Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Alguns prefeitos se reelegem com extrema facilidade. Por que isso ocorre? Por que prefeitos de municípios recém-criados se reelegem com muito mais facilidade do que os demais? Provavelmente, porque têm mais liberdade para gastar e amplas possibilidades de contratar novos funcionários para compor a burocracia local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros; para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, a padronização e o padrão culto da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação ao correto emprego de porque, porquê, por que e por quê.

Em cada eleição se manifesta o desejo de permanência ou mudança. Mudar por quê? Nem todos os porquês são razoavelmente justificáveis. É preciso que cada um reflita seriamente para saber por que quer mudar, ou por que quer a continuidade de determinado grupo no poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente aos sentidos, à organização e à tipologia do texto, julgue os itens de 5 a 10.

Excelentíssimo Senhor Ministro é o vocativo adequado a ser empregado em documento oficial dirigido a um ministro de Estado, tal como o citado no texto, e Vossa Excelência, o pronome de tratamento apropriado, devendo a forma verbal que com ele concorda estar flexionada na segunda pessoa do plural, como sinal de respeito à autoridade — Vossa Excelência conheceis bem o assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que foram inseridos erros no memorando acima, julgue os itens subsequentes com base nas normas de redação de correspondências oficiais.

No exemplo de memorando acima, deveriam ser apresentados o número e a sigla do órgão, registrando-se, por exemplo, Mem. 123/EBC, em vez do nome da empresa na primeira linha e apenas “Mem.” na linha debaixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a esse texto, julgue os itens que se seguem.

Na construção “mais à pintura e à musica do que à filosofia e à religião” (l.2-3), o vocábulo “que” introduz oração restritiva com verbo elíptico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

Na linha 6, a flexão de plural em “estão” é exigida pela concordância com “dois terços”; se os dados fossem alterados e se referissem a um terço dos norte-americanos, seria correto flexionar o verbo estar no singular, fazendo-se a concordância com o numeral e escrevendo-se está.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.

O vocábulo que, em ‘que deve ser cumprida’ (L.4-5) e ‘que faz da ação um dever’ (L.5) tem o mesmo referente no período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.

O período ‘Não é difícil governar a Itália’ (l.1) é composto por duas orações, ambas sem sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que foram inseridos erros no memorando acima, julgue os itens subsequentes com base nas normas de redação de correspondências oficiais.

Deve compor a estrutura dos documentos do chamado padrão ofício, entre os quais se inclui o memorando, uma parte denominada assunto, na qual se resume o teor do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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