Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.

O seguinte início de ata respeita as normas de redação de documentos oficiais:

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Nos trechos “que de fato desprezava” (l.7) e “que ensinamentos tirei da leitura” (l.22), o elemento “que” recebe a mesma classificação morfossintática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e às estruturas do texto acima, julgue os itens de 91 a 95.

Na linha 6, o termo “que” poderia ser substituído por “o qual”, visto que se trata de pronome relativo referente ao mundo grego.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.

Em declarações, atestados e requerimentos, o local e a data devem ser colocados ao final do documento, antes da identificação do emitente, de acordo com o seguinte padrão:

  • C. Certo
  • E. Errado

Os trechos incluídos nos itens de 81 a 84 são partes de um texto adaptado do jornal O Globo de 14/12/2010. Julgue-os quanto à correção gramatical.

O mecanismo denominado redução de emissões por desmatamento e degradação teve seus aspectos técnicos definidos e sua regulamentação concluída. Digna de registro também foi a mudança de postura da China e da Índia em relação à inflexibilidade exibida em Copenhague.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos estruturais e semânticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O sujeito da forma verbal “vivem” (l.2) não ocorre de maneira explícita no período, devendo ser inferido da leitura do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.

Em documentos endereçados, respectivamente, ao presidente do Congresso Nacional e ao governador do estado do Espírito Santo, constituem exemplos corretos do uso do vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, e Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo,

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos estruturais e semânticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O uso do imperativo, como em “procure entender” (l.5), e de expressões informais, como “Pensando bem” (l.8-9), “por mais neurônios que queime” (l.11) e ‘Falta a base’ (l.13), constitui estratégia para aproximar o texto da modalidade oral e para envolver o leitor, pondo-o no centro da mensagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

Em um documento oficial, uma expressão adequada para substituir a expressão coloquial “jogar areia no crescimento” (l.8) seria causar prejuízos ao crescimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.

O período ‘Não é difícil governar a Itália’ (l.1) é composto por duas orações, ambas sem sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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