Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens de 9 a 15.
O emprego das vírgulas logo após sem fome (l.5) e gostosas (l.14) é facultativo; essas vírgulas poderiam, portanto, ser omitidas sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de aspas nas linhas 5, 10 e 15 indica que os segmentos destacados são reproduções da fala de uma pessoa.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A locução "Apesar dessa" (l.4) estabelece uma relação de
conformidade.
concessão.
conclusão.
explicação.
finalidade.
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Em "se tornaram" (L.15), o "se" indica sujeito indeterminado.Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto acima, elaborado por grupo de alunos do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.
Além da informalidade da linguagem, marcada pelo emprego de gírias, identificam-se, no texto, marcas de subjetividade e características de mais de um gênero textual.
A utilização do verbo na forma reflexiva em "se empregar" (l.18) enfatiza, nesse contexto, o sentido de que os trabalhadores têm liberdade de optar por trabalhar em empresas terceirizadas ou não.
Acerca do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto se, na linha 3, o ponto e vírgula empregado logo após angustiantes fosse substituído por ponto e o termo trata-se fosse iniciado com letra maiúscula.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 14, as vírgulas foram empregadas para isolar aposto.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do fragmento de texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O desenvolvimento da argumentação do texto permite articular os dois períodos sintáticos que constituem o texto com o conectivo Por isso; dessa forma, o segundo período sintático começaria como: Por isso, o que precisamos (...).
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Em se tornaram (l.15), o se indica sujeito indeterminado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...