Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

                                            A importância do censo

O censo ajuda cada um de nós a conhecer melhor os estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados do censo refletem a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados são utilizados em programas e projetos que contribuem para estudar o crescimento e a evolução da população ao longo do tempo, identificar regiões que precisam de investimentos em saúde, habitação, transportes, energia, programas de assistência à velhice.

Seus efeitos podem ser vistos, também, na agropecuária. Conhecendo melhor a situação deste setor, o governo pode criar novos incentivos na produção da agricultura familiar, por exemplo, em produtos que alimentam os brasileiros, como arroz, feijão, milho, mandioca, hortaliças, além da criação de caprinos, ovinos e gado de leite.

A sociedade também pode fazer uso destes resultados. Eles podem indicar locais propícios para instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas. Além disso, podem servir de base para que os cidadãos possam reivindicar maior atenção do governo para problemas específicos, como a expansão da rede de água e esgoto, expansão de rede telefônica, instalação de postos de saúde, etc.

 Disponível em www.ibge.gov.br/censo/motivos.shtm

Assinale a opção em que todas as palavras estão escritas de forma correta.

  • A.

    Máquina - bíblia - familia - nó.

  • B.

    Árvore - fôlha - táxi - flor.

  • C.

    Pé - fábrica - cafe - pão.

  • D.

    Baú - viúva - órfão - caju.

  • E.

    Fenômeno - gaúcho - tabú - técnico.

                                            A importância do censo

O censo ajuda cada um de nós a conhecer melhor os estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados do censo refletem a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados são utilizados em programas e projetos que contribuem para estudar o crescimento e a evolução da população ao longo do tempo, identificar regiões que precisam de investimentos em saúde, habitação, transportes, energia, programas de assistência à velhice.

Seus efeitos podem ser vistos, também, na agropecuária. Conhecendo melhor a situação deste setor, o governo pode criar novos incentivos na produção da agricultura familiar, por exemplo, em produtos que alimentam os brasileiros, como arroz, feijão, milho, mandioca, hortaliças, além da criação de caprinos, ovinos e gado de leite.

A sociedade também pode fazer uso destes resultados. Eles podem indicar locais propícios para instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas. Além disso, podem servir de base para que os cidadãos possam reivindicar maior atenção do governo para problemas específicos, como a expansão da rede de água e esgoto, expansão de rede telefônica, instalação de postos de saúde, etc.

 Disponível em www.ibge.gov.br/censo/motivos.shtm

Os resultados do censo podem indicar locais propícios para instalação de fábricas. O CONTRÁRIO da palavra destacada na frase é:

  • A. adequados.
  • B. inadequados.
  • C. distantes.
  • D. espaçosos.
  • E. profundos.

 

Assinale a opção em que o verbo forma substantivo derivado, grafado com Ç.

  • A.

    Conceder.

  • B.

    Submeter.

  • C.

    Omitir.

  • D.

    Introduzir

  • E.

    persuadir.

As palavras que se acentuam de acordo com as mesmas regras por que são acentuadas "difícil" e "através" são, respectivamente:

  • A.

    análise e também

  • B.

    família e diagnóstico

  • C.

    satélite e líder.

  • D.

    crítico e convés

  • E.

    fácil e transformá-lo.

"Um tiroteio de mensagens escritas tende à catástrofe." (l. 16-17)

A forma verbal que pode ser usada para substituir o verbo em destaque, mantendo a mesma regência, é:

  • A. causa
  • B. provoca.
  • C. traz.
  • D. convida.
  • E. prenuncia.

Em relação à redação de correspondências oficiais, considere as afirmações abaixo.

I – As comunicações oficiais, incluindo as assinadas pelo Presidente da República, devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local da assinatura.

II – No ofício, além do nome e do cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, deve-se incluir também o endereço.

III – No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

O texto apresentado constrói-se de forma impessoal. Em que passagem o(s) verbo(s) NÃO se apresenta(m) de forma impessoal?

  • A.

    "Treinar a memória equivale a treinar os músculos do corpo — " (l. 1-2)

  • B.

    "Há duas boas maneiras para fazer isso:" (l. 2-3)

  • C.

    "porque gostar do assunto gera interesse'," (l. 6-7)

  • D.

    "o desinteresse, ao contrário, é uma espécie de 'sedativo'," (l. 12-13)

  • E.

    "Não dá para esperar o mesmo nível de retenção de informação..." (l. 25-26)

Assinale a opção cuja estrutura apresenta o verbo na voz ativa.

  • A.

    "ativam-se as memórias visual, auditiva, verbal e lingüística." (l. 4-5)

  • B.

    "com quem se podem trocar idéias e experiências." (l. 15-16)

  • C.

    "...quando se lê um e-mail..." (l. 26)

  • D.

    "...enquanto se conversa ao telefone..." (l. 26-27)

  • E.

    "...quando se encontra a solução de um problema." (l. 37-38)

Assinale a opção que apresenta os tipos de documentos que podem ser descritos, respectivamente, como:

- atestado ou ato pelo qual se dá testemunho de um fato;

- documento que indica fato que deve ser divulgado pela imprensa para conhecimento das pessoas interessadas;

- relatório escrito do que se disse ou se fez em uma reunião ou assembléia.

  • A. Certidão – Edital – Ata.
  • B. Boletim – Memorando – Requisição.
  • C. Comunicação – Estatuto – Ofício.
  • D. Formulário – Aviso – Atestado.
  • E. Procuração – Circular – Declaração.

O aviso, o ofício e o memorando devem conter as partes corretamente especificadas nas opções a seguir, EXCETO em uma. Indique-a.

  • A. Tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.
  • B. Local e data em que foi assinado, com alinhamento à direita.
  • C. Assunto, com o resumo do teor do documento.
  • D. Destinatário, com especificação somente do cargo.
  • E. Texto com parágrafos numerados, ou organizados em itens ou títulos e subtítulos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...