Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na compreensão dos sentidos e na análise da estrutura lingüística do texto acima, que constitui um excerto da fala do narrador-personagem Brás Cubas, julgue os itens de 76 a 86.
Ao inverter a ordem sujeito + verbo, como fez o autor, no início do texto, em Tinha eu, obtém-se um efeito de estilo, sem prejuízo da gramaticalidade.
I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.
II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.
III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.
IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.
V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.
Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.
Estão implícitas, na assertiva V, circunstâncias de tempo e lugar da forma verbal "eram recebidas", mas não estão explícitas as de modo e intensidade.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às palavras e expressões empregadas no texto, julgue os itens seguintes.
O vocábulo "efetiva" (l
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego da vírgula logo após "choca" (R.1) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
Com relação à análise de aspectos lingüísticos do texto, assinale a opção correta.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto acima e dos sentidos por ele produzidos, julgue os itens seguintes.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical do texto, ao se substituir a expressão verbal "para atender" (l.2) pela equivalente nominal em atendimento, desde que seja retirado o sinal indicativo de crase em "às exigências" (l.2).
Julgue os itens a seguir, referentes ao emprego do sinal indicativo de crase no texto.
No trecho "O mesmo já não cabe dizer de sua imagem do céu estrelado, que se ajusta a concepções correntes da época" (l.8-10), também seria correto usar crase antes de "concepções".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir são apresentados atos seguros, que evitam acidentes com eletricidade. Julgue os itens quanto a grafia, pontuação e emprego das classes de palavras e das estruturas gramaticais.
Evite tocar em fios sem saber se ele está ligado na rede elétrica, muito menos se estiverem desencapados.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às palavras e expressões empregadas no texto, julgue os itens seguintes.
A expressão "caricaturas de paz" (l
.3) poderia ser substituída por representações de paz, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
A partir do exemplo acima, julgue os itens que se seguem, a respeito da elaboração de documentos oficiais.
O uso do pronome "cujos" (l.2) desrespeita o nível de formalidade do documento e as regras gramaticais do padrão culto da língua; por isso, para manter a clareza e objetividade do texto, respeitando as relações de sentido entre as orações, é recomendável substituir esse pronome por e os.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...