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Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens com relação à organização das ideias no texto.
Preservam-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se substituir "ao calado das embarcações" (l.9) por às dimensões das embarcações.
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens de
7 a 12.Preservam-se a coerência entre os argumentos e o respeito às regras gramaticais ao se usar o pronome aqueles em lugar de os, substituindo "aos que" (l.3) por àqueles que.
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
Seria inadequado o emprego do tratamento Sua Excelência em referência ao destinatário da correspondência apresentada.
Instruções para criação e extinção de cargos nas repartições públicas do estado da Paraíba. Com alterações introduzidas pelas resoluções n.º 1.111/2000, 2.222/2000 e 3.333/2000, e pela lei n.º 10.000/2007.
Para que a ementa de resolução acima respeite as normas de redação de documentos oficiais, é necessário
tornar o texto mais claro, usando verbos em lugar de "Instruções" e "alterações", por exemplo.
inserir uma vírgula depois de "cargos" e retirar a vírgula depois de "3.333/2000", para que sejam respeitadas as regras gramaticais.
escrever "estado", "resoluções" e "lei" com iniciais maiúsculas, para atender à padronização e à uniformidade.
conferir ao texto clareza e objetividade, escrevendo o termo "pelas resoluções" no singular.
Com referência às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
Nas linhas 22 e 27, as ocorrências do pronome "ela" retomam "ANAC" (l.14).
Considerando aspectos linguísticos do texto Reparação duas décadas depois, julgue os itens a seguir.
O emprego da vírgula após "latifundiários" (l.3) justifica-se por isolar o termo explicativo.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção incorreta a respeito da função textual das estruturas linguísticas do texto.
No encadeamento dos argumentos do texto, a expressão "essa concepção" (l.5) remete à ideia anterior, de "verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência" (l.4-5).
A expressão "em outras palavras" (l.9) tem a função de introduzir uma explicação ou um esclarecimento sobre como o conceito de 'visão inteligível' (l.9) deve ser compreendido.
O desenvolvimento das ideias do texto mostra que a expressão "gnosiologia" (l.17) deve ser interpretada como sinônimo de 'critério de verdade'(l.16).
Na organização da coesão textual, as duas ocorrências do vocábulo "mais" (l.28 e 29) associam as ideias das orações em que ocorrem às dos parágrafos anteriores, mas sua omissão não prejudicaria a correção ou a coerência textuais.
No que se refere à organização das ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O pronome "isso" (l.11) exerce, na organização dos argumentos do texto, a função coesiva de retomar e resumir o fato de que as "demandas públicas da maior parte da população" (l.8-9) são escolhidas por meio de "formas de participação/representação" (l.10).
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
No termo "em que" (l.4), o uso da preposição antes do pronome relativo é obrigatório devido às relações sintáticas que se estabelecem entre os termos "organização social" (l.3) e "nova confirmação" (l.5).
Com referência ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Preservam-se a correção gramatical do texto e as relações entre os argumentos ao se inserir o sinal indicativo de crase em "a novas" (l.6), escrevendo-se à novas.
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