Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Em nossas palestras, procuramos destacar que... " (l. 13 ) Indique a sentença na qual o vocábulo que ocorre com a mesma classe que apresenta no trecho acima.

  • A.

    "A família Schürmann ficou conhecida... viagens que fez..." (l. 1-2)

  • B.

    "Percebemos que diariamente vivíamos a realidade –" (l. 6)

  • C.

    "Para que tudo desse certo nessas condições," (l. 16- 17)

  • D.

    "... não há nada melhor do que promover treinamentos...." (l. 32)

  • E.

    "...uma tripulação unida, em que cada um cumpre bem..." (l. 45-46)

Dos verbos apresentados a seguir, o que pode ser conjugado em todas as pessoas do presente do indicativo é:

  • A.

    abolir.

  • B.

    explodir.

  • C.

    magoar.

  • D.

    falir.

  • E.

    reaver.

 

Assinale a opção que apresenta justificativa INCORRETA de emprego do(s) sinal(sinais) de pontuação destacado(s).

  • A.

    "aos 40 ela deve tomar uma difícil decisão: nascer de novo." (l. 2-3) – quebra da seqüência das idéias.

  • B.

    O bico, alongado e pontiagudo, se curva." (l. 6) – estabelecer uma pausa entre os adjetivos e o substantivo.

  • C. "Quando as novas unhas despontam, a águia..." (l. 15) – separa oração subordinada adverbial antecipada à principal.
  • D.

    "No noviciado, aprendi..." (l. 19) – separa adjunto adverbial deslocado.

  • E.

    "o bico, as unhas, as penas." (l. 39) – separa termos coordenados

"Vá com calma nessa casa, que o homem apontou uma espingarda para o recenseador." (l. 17-18). Entendendo a fala do chefe como uma argumentação, o termo em destaque pode ser substituído por:

  • A.

    o qual.

  • B.

    porque.

  • C.

    cujo.

  • D.

    quando.

  • E.

    portanto.

Classifique cada afirmação abaixo, sobre relações entre palavras, como V (verdadeira) ou F (falsa).

 

A seqüência correta é:

  • A. F – F – V
  • B. V – F – F
  • C. V – V – F
  • D. F – V – V
  • E. V – F – V

Indique a opção que NÃO apresenta uma característica necessária à redação de documento oficial.

  • A.

    A linguagem empregada deve ser simples e seguir o padrão culto da língua

  • B.

    Os textos devem ser concisos, precisos e adequados à situação de comunicação.

  • C.

    Os parágrafos de texto devem ser numerados, exceto quando se organizam em itens.

  • D.

    Devem-se usar termos técnicos e também regionalismos para manter a objetividade

  • E.

    Devem-se evitar inversões sintáticas e quebra de paralelismo gramatical.

Assinale a opção em que está ERRADA a norma para a forma de apresentação de documentos padrão ofício

  • A.

    Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto.

  • B.

    É obrigatório constar, a partir da segunda página, o número da página.

  • C.

    Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman, poder-se-á utilizar a fonte Symbol

  • D.

    Os ofícios e memorandos poderão ser impressos em ambas as faces do papel

  • E.

    O início de cada parágrafo do texto deve ter 3,0 cm de distância da margem esquerda.

Em relação ao comentário gramatical, assinale o item INCORRETO.

  • A.

    Os vocábulos destacados em "Treinar a memória equivale a treinar os músculos do corpo — " (l. 1-2) pertencem a classes gramaticais diferentes.

  • B.

    Em "é preciso usá-la..." (l. 2), o pronome oblíquo faz referência semântica à "memória" (l. 1).

  • C.

    Na passagem "porque gostar do assunto gera interesse'," (l. 6-7), a palavra destacada não sofre alteração de sentido se for substituída por já que.

  • D.

    Os vocábulos "idéias" e "experiências" (l. 15-16) acentuam-se pela mesma regra.

  • E.

    Em "Palavras cruzadas são inferiores à leitura," (l. 16-17), o emprego da preposição constitui caso de regência.

Em relação ao texto do memorando acima, analise os itens a seguir.

I - O texto do memorando apresenta linguagem com grau de formalidade adequado.

 II - O tratamento dado ao destinatário está correto porque especifica o cargo da pessoa.

 III - O fecho do memorando e o pronome de tratamento (Vossa Senhoria)  são adequados à correspondência entre pessoas do mesmo nível hierárquico.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

  • A. I, somente.
  • B. III, somente.
  • C. I e II, somente
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.

Assinale o item correto, quanto aos comentários sintáticos.

  • A.

    Em "via até a ponta das barbas brancas de Deus." (l. 3-4), o emprego da preposição destacada constitui caso de regência

  • B.

    Nas passagens "...que pareciam confetes e lantejoulas," (l. 6) e "se os países poluentes continuarem sua obra sufocante." (l. 10-11), os verbos apresentam a mesma predicação.

  • C.

    Em "...onde nos esturricaremos todos..." (l. 9), a colocação do pronome oblíquo justifica-se pela exigência do pronome relativo.

  • D.

    Em "que ainda existiam naqueles tempos," (l. 17), substituindo- se o verbo existir pela locução verbal dever haver, tem-se deviam haver.

  • E.

    Nas passagens "...só havia vento..." (l. 21) e "os pescadores haviam aprendido..." (l. 30-31), os termos destacados exercem a mesma função sintática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...