Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No texto II, em "nunca se furtou ao corpo-a-corpo com seus leitores" (R.21-22), o termo grifado está empregado na mesma acepção que em
Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Mantendo-se as idéias originalmente expressas no texto, assim como a sua correção gramatical, o complemento da forma verbal "visam" (l.8) poderia ser introduzido pela preposição a: ao controle.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Tomando como base o poema de Drummond acima reproduzido, assinale a opção correta a respeito do pensamento atual sobre ensino de língua.
Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.
Na primeira estrofe, o poeta faz uma alusão ao fato de existirem línguas mais fáceis que outras, o que pode tornar os falantes, de certa forma, ignorantes em sua própria língua, como reforça o verso 10.
O trecho "ele é quem sabe" (v.8) faz referência à idéia, comum nas discussões recentes sobre ensino de língua, de que o professor deve ter uma atitude autoritária ao tratar da norma culta.
O verso que encerra o poema resume o problema do ensino de gramática para falantes nativos: de um lado, está a gramática com que se come, briga, namora; de outro, a que se aprende na escola.
Com base nas idéias apresentadas no texto acima e nos princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, julgue os itens de 100 a 109.
No desenvolvimento das habilidades de produção escrita, deve-se considerar que a oralidade é o universo de referência da escrita, entretanto não se pode entender a escrita como uma simples transposição da fala, isto é, a escrita não fixa a linguagem oral, ela a transforma.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a coerência da argumentação e a correção gramatical, com a vantagem de deixar mais claras as relações semânticas do texto, ao se substituir "se estruture principalmente no" (l.6) por estruture principalmente o.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
A melhoria de nossa produção de estatísticas e a evolução acadêmica da capacidade dos técnicos brasileiros de interpretá-los não tem deixado faltar munição a planejadores, a autoridades e à todas as pessoas de responsabilidade.
Em relação às estruturas lingüísticas e elementos semânticos do texto, julgue os itens de 100 a 105.
105 Quanto às classes gramaticais, o verso Largos, pranchados, reumáticos é formado de três adjetivos, todos flexionados no masculino plural.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 1 a 8, relativos à organização das idéias do texto acima.
A retirada da forma verbal "ocorrido" (l.17) preserva a correção gramatical e as relações de sentido da argumentação do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No tocante ao ensino de língua portuguesa, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamenta
privilegiam o ensino de gramática, reconhecendo a língua como um conjunto de estruturas abstratas, cuja análise deve ser dissociada dos elementos de significado.
articulam os conceitos de gêneros discursivos e tipologias textuais, possibilitando uma outra forma de trabalho com a língua e a literatura.
adotam equivocadamente o conceito bakhtiniano de enunciado, sugerindo que o trabalho com a língua seja desvinculado de uma perspectiva interacionista.
consideram impossível que um mesmo texto possa pertencer a gêneros diferentes, quando alteradas as suas condições de produção, recepção e circulação.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "consumi-los" (l
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...