Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

No texto II, em "nunca se furtou ao corpo-a-corpo com seus leitores" (R.21-22), o termo grifado está empregado na mesma acepção que em

  • A. Os meninos não se negaram ao corpo-a-corpo com seus adversários, mas saíram arranhados e com as roupas rasgadas.
  • B. Os advogados negaram-se ao corpo-a-corpo sobre o caso antes que o julgamento se iniciasse.
  • C. Só no corpo-a-corpo com o animal, o caçador percebeu que estava sem sua arma.
  • D. A maioria dos lutadores aplica o corpo-a-corpo com freqüência nos ringues.
  • E. Os passageiros do ônibus chegaram ao corpo-a-corpo depois da disputa pelo melhor assento.

Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Mantendo-se as idéias originalmente expressas no texto, assim como a sua correção gramatical, o complemento da forma verbal "visam" (l.8) poderia ser introduzido pela preposição a: ao controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando como base o poema de Drummond acima reproduzido, assinale a opção correta a respeito do pensamento atual sobre ensino de língua.

  • A.

    Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.

  • B.

    Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.

  • C.

    O trecho "ele é quem sabe" (v.8) faz referência à idéia, comum nas discussões recentes sobre ensino de língua, de que o professor deve ter uma atitude autoritária ao tratar da norma culta.

  • D.

    O verso que encerra o poema resume o problema do ensino de gramática para falantes nativos: de um lado, está a gramática com que se come, briga, namora; de outro, a que se aprende na escola.

Com base nas idéias apresentadas no texto acima e nos princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, julgue os itens de 100 a 109.

No desenvolvimento das habilidades de produção escrita, deve-se considerar que a oralidade é o universo de referência da escrita, entretanto não se pode entender a escrita como uma simples transposição da fala, isto é, a escrita não fixa a linguagem oral, ela a transforma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Preservam-se a coerência da argumentação e a correção gramatical, com a vantagem de deixar mais claras as relações semânticas do texto, ao se substituir "se estruture principalmente no" (l.6) por estruture principalmente o.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.

A melhoria de nossa produção de estatísticas e a evolução acadêmica da capacidade dos técnicos brasileiros de interpretá-los não tem deixado faltar munição a planejadores, a autoridades e à todas as pessoas de responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às estruturas lingüísticas e elementos semânticos do texto, julgue os itens de 100 a 105.

105 Quanto às classes gramaticais, o verso “Largos, pranchados, reumáticos” é formado de três adjetivos, todos flexionados no masculino plural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 1 a 8, relativos à organização das idéias do texto acima.

A retirada da forma verbal "ocorrido" (l.17) preserva a correção gramatical e as relações de sentido da argumentação do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No tocante ao ensino de língua portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamenta

  • A.

    privilegiam o ensino de gramática, reconhecendo a língua como um conjunto de estruturas abstratas, cuja análise deve ser dissociada dos elementos de significado.

  • B.

    articulam os conceitos de gêneros discursivos e tipologias textuais, possibilitando uma outra forma de trabalho com a língua e a literatura.

  • C.

    adotam equivocadamente o conceito bakhtiniano de enunciado, sugerindo que o trabalho com a língua seja desvinculado de uma perspectiva interacionista.

  • D.

    consideram impossível que um mesmo texto possa pertencer a gêneros diferentes, quando alteradas as suas condições de produção, recepção e circulação.

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Em "consumi-los" (l.4), o pronome "-los" refere-se ao antecedente "medicamentos" (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...