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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quinto parágrafo do texto acima, levando- se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
a oração "sejamos francos", no primeiro período, está entre parênteses para isolar do texto uma opinião pessoal do autor que não guarda relação lógica ou semântica com as informações apresentadas no texto.
no segundo período, os termos "muito convencional, muito apegado a formalismos" expressam as causas, segundo o autor, de Machado de Assis ser "tão ridículo e mesmo tão mesquinho quanto qualquer presidente de Academia".
no terceiro período, a expressão "devido a certa timidez" pode ser substituída por "devido à certa timidez", sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
se o substantivo "beneplácito", no quarto período, for flexionado no plural, o fragmento modificado será "e como dependia dele em grande parte os beneplácitos para os membros novos...".
a utilização do travessão, no quarto período, é obrigatória, já que o termo "motivos" é aposto que se refere às orações antecedentes: "porque lhe era dedicado e ele o estimava".
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o fragmento "...só porque lhe era dedicado e ele o estimava –, motivos que o levaram a dar ingresso alguns anos depois a Mário de Alencar...", localizado no quarto período, do quinto parágrafo, pode-se afirmar, segundo a gramática normativa, que
o pronome "lhe", em posição proclítica por ter sido atraído pela conjunção subordinativa "porque", refere-se a "Carlos Magalhães de Azeredo".
o verbo "ser", na primeira oração do fragmento em destaque, foi flexionado na terceira pessoa do singular por referir-se essa ação a Machado de Assis.
os pronomes "ele" e "o", na segunda oração do fragmento em destaque, referem-se, respectivamente, a Carlos Magalhães de Azeredo e Machado de Assis.
os pronomes "que" e "o", no trecho posterior ao travessão, referem-se, respectivamente, ao antecedente "motivos" e a "Machado de Assis."
o verbo "dar", na última oração do trecho, poderia estar flexionado no plural, porque seu sujeito é idêntico ao do verbo "levar", da oração anterior.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 15 a 18.
Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período, seria correto gramaticalmente o uso de uma vírgula depois do pronome indefinido "algo".
no primeiro período, a expressão "ao", na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários" pode ser substituída, sem prejuízo semântico para o texto, por "a".
na oração "ao se iniciarem nos cursos universitários", a supressão da preposição "em" implicaria mudança de sentido, mas não exigiria outras alterações na frase.
no segundo período, os termos "acordo maior", "ponto de vista comum" e "continuidade" fazem referência à pluralidade dos discursos defendida pelo autor.
no trecho "o que eu falo e penso", do segundo período, a utilização da primeira pessoa do singular refere-se diretamente ao autor do texto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 15 a 18.
Sobre o quinto período do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no trecho "referências a outros textos", a substituição da palavra "textos" por "fontes" implicaria uso do acento grave: "referências à outras fontes".
as ocorrências da palavra "mesmo", nos trechos "mesmo no último ano de curso" e "nem mesmo entre a diversidade dos discursos dos outros", têm o mesmo valor semântico.
afirma-se que o desenvolvimento do trabalho científico é árduo para os universitários porque eles entendem que não existe continuidade entre o que falam e o que os outros falam.
a utilização da palavra "mesmo", no trecho "mesmo no último ano de curso", permite afirmar que o autor parte do pressuposto de que os alunos do último ano do curso não deveriam considerar árdua a utilização de citações.
o termo "frescuras" foi utilizado entre parênteses para marcar a informalidade característica dessa palavra no contexto em que se insere e para reproduzir o ponto de vista do autor a respeito das citações e notas de rodapé.
Leia cada uma das cinco diferentes propostas de redação e assinale a alternativa que corresponda à melhor redação, considerando correção, clareza e concisão.
Ainda que me obriguem não irei, pois, tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem, não irei, pois: tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem, não irei, pois tenho compromissos importantes.
Ainda que me obriguem: não irei pois tenho compromissos, importantes.
Ainda que me obriguem não irei pois tenho compromissos importantes.
O texto, Ronald McDonald é expulso de hospital na Escócia, servirá de apoio para as questões 7 e 8.
No texto, algumas palavras estão destacadas e numeradas. Identifique as que são classificadas como pronome relativo.
1 e 4
2, 3 e 4
1 e 3
2 e 4
1, 2 e 3
Erro milionário de digitação derruba presidente da Bolsa de Tóquio Terça, 20 de Dezembro de 2005, 6h54 Fonte: AFP
O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).
Assinale a alternativa incorreta quanto à sintaxe do termo grifado no período:
O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira. (objeto direto)
O erro provocou o caos no mercado de Tóquio. (adjunto adverbial)
A saída de Tsurushima já era esperada. (núcleo do sujeito)
operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa. (adjunto adverbial)
Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. (núcleo do objeto direto)
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços no período abaixo. Quando ___ dez dias comunicou ___ ela que iria ___ França para concluir seu mestrado, pôs-se ___ chorar.
a/ a/ a/ a
há/ a/ à/ a
há/ à/ à/ a
a/ à/ a/ à
há/ a/ a/ à
Assinale a alternativa incorreta quanto às afirmações:
Paráfrase não é sinônimo de resumo.
O resumo privilegia a síntese de um texto.
Tanto a paráfrase quanto o resumo devem ser menores do que o texto original.
Paráfrase é a tradução, a confirmação das idéias originais de um texto.ou de uma obra.
O autor da paráfrase deve seguir os passos do texto original.
Para responder as questões 19 e 20, leia o texto a seguir, um fragmento de "memorial de Aires", de Machado de Assis, em que o narrador, o Conselho Aires, relata, em dois fragmentos, acontecimentos referentes à abolição da escravidão:
Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no período "Dizem que em poucos dias será lei", pode-se substituir, sem prejuízo semântico, a forma verbal "dizem" por "diz- se", apesar das diferenças sintáticas das duas construções.
o segundo período do dia 13 de maio corresponde, semanticamente, a "Confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente, porque nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição".
no terceiro período do primeiro parágrafo do dia 13 de maio, o pronome relativo "onde" poderia ter sido preposicionado, assumindo a forma "aonde", graças à regência do verbo da oração adjetiva.
no quarto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, nos termos "a ele" e "aos outros", as duas ocorrências da preposição "a" são obrigatórias, já que esse fenômeno se deve à regência do verbo "deixar".
no quinto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, os verbos "dizer" e "fazer" foram flexionados na terceira pessoa do plural pelo mesmo motivo.
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