
  • B. ação iminente
  • C. ação em desenvolvimento
  • D. repetição da ação.
  • E. término recente da ação


É preciso que _____________ adequadamente sentimentos. A flexão do verbo nomear que completa corretamente a frase acima é:

  • A.

    nomeiemos.

  • B.

    nomeas.

  • C.

    nomeamos.

  • D.

    nomeem.

  • E.

    nomeemos.

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