Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A argumentação do texto mostra que o pronome "ele" (l.14) está flexionado no masculino singular porque retoma "O homem" (l.1).
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 14, o emprego de vírgulas após "qualidade" e "segurança" justifica-se por isolar aposto.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A propósito dos componentes semântico e estilístico do texto, julgue (C ou E) os itens seguintes.
A epígrafe do texto estrutura-se em um jogo de palavras.
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "a fome" (l.5) está entre vírgulas porque funciona, no trecho, como um vocativo.
Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A organização dos argumentos no texto mostra que o pronome "consigo" (l.17) retoma "Quem" (l.11).
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A propósito dos componentes semântico e estilístico do texto, julgue (C ou E) os itens seguintes.
É exemplo de paralelismo sintático o estilo de construção do trecho "você e eu, de um e outro lado das palavras. Eu dou as vozes, você dá a escritura" (l.11).
Julgue os seguintes itens com relação à organização das ideias no texto.
Considerando-se a coerência entre os argumentos apresentados no texto, verifica-se que o adjetivo "existente" (l.16) faz referência a "rentabilidade" (l.15).
Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Os pronomes "lhe" (l.13) e "ele" (l.14) referem-se a "quem padece" (l.13).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo como (l.8) funciona como advérbio e é equivalente a maneira de.
Para descrever a cena do poema, o autor empregou apenas verbos no
passado.
presente.
passado e no futuro.
presente e no futuro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...