Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção cujo comentário sobre a idéia contida no terceiro parágrafo é IMPROCEDENTE.

  • A.

    "perder-se" (l. 20), em relação a "vista" (l. 21) e a "mar" (l. 21), equivale, semanticamente, a desaparecer e embrenhar-se, respectivamente.

  • B.

    "ritmos tonitruantes" (l. 22) em relação a "vento" (l. 21), equivale, semanticamente, a fortes em movimento e som.

  • C.

    "mesma água e mesma espuma" (l. 23-24), em relação a "ondas" (l. 22), equivale, semanticamente, a despoluídas.

  • D.

    "encharcados de tempestades" (l. 24) refere-se, semanticamente, ao mar, assolado pelo mau tempo.

  • E.

    "encontrar" (l. 24) faz referência semântica a "pescadores" (l. 26) no retorno à casa.

O caos dominaria o mundo se o medo não existisse. A passagem do texto que NÃO justifica, semanticamente, a afirmação acima é:

  • A.

    "O medo acaba com a gente..." (l. 2-3)

  • B.

    "não teríamos nenhuma reação..." (l. 6)

  • C.

    "...sem motivação de competir," (l. 30-31)

  • D.

    "não teríamos nada disso." (l. 47)

  • E.

    "Sairíamos direto na faca." (l. 47)

Indique V (verdadeiro) ou F (falso), conforme o caso.

(   ) Inúmeras é antônimo de "incontáveis" (l. 4).

(   ) "equipe" (l. 12) e "tripulação" (l. 18) são parônimos.

(   ) "vela" (l. 14) tem um homônimo da mesma classe.

(   ) Tanto aperfeiçoar quanto burilar são sinônimos de "aprimorar" ( l. 9)

A seqüência correta é:

  • A.

    F – F – V – V

  • B.

    F – V – V – F

  • C.

    F – V – V – V

  • D.

    V – F – F – V

  • E.

    V – F – F – F

No Texto II, "...sentir-se livre e solidário," (l. 32) equivale semanticamente a ter:

  • A.

    poder de decisão.

  • B.

    capacidade de aceitação.

  • C.

    capacidade de persuasão.

  • D.

    dubiedade de concepção.

  • E.

    fragilidade de sentimento.

Semanticamente, a expressão "...vôos ágeis e velozes." (l. 8) equivale a vôos:

  • A.

    leves e céleres.

  • B.

    ímpios e tenazes.

  • C.

    eficientes e probos.

  • D.

    fugazes e impetuosos.

  • E.

    esparsos e desmedidos.

                                            A importância do censo

O censo ajuda cada um de nós a conhecer melhor os estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados do censo refletem a realidade brasileira, fornecendo o retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus dados são utilizados em programas e projetos que contribuem para estudar o crescimento e a evolução da população ao longo do tempo, identificar regiões que precisam de investimentos em saúde, habitação, transportes, energia, programas de assistência à velhice.

Seus efeitos podem ser vistos, também, na agropecuária. Conhecendo melhor a situação deste setor, o governo pode criar novos incentivos na produção da agricultura familiar, por exemplo, em produtos que alimentam os brasileiros, como arroz, feijão, milho, mandioca, hortaliças, além da criação de caprinos, ovinos e gado de leite.

A sociedade também pode fazer uso destes resultados. Eles podem indicar locais propícios para instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas. Além disso, podem servir de base para que os cidadãos possam reivindicar maior atenção do governo para problemas específicos, como a expansão da rede de água e esgoto, expansão de rede telefônica, instalação de postos de saúde, etc.

 Disponível em www.ibge.gov.br/censo/motivos.shtm

− O que o governo pode fazer com os resultados do censo

− Pode fazer o seguinte melhorar o saneamento melhorar postos de saúde e construir casas populares

Assinale a pontuação correta para o texto.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As expressões que têm o mesmo significado de "viabilizar" (l. 5) e "implementar" ("foi implementado" – l. 23), respectivamente, são:

  • A.

    ser viável - executar um programa.

  • B.

    ficar possível - fazer crescer.

  • C.

    tornar exeqüível - dar execução a.

  • D.

    deixar visível - pôr em prática.

  • E.

    levar a cabo - prover de implementos.

Como isso não é possível, é preciso reinventar o e-mail. Como?" (l. 24-25) Assinale a opção que apresenta as palavras ou expressões que substituem as destacadas no trecho acima, mantendose o mesmo sentido.

  • A. Já que – Quanto
  • B. Embora – Qual forma
  • C. Porque – De que maneira
  • D. Caso – Qual seria
  • E. Se – Até que ponto

Indique a opção em que o verbo responder está usado INCORRETAMENTE, no que tange à regência.

  • A. Respondeu com mau humor à mãe.
  • B. O injustiçado responde às calúnias.
  • C. Os soldados responderam às balas.
  • D. Ninguém responde o juiz daquele jeito.
  • E. Respondi o que podia e o que não devia.

Uma "analogia" (l. 15) é um tipo de:

  • A.

    alteração.

  • B.

    comparação.

  • C.

    exemplo.

  • D.

    explicação.

  • E.

    hierarquização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...