Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com base na compreensão dos sentidos e na análise da estrutura lingüística do texto acima, que constitui um excerto da fala do narrador-personagem Brás Cubas, julgue os itens de 76 a 86.

Ao inverter a ordem sujeito + verbo, como fez o autor, no início do texto, em “Tinha eu”, obtém-se um efeito de estilo, sem prejuízo da gramaticalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.

II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.

III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.

IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.

V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.

Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.

Estão implícitas, na assertiva V, circunstâncias de tempo e lugar da forma verbal "eram recebidas", mas não estão explícitas as de modo e intensidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às palavras e expressões empregadas no texto, julgue os itens seguintes.

O vocábulo "efetiva" (l.18) foi empregado com o sentido de real, incontestável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego da vírgula logo após "choca" (R.1) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à análise de aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A. Na linha 2, a forma verbal "sente" deveria estar flexionada no plural para concordar com a expressão de sentido plural "um terço dos professores brasileiros".
  • B. A retirada do acento gráfico na forma verbal "É", em "É o que sente um terço dos professores brasileiros" (l.2), não afeta a coerência do texto.
  • C. O pronome "seu", em "seu bem-estar e seu desempenho" (l.4), tem como referente o termo "educadores" (l.1).
  • D. As vírgulas, no primeiro período do segundo parágrafo (l.16-18), são empregadas para isolar termos apositivos.

A respeito das estruturas lingüísticas do texto acima e dos sentidos por ele produzidos, julgue os itens seguintes.

Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto, ao se substituir a expressão verbal "para atender" (l.2) pela equivalente nominal em atendimento, desde que seja retirado o sinal indicativo de crase em "às exigências" (l.2).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes ao emprego do sinal indicativo de crase no texto.

No trecho "O mesmo já não cabe dizer de sua imagem do céu estrelado, que se ajusta a concepções correntes da época" (l.8-10), também seria correto usar crase antes de "concepções".

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos itens a seguir são apresentados atos seguros, que evitam acidentes com eletricidade. Julgue os itens quanto a grafia, pontuação e emprego das classes de palavras e das estruturas gramaticais.

Evite tocar em fios sem saber se ele está ligado na rede elétrica, muito menos se estiverem desencapados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às palavras e expressões empregadas no texto, julgue os itens seguintes.

A expressão "caricaturas de paz" (l.3) poderia ser substituída por representações de paz, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.

O uso do pronome "cujos" (l.2) desrespeita o nível de formalidade do documento e as regras gramaticais do padrão culto da língua; por isso, para manter a clareza e objetividade do texto, respeitando as relações de sentido entre as orações, é recomendável substituir esse pronome por e os.

  • C. Certo
  • E. Errado
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