Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando as ideias, as estruturas linguísticas e os elementos semânticos do texto acima sob o prisma das prescrições gramáticotextuais, julgue os itens de 58 a 64.
A forma verbal demonstrou (L.13) poderia estar flexionada no plural, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, dada a presença da expressão da mesma forma que o abuso de todas as propagandas em vésperas de guerra (L.12-13).
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O complemento do verbo descobrir (l.6) não está explícito no texto, devendo ser inferido pelo leitor.
A respeito dos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No trecho e, dando-lhes seguimento, os romanos (l.5-6), os travessões poderiam ser substituídos por parênteses, sem prejuízo gramatical para o texto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere às ideias, à organização sintática e aspectos gramaticais do texto, julgue os itens que se seguem.
A forma verbal dobrou (l.3) está empregada na terceira pessoa do singular porque concorda com o termo número (l.2).
A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 9.
O elemento que, empregado nas linhas 5 e 6, retoma, respectivamente, os antecedentes vida real (l.5) e índices de acidentes (l.6).
No que se refere a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
A correção gramatical do texto seria mantida caso a forma verbal agir (l.8) fosse substituída pela forma verbal flexionada agirem.
No que concerne à organização textual, às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
A vírgula empregada na linha 19 justifica-se para isolar expressão exemplificativa.
Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.
Nos períodos o bufão de 75 anos que foi primeiro-ministro por três vezes (l.6-7) e Mas foi a economia que acabou com a sua condição de primeiro-ministro (l.12-13), os elementos sublinhados têm, ambos, a função de restringir o sentido das expressões que os antecedem, a saber, o bufão de 75 anos e a economia, respectivamente.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.
A expressão a história (l.4) poderia ser substituída pela expressão os fatos históricos, sem que fossem necessários ajustes gramaticais no restante da oração.
No que se refere a aspectos gramaticais e formais do texto acima, julgue os itens seguintes.
No período O maior patrimônio de um país é seu próprio povo, e o maior patrimônio de um povo é a sua cultura (l.15-16), o emprego da vírgula justifica-se para indicar que o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...