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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho "A transformação rumo a esse mundo mais velho já começou" (l.1-2), a expressão "rumo a" pode ser substituída, sem contrariar o sentido da frase, por em direção a.Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento hipotético de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação desse fragmento (entre parênteses) quanto à parte e ao padrão de correspondência. Julgue-os quanto ao aspecto gramatical, quanto à classificação proposta e quanto à observância das recomendações previstas para o padrão de correspondência indicado.
Com base nas normas de redação de documentos oficiais do Poder Executivo, julgue os itens a seguir com relação ao correto preenchimento dos espaços designados pelos colchetes.
Por se tratar de convite oficial, o tipo de expediente recomendado é o memorando, devendo o primeiro colchete (l.1) ser preenchido com o termo Memorando ou com a abreviatura Memo.
No que se refere ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.
Nas linhas 1 e 3, o emprego de aspas indica que o trecho assim pontuado constitui uma explicação adicional ao texto, realizada por meio de isolamento sintático.
No trecho 'Basta entregá-lo à alma, ela cuida de tudo' (l.2-3), a vírgula foi empregada para marcar que a oração 'Basta entregá-lo à alma' foi deslocada de sua posição original.
Em "ele insistiu: não perdoou, não" (l.10-11), os dois-pontos foram empregados para indicar a mudança de sujeito oracional.
No trecho "Minha alma perdoou, resolveu o assunto" (l.16-17), a vírgula foi empregada para separar orações coordenadas.
Na linha 24, o ponto de interrogação foi empregado no diálogo para indicar o estado de dúvida e incerteza da personagem diante do conselho de Soledade.
Assinale a opção incorreta a respeito do uso dos sinais de pontuação no texto.
Na linha 9, a inserção de uma vírgula depois de "tratamento" preservaria a correção do texto, mas deixaria de marcar o caráter restritivo da oração iniciada por "que era".
Julgue os seguintes itens com relação à organização das ideias no texto.
A ideia de continuidade no uso do transporte hidroviário é marcada, no texto, tanto pelo emprego da preposição "desde" (l.1) quanto pelo emprego da expressão verbal "tem sido usado" (l.1).
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.
Sem que houvesse mudança na informação apresentada no texto, o termo "indivíduos" (l.6) poderia ser substituído pela palavra homens, empregada como sinônimo de ser humano.
Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento hipotético de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação desse fragmento (entre parênteses) quanto à parte e ao padrão de correspondência. Julgue-os quanto ao aspecto gramatical, quanto à classificação proposta e quanto à observância das recomendações previstas para o padrão de correspondência indicado.
De ordem do senhor ministro da Educação, estamos informando a todos os chefes do Poder Executivo de todos os entes federados que, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a data limite para apresentação das prestações de contas e respectivos relatórios a que se refere a citada lei... (corpo de um relatório)
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, com base na análise do uso das estruturas linguísticas no texto.
Preserva a coerência entre os argumentos, bem como a correção gramatical do texto, a indicação da ideia de abrangência do termo uma demanda (l.15-16) por meio da correspondente forma plural demandas.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O advérbio "ali" (l.7) situa na "muralha verde" (l.4), constituída de "Densas árvores" (l.5) e de "rica fauna" (l.5), a "verdadeira riqueza daquela terra" (l.7-8).
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