Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.

No trecho "A transformação rumo a esse mundo mais velho já começou" (l.1-2), a expressão "rumo a" pode ser substituída, sem contrariar o sentido da frase, por em direção a.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento hipotético de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação desse fragmento (entre parênteses) quanto à parte e ao padrão de correspondência. Julgue-os quanto ao aspecto gramatical, quanto à classificação proposta e quanto à observância das recomendações previstas para o padrão de correspondência indicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas normas de redação de documentos oficiais do Poder Executivo, julgue os itens a seguir com relação ao correto preenchimento dos espaços designados pelos colchetes.

Por se tratar de convite oficial, o tipo de expediente recomendado é o memorando, devendo o primeiro colchete (l.1) ser preenchido com o termo Memorando ou com a abreviatura Memo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas linhas 1 e 3, o emprego de aspas indica que o trecho assim pontuado constitui uma explicação adicional ao texto, realizada por meio de isolamento sintático.

  • B.

    No trecho 'Basta entregá-lo à alma, ela cuida de tudo' (l.2-3), a vírgula foi empregada para marcar que a oração 'Basta entregá-lo à alma' foi deslocada de sua posição original.

  • C.

    Em "ele insistiu: não perdoou, não" (l.10-11), os dois-pontos foram empregados para indicar a mudança de sujeito oracional.

  • D.

    No trecho "Minha alma perdoou, resolveu o assunto" (l.16-17), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.

  • E.

    Na linha 24, o ponto de interrogação foi empregado no diálogo para indicar o estado de dúvida e incerteza da personagem diante do conselho de Soledade.

Assinale a opção incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuação no texto.

  • A. Na conexão de ideias, a conjunção e desempenharia a mesma função da vírgula depois de "interpretado" (l.2) e poderia substituí-la sem prejudicar a correção do texto.
  • B. A substituição das duas vírgulas que demarcam a explicação "a propósito de uma dificuldade em particular" (l.3) pelo duplo travessão preservaria a correção gramatical e a coerência textual.
  • C. Respeita-se a relação entre as ideias do texto e mantém-se sua correção gramatical com a substituição do ponto depois de "certos" (l.5) pelo sinal de dois-pontos, fazendo os necessários ajustes na inicial maiúscula.
  • D.

    Na linha 9, a inserção de uma vírgula depois de "tratamento" preservaria a correção do texto, mas deixaria de marcar o caráter restritivo da oração iniciada por "que era".

Julgue os seguintes itens com relação à organização das ideias no texto.

A ideia de continuidade no uso do transporte hidroviário é marcada, no texto, tanto pelo emprego da preposição "desde" (l.1) quanto pelo emprego da expressão verbal "tem sido usado" (l.1).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.

Sem que houvesse mudança na informação apresentada no texto, o termo "indivíduos" (l.6) poderia ser substituído pela palavra homens, empregada como sinônimo de ser humano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento hipotético de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação desse fragmento (entre parênteses) quanto à parte e ao padrão de correspondência. Julgue-os quanto ao aspecto gramatical, quanto à classificação proposta e quanto à observância das recomendações previstas para o padrão de correspondência indicado.

De ordem do senhor ministro da Educação, estamos informando a todos os chefes do Poder Executivo de todos os entes federados que, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a data limite para apresentação das prestações de contas e respectivos relatórios a que se refere a citada lei... (corpo de um relatório)

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os próximos itens, com base na análise do uso das estruturas linguísticas no texto.

Preserva a coerência entre os argumentos, bem como a correção gramatical do texto, a indicação da ideia de abrangência do termo “uma demanda” (l.15-16) por meio da correspondente forma plural demandas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O advérbio "ali" (l.7) situa na "muralha verde" (l.4), constituída de "Densas árvores" (l.5) e de "rica fauna" (l.5), a "verdadeira riqueza daquela terra" (l.7-8).

  • C. Certo
  • E. Errado
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