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Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das estruturas lingüísticas no texto.
Na linha 2, preserva-se a coerência da argumentação ao se empregar a forma substantiva obstáculos em lugar de um obstáculo; mas, para que a correção gramatical também seja preservada, será necessário mudar formidável para formidáveis, existe para existem e funciona (l.3) para funcionam.
Julgue os itens a seguir quanto à grafia das palavras.
I expansão – ascensão – pretensão
II discurso – sensível – consensual
III agressivo – submisso – excessivo
IV catequese – metamorfose – maisena
V absorção – execução – isenção
VI abstenção – detenção – retenção
Assinale a opção correta.
Em todos os itens, a grafia das palavras está correta.
Nos itens pares, há, ao menos, uma palavra com a grafia errada.
Nos itens ímpares, há, ao menos, uma palavra com a grafia errada.
Em todos os itens, há, ao menos, uma palavra com a grafia errada.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preserva-se a coerência textual e respeitam-se as regras gramaticais do padrão culto ao se substituir são (l.11) por está nas.
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
Grafam-se como discuti-lo as seguintes formas pronominais de verbos da terceira conjugação: persegui-lo, instrui-lo, destrui-lo.
Assinale a opção em que a assertiva apresenta erro gramatical.
Os professores pouco lêem. Apenas têm acesso aos livros de sua área de conhecimento.
Raras visitas mensais o professor faz às livrarias, às bibliotecas.
Exíguos livros o professor tem condições de adquirir, visando o incremento do ensino e o seu crescimento como indivíduo.
Nunca lhes sobra tempo e oportunidade para busca de textos. Os impecilhos sequer deixam espaço para pesquizas.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
Mantêm-se as relações semânticas entre os argumentos do texto ao se substituir o sinal de dois-pontos depois de reversível (l.15) pela conjunção pois, precedida e seguida de vírgula.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias no texto acima.
A conjunção como (l.10) tem a função de introduzir uma comparação entre os seres que compõem a Amazônia e as células do corpo humano.
Com base nesse texto, julgue os próximos itens.
No trecho "ao ser informado pelo juiz de que uma audiência fora adiada" (L.5-6), a supressão da preposição "de" acarretaria erro gramatical.
Entre as opções abaixo, que, em seu conjunto, constituem um texto, assinale a que apresenta erro gramatical.
A história registra muitas questões insolúveis, do mesmo modo que temas controversos. Não seria o caso de tentar inventariá-los.
De todos os modos, há circunstâncias que não podem deixar de ser referidas por sua relevância. A principal controvérsia diz respeito ao papel dos jesuítas.
Varnhagen afirmou que "justo é reconhecer que a Ordem prestou ao Brasil alguns serviços, bem como, por outro lado, parcialismo ou demência seria negar, quando os fatos evidenciam que, por vezes, pela ambição e orgulho de seus membros, chegou à provocar no país não poucos distúrbios."
O desdobramento dessa hostilidade seria a expulsão dos jesuítas de nosso país, não se podendo perder de vista que o fenômeno ocorreu em outras nações, culminando com a própria extinção da Ordem, determinada pelo Vaticano.
A respeito das estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Na linha 8, o artigo presente em uma área urbana pode ser retirado sem que ocorra erro de construção da frase.
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