Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O texto, O Brasil vai para o espaço, servirá de apoio para as questões 1 a 6.
"A comunidade científica, no entanto, consegue também enxergar benefícios na viagem, e há até quem compare nosso primeiro explorador do espaço ao pioneiro da aviação, Alberto Santos Dumont." O termo destacado poderia ser substituído, sem alteração do significado geral do texto como um todo por
além disso.
casualmente.
depois disso.
entretanto.
por acaso.
Assinale a alternativa cuja regência verbal esteja de acordo com a norma culta.
A notícia não agradou a oposição nem a situação.
As dublagens são péssimas, por isso detesto assistir filmes nos canais de televisão convencionais.
Qualquer mortal aspira a imortalidade dos deuses.
A peça teatral, Chanel, está com uma montagem linda, estrelada pela atriz Marília Pêra, mas ainda não consegui assisti-la.
Todos visam ao poder, embora saibam que ele corrompe.
Texto de apoio para a questão 9.
De acordo com as regras de pontuação, assinale a alternativa em que os termos destacados estejam corretamente justificados:
I. O cliente Gercino Machado Parreira, presidente de uma entidade associativa em Palmas (TO), afirmou que a ofensa lhe trouxe graves problemas, porque é conhecido na cidade.
II. Sustentou, ainda, que o valor da indenização foi excessivo.
III. O ministro Jorge Scartezzini, relator do caso, entendeu que o valor da indenização foi realmente excessivo e o reduziu para R$ 6 mil.
I- aposto; II- oração intercalada; III- vocativo
I-vocativo; II- palavra interpositiva; III- vocativo
I- aposto; II- palavra interpositiva; III- aposto
I-vocativo; II- oração intercalada; III- aposto
I- aposto; II- enumeração; III- vocativo
Análise da foto do satélite Nova frente fria avança rapidamente pelo país e se associa às áreas de instabilidade que estão sobre o Sudeste e o Centro- Oeste, causando chuva moderada a forte no centro-norte do MS, sul do MT, centro-sul de GO, centro-norte e leste de SP e Triângulo Mineiro; chuviscos isolados no centro-leste de SC, leste do PR, Sudeste e Centro-Oeste (exceto no norte de MG e ES), a nebulosidade fica variável. A TRIBUNA/ Santos, QUARTA-FEIRA, 4 de janeiro de 2006.
Assinale a alternativa cujo verbo grifado apresente a mesma regência verbal do verbo associar no trecho acima:
Júlia entrou na sala afobada.
Marcelo foi à praia.
Entregamos o presente ao chefe.
Júlio necessita de muita atenção.
Cris come demasiadamente.
Assinale a alternativa em que o tempo e o modo do verbo grifado estejam classificados incorretamente.
Pochmann diz que sua equipe na Secretaria já fez várias propostas ao governo federal, sem obter resposta. (pretérito imperfeito do
Pochmann diz que sua equipe na Secretaria já fez várias propostas ao governo federal, sem obter resposta, como uma bolsa para que os jovens continuem estudando, a criação de frentes de trabalho e a sobretaxa das horas extras para desestimular o uso deste recurso, que acaba inibindo a contratação de novos empregados. (gerúndio)
"Se tivermos essas três coisas, podemos ter perspectivas de dias melhores pela frente. Mas é preciso fazer os três", diz. (futuro do subjuntivo)
O presidente da CUT, Luiz Marinho, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira, um projeto de frentes de trabalho para reduzir o desemprego no curto prazo, mas não saiu do Planalto com uma resposta positiva. (pretérito perfeito do indicativo)
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Preencha as lacunas obedecendo às regras de norma culta. Não me lembrava mais _______ Juca morava e nem o __________ dessa minha recordação naquele momento. Talvez ele ainda morasse _____ rua dos Cataventos. Só sei que ____ mais de vinte anos não nos vemos. È difícil, para ____, compreender as razões que nos separaram.
aonde/ por que/ à/ há/ eu
aonde/ porquê/ à/ a/ mim
onde/ por quê/ à/ a/ eu
onde/ porquê/ na / há/ mim
onde/ porque/ na/ há/ mim
Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do pronome de tratamento:
─ Sua Alteza deseja recolher-se aos seus aposentos? (camareira do palácio dirigindo-se a uma princesa)
─ Vossa Reverendíssima, o sacerdote de Praga, acaba de chegar e aguarda-o em seu gabinete. (Secretária do governador do Estado prestando-lhe uma informação)
Vossa Senhoria está alterada. (Diretor de Escola dirigindo-se a um pai de aluno)
Sua Magnificência, o Papa João XXIII, foi considerado um Santo. (Palestrante falando sobre o Papa durante uma apresentação)
Sua Majestade, a princesa Caroline de Mônaco, casou-se pela terceira vez. (Notícia de jornal)
Em todas as alternativas, a expressão destacada pode ser substituída pelo pronome lhe, exceto em:
Diremos a Jorge que seu pedido foi atendido.
A agressão foi destinada a Wagner, mas ele não percebeu
Janaína recomendou a Daniel que chegasse cedo.
Marisa viu de longe a Silvana.
Paulo prometeu a Maria que jamais a trairia.
Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.
Observei o aluno que dirigia-se ao pátio.
Quanto me pagará pela tradução do livro?
Ouvindo-o cantarolar reconheci sua voz imediatamente.
Encontrar-me-iam, caso minha presença à reunião fosse imprescindível.
Convém contar-lhe toda a verdade.
"Falar é completamente fácil..."
"Assinale a alternativa em que o termo destacado tenha a mesma função sintática do termo grifado no período acima.
Sueli comprou um lindo lençol de linho.
Márcio adora ser notado.
Verônica deu um belo presente a seu chefe.
Marcelo tornou-se um grande companheiro.
O apelo foi ouvido por todos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...