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A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O pronome se pode ser retirado do período Será possível medir-se a extensão do espaço? (l.11-12), assim como pode ser acrescentado ao período Será possível avaliar a eternidade? (l.14), formando avaliar-se, mantendo-se ambos os períodos gramaticalmente corretos.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.
No trecho "a taxa de fecundidade continuará caindo" (l.4), o termo "fecundidade" poderia ser substituído por nascimentos, sem alteração do sentido do texto.
Cada um dos itens abaixo apresenta um fragmento hipotético de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação desse fragmento (entre parênteses) quanto à parte e ao padrão de correspondência. Julgue-os quanto ao aspecto gramatical, quanto à classificação proposta e quanto à observância das recomendações previstas para o padrão de correspondência indicado.
Aos dez dias do mês de novembro do ano de dois mil e nove, às dez horas, na sala de reuniões do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília, teve início a... (cabeçalho de uma ata)
A respeito da organização do texto, julgue os itens a seguir.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência entre os argumentos textuais ao se retirar o pronome "se" (l.17) do texto.
Com relação ao emprego de sinais de pontuação no texto acima, assinale a opção correta.
A vírgula logo após a palavra "moderno" (l.3) marca a elipse do trecho "teve como paradigma" (l.2-3).
Na linha 6, com o emprego da vírgula logo após as palavras "alimentar" e "ambiental", isola-se um aposto explicativo.
O emprego de vírgula logo após a palavra "profunda" (l.8) justifica-se porque a oração subsequente é subordinada adjetiva restritiva.
A vírgula logo após a expressão "desigualdade social" (l.15) isola oração reduzida de gerúndio.
Nas linhas 19 e 20, os sinais de ponto-e-vírgula isolam orações subordinadas adjetivas explicativas.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência argumentativa, além de se tornar o texto mais claro, ao se inserir a palavra primata logo depois de "bebê" (l.7).
Com referência aos sinais de pontuação utilizados no texto, assinale a opção correta.
As aspas, no segundo parágrafo do texto, indicam o emprego de expressões fora do seu sentido usual.
O travessão empregado no terceiro parágrafo marca o emprego do discurso direto.
No quarto parágrafo, os parênteses isolam as explicações sobre os termos estrangeiros em itálico, podendo ser substituídos por travessões.
Os dois-pontos, após a palavra "Conclusão" (l.27), introduzem a citação textual da fala de outrem.
As duas primeiras vírgulas do último parágrafo isolam o aposto, ou seja, um termo que explica uma palavra ou expressão já mencionada.
Assinale a proposta de alteração dos sinais de pontuação que preserva a coerência e a correção gramatical de trecho do texto.
Substituir o sinal de dois-pontos depois de "igualdade" (l.1) pelo sinal de ponto-e-vírgula.
Inserir uma vírgula depois de "monarcas" (l.6).
Substituir o ponto depois de "servos" (l.10) por vírgula, escrevendo-se "Finalmente" com inicial minúscula.
Retirar a vírgula depois de "igualdade" (l.11).
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das ideias no texto acima.
O pronome "se", tanto em "se acredita" (l.3) como em "tenha-se estabelecido" (l.4), tem função de marcar a indeterminação do sujeito da oração.
Acerca das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
A supressão das vírgulas altera o sentido do trecho "o valor de suas casas, que serviam de garantia para os empréstimos, teria de continuar subindo indefinidamente" (l.12-13).
A substituição de "teria" (l.13) por teriam não altera o sentido nem a adequação gramatical do trecho "o valor de suas casas, que serviam de garantia para os empréstimos, teria de continuar subindo indefinidamente" (l.12-13).
No trecho "culpe os pobres, por terem aspirações além de seu status," (l.16), o uso de culpe-se no lugar de "culpe" manteria a correção gramatical do período.
No trecho "culpe os bancos e os corretores hipotecários que ofereceram crédito barato sem considerar a qualidade de sua garantia — e sem considerar os riscos de longo prazo enfrentados pelos tomadores de empréstimo" (l.19-22), a conjunção "e" empregada após o travessão ordena temporalmente as duas orações introduzidas por "sem", indicando que a não consideração da qualidade da garantia antecede a não consideração dos riscos de longo prazo.
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