Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"A família Schürmann ficou conhecida... viagens que fez..." (l. 1-2)
"Percebemos que diariamente vivíamos a realidade –" (l. 6)
"Para que tudo desse certo nessas condições," (l. 16- 17)
"... não há nada melhor do que promover treinamentos...." (l. 32)
"...uma tripulação unida, em que cada um cumpre bem..." (l. 45-46)
Dos verbos apresentados a seguir, o que pode ser conjugado em todas as pessoas do presente do indicativo é:
abolir.
explodir.
magoar.
falir.
reaver.
Assinale a opção que apresenta justificativa INCORRETA de emprego do(s) sinal(sinais) de pontuação destacado(s).
"aos 40 ela deve tomar uma difícil decisão: nascer de novo." (l. 2-3) – quebra da seqüência das idéias.
O bico, alongado e pontiagudo, se curva." (l. 6) – estabelecer uma pausa entre os adjetivos e o substantivo.
"No noviciado, aprendi..." (l. 19) – separa adjunto adverbial deslocado.
"o bico, as unhas, as penas." (l. 39) – separa termos coordenados
"Vá com calma nessa casa, que o homem apontou uma espingarda para o recenseador." (l. 17-18). Entendendo a fala do chefe como uma argumentação, o termo em destaque pode ser substituído por:
o qual.
porque.
cujo.
quando.
portanto.
Classifique cada afirmação abaixo, sobre relações entre palavras, como V (verdadeira) ou F (falsa).
A seqüência correta é:
Indique a opção que NÃO apresenta uma característica necessária à redação de documento oficial.
A linguagem empregada deve ser simples e seguir o padrão culto da língua
Os textos devem ser concisos, precisos e adequados à situação de comunicação.
Os parágrafos de texto devem ser numerados, exceto quando se organizam em itens.
Devem-se usar termos técnicos e também regionalismos para manter a objetividade
Devem-se evitar inversões sintáticas e quebra de paralelismo gramatical.
Assinale a opção em que está ERRADA a norma para a forma de apresentação de documentos padrão ofício
Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto.
É obrigatório constar, a partir da segunda página, o número da página.
Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman, poder-se-á utilizar a fonte Symbol
Os ofícios e memorandos poderão ser impressos em ambas as faces do papel
O início de cada parágrafo do texto deve ter 3,0 cm de distância da margem esquerda.
Em relação ao comentário gramatical, assinale o item INCORRETO.
Os vocábulos destacados em "Treinar a memória equivale a treinar os músculos do corpo — " (l. 1-2) pertencem a classes gramaticais diferentes.
Em "é preciso usá-la..." (l. 2), o pronome oblíquo faz referência semântica à "memória" (l. 1).
Na passagem "porque gostar do assunto gera interesse'," (l. 6-7), a palavra destacada não sofre alteração de sentido se for substituída por já que.
Os vocábulos "idéias" e "experiências" (l. 15-16) acentuam-se pela mesma regra.
Em "Palavras cruzadas são inferiores à leitura," (l. 16-17), o emprego da preposição constitui caso de regência.
Em relação ao texto do memorando acima, analise os itens a seguir.
I - O texto do memorando apresenta linguagem com grau de formalidade adequado.
II - O tratamento dado ao destinatário está correto porque especifica o cargo da pessoa.
III - O fecho do memorando e o pronome de tratamento (Vossa Senhoria) são adequados à correspondência entre pessoas do mesmo nível hierárquico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Assinale o item correto, quanto aos comentários sintáticos.
Em "via até a ponta das barbas brancas de Deus." (l. 3-4), o emprego da preposição destacada constitui caso de regência
Nas passagens "...que pareciam confetes e lantejoulas," (l. 6) e "se os países poluentes continuarem sua obra sufocante." (l. 10-11), os verbos apresentam a mesma predicação.
Em "...onde nos esturricaremos todos..." (l. 9), a colocação do pronome oblíquo justifica-se pela exigência do pronome relativo.
Em "que ainda existiam naqueles tempos," (l. 17), substituindo- se o verbo existir pela locução verbal dever haver, tem-se deviam haver.
Nas passagens "...só havia vento..." (l. 21) e "os pescadores haviam aprendido..." (l. 30-31), os termos destacados exercem a mesma função sintática.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...