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Acerca das estruturas linguísticas do texto acima e da sua tipologia, julgue os itens que se seguem.
O emprego de sinal indicativo de crase em à alegria e à amizade, na linha 9, e em à disciplina e à discriminação, na linha 10, se deve à regência de respeito (l.9), que exige preposição a e à presença de artigo definido feminino.
A partir do documento hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de correspondências oficiais.
Para que o parágrafo da conclusão apresente a objetividade e o padrão da língua portuguesa escrita exigidos pelas normas da redação oficial, deve-se iniciá-lo por Submetemos, suprimindo-se o trecho que antecede essa forma verbal, e colocar o sinal indicativo de crase, de uso obrigatório, em a consideração superior.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 4, o emprego do acento grave em "à atual" é exigido pela regência de "chegar" e pela presença de artigo definido feminino.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A coerência e o sentido do texto seriam alterados caso a expressão "nada de nada" (l.2) fosse substituída por
nada sobre coisa alguma.
coisa alguma sobre coisa alguma
absolutamente nada
alguma coisa sobre nada
nada sobre nada
A partir do documento hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de correspondências oficiais.
A partir do uso de letras maiúsculas em Seção, Capítulo e Instrução Normativa, verifica-se que o nome ordem de serviço também deveria ser escrito com letras iniciais maiúsculas.
A respeito do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
As aspas empregadas no primeiro parágrafo marcam discurso direto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
O termo "levadas" (l.5) está no feminino plural porque concorda com "diferentes maneiras" (l.3).
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
O paralelismo sintático é um dos fatores de coesão textual. Um exemplo de paralelismo sintático no texto é dado pelo fato de todos os itens enumerados serem iniciados por verbos no infinitivo.
Considerando a argumentação do texto acima bem como as estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens a seguir.
Para evitar o emprego redundante de estruturas sintáticosemânticas, como o que se identifica no trecho "Uma nação se constrói. E constrói-se no meio de embates muito intensos" (l.3-4), poder-se-ia unir as ideias em um só período sintático — Uma nação se constrói no meio de embates —, o que preservaria a correção gramatical do texto, mas reduziria a intensidade de sua argumentação.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O sentido geral do texto e a sua correção gramatical seriam mantidos caso se substituísse a expressão "no senso comum" (l.20) por
geralmente.
apressadamente.
aproximadamente
erroneamente.
precipuamente.
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