Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.

No trecho "tão esbofeteado pela vida" (l.14-15), o termo "pela vida" exprime, na construção passiva, quem pratica a ação verbal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na lenda apresentada no texto ao lado, julgue os itens que se seguem.

A palavra "paradisíaca" (l.7) está relacionada à idéia de paraíso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes às estruturas lingüísticas do texto acima.

As duas ocorrências da preposição "de" em "de que" (l.9-10) mostram o início de orações que complementam o termo "idéia" (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das funções dos parênteses é a de

  • A.

    separar os diversos itens de uma enumeração.

  • B.

    imprimir a um texto um tom coloquial.

  • C.

    indicar que termos foram deslocados na oração.

  • D.

    isolar explicações, indicações ou comentários em geral.

  • E.

    caracterizar um texto como essencialmente didático.

Em relação à morfossintaxe e à semântica do verso “Contas redondas de ouro no pescoço”, julgue os itens a seguir.

A expressão “no pescoço” é locução adverbial. Indica o lugar em que estava o colar de contas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito de redações alternativas para termos e estruturas lingüísticas do texto acima.

O sentido impessoal do verbo haver permite que a afirmação generalizada "Mas há também outra complexidade que provém" (l.4-5) seja substituída por uma frase nominal no plural: Mas também outras necessidades provém.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos conceitos e tipos de gramática, assinale a opção correta.

  • A.

    Gramática diz respeito aos aspectos estruturais de uma língua, mas não aos diversos usos (padrão ou não-padrão) que se pode fazer da língua.

  • B.

    O conceito de gramática adotado em uma escola se reflete nas orientações pedagógicas e na concepção do papel da língua na sociedade.

  • C.

    As gramáticas normativas se distinguem das descritivas pelo fato de que as primeiras se preocupam em analisar as diversas variedades do português falado.

  • D.

    Por gramática internalizada entende-se o conjunto de regras que o falante passa a dominar após um período de, aproximadamente, 10 anos de escolarização.

Julgue os itens subseqüentes, que dizem respeito à compreensão e aos aspectos lingüísticos do texto I. O segundo aparecimento do artigo os no título do texto se relaciona ao fato de ocorrer uma elipse da expressão nominal pit bulls antes do termo ‘do mal’.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência de análise o texto acima, produzido, em sala de aula, por aluno da 8. a série do ensino fundamental, julgue os itens de 80 a 86.

São representações gráficas de um único fonema as letras c, em "ociosidade", s, em "conseguir", ç, em "açúcar", assim como o dígrafo ss, em "fossa".

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação ao texto, julgue os itens de 6 a 15 quanto aos sentidos, aos aspectos lingüísticos do texto e a correspondências oficiais.

O conectivo "de modo a" (l.47) pode ser substituído por a despeito de sem que haja alteração no significado original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...