Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A análise morfossintática do termo grifado está correta em todas as alternativas, exceto em:
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. (sujeito paciente)
Ou ter coragem pra fazer. (objeto direto)
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo. (adjunto adverbial)
Sinceramente, por inteiro. (adjuntos adverbiais)
Saber que se é realmente amado. (oração subordinada adjetiva)
Em todas as alternativas, a expressão destacada pode ser substituída pelo pronome lhe, exceto em:
Pagaremos a Marcos o restante da dívida.
A mensagem foi encaminhada a Wagner, mas ele não a leu.
Pedimos a Carlos que viesse o mais depressa possível.
Vimos a Regina de longe e gritamos seu nome.
Paulo prometeu a Maria que jamais a trairia.
Assinale a alternativa incorreta, de acordo com as regras de concordância nominal.
Manifestaram profunda tristeza e pesar.
É necessário cautela! Não entre antes de ter certeza de que os cães estão presos.
Possuía poder e coragem moderada.
Qualquer viagem, nesta época, está custando caro.
Apresentava razões bastante para defender seu ponto de vista.
O termo grifado, no trecho abaixo, tem a função sintática de: O sociólogo José Pastore, especialista em relações do trabalho, cita o crescimento econômico sustentado, uma educação de boa qualidade e a modernização da legislação trabalhista como três fatores fundamentais para reverter o quadro de desemprego. "Se tivermos essas três coisas, podemos ter perspectivas de dias melhores pela frente. Mas é preciso fazer os três", diz.
Objeto direto
aposto
sujeito
vocativo
adjunto adnominal
O texto, O Brasil vai para o espaço, servirá de apoio para as questões 1 a 6.
"Os experimentos que Pontes pretende realizar no espaço sideral – e que confeririam à missão um caráter de pesquisa e inovação científica são questionáveis." Assinale a alternativa em que a justificativa do emprego da crase é a mesma do exemplo do período acima.
A Rússia estava à procura de um cientista brasileiro.
Minha tia é apaixonada por mobiliários à Luís XV.
Às vezes, precisamos ser duros com os adolescentes.
Entregaram à secretária a medalha de grande dedicação.
À chegada dos heróis, todos aplaudiram.
Passando a oração abaixo para a voz passiva, assinale a alternativa que obedece à norma culta: O Brasil gastará, aproximadamente, doze milhões de dólares.
Aproximadamente, doze milhões de dólares terão de ser gastos pelo Brasil.
Gastar-se-á, aproximadamente, doze milhões de dólares.
Gastar-se-ão, aproximadamente, doze milhões de dólares.
Aproximadamente, doze milhões de dólares será gasto.
Gastarão-se, aproximadamente, doze milhões de dólares.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
é possível a flexão do termo "percepção" no plural, sem que seja necessária a flexão do verbo "crescer", já que este está anteposto àquele, que cumpre a função de sujeito.
no trecho "...a percepção de que a abordagem meramente proibicionista...", é dispensável o uso da preposição "de", que cumpre no texto função meramente enfática.
no primeiro período, dispensando alterações em outros termos, a conjunção concessiva "embora" pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por "posto que".
segundo o autor, as opiniões dos especialistas e a recorrência das discussões a respeito da descriminalização são suficientes para defender as idéias de Milton Friedman.
localizadas no mesmo período, as palavras "rubricas" e "filosófica" têm a mesma tonicidade, isto é, são proparoxítonas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o segundo e terceiro parágrafos do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período do segundo parágrafo, a oração "que estudaram Machado de Assis" deve ser isolada por vírgulas.
no segundo período do segundo parágrafo, a expressão "este ponto de vista" refere-se à hipótese de que Machado de Assis não tenha padecido de tormentos sociais e individuais.
no primeiro período do terceiro parágrafo, a palavra "nem" pode ser substituída, sem que haja necessidade de alterações na estrutura da frase ou na ordem das palavras, por "e não".
no segundo e terceiro períodos do terceiro parágrafo, o fato de "mestiços" e "homens" estarem flexionados no plural e não serem precedidos por artigo decorre da intenção de generalizar o significado desses substantivos.
no terceiro período do terceiro parágrafo, as orações reduzidas de gerúndio isoladas por vírgula têm valor causal.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o terceiro parágrafo do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no quarto período, as vírgulas que isolam a conjunção "portanto" são dispensáveis, já que esse termo, na frase, serve apenas para enfatizar o imperativo negativo de "exagerar".
o verbo "convir", no quinto período, está na terceira pessoa do plural por concordar com o termo "o tema do gênio versus destino".
no sexto período, a vírgula que antecede a oração "a sua carreira foi plácida" pode ser trocada, sem prejuízo semântico para o texto, por dois pontos.
o pronome possessivo "sua", no quinto período, faz referência aos "homens que acabaram recebendo títulos de nobreza e carregando pastas ministeriais".
as palavras "tipógrafo", "repórter" e "funcionário", no sexto período, inserem-se numa progressão semântica e são acentuadas pelo mesmo motivo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período, as orações "foi admirado e apoiado desde cedo" e "era considerado o maior escritor do país" estão na voz passiva analítica, ainda que não se revele o agente da passiva.
no primeiro período, nas orações "foi admirado e apoiado desde cedo", as formas analíticas podem ser substituídas, mantendo- se o sentido do texto, pelas formas sintéticas "admirou-se e apoiou-se desde cedo".
no primeiro período, o verbo "conhecer" deveria ter sido flexionado no plural, já que o sujeito da oração é composto de dois núcleos "romancista" e "poeta".
no último período, a palavra "já" tem o mesmo valor semântico que na frase "Os alunos mais velhos ocupavam-se de ciências humanas, exatas e biológicas; já os mais novos passavam o dia a brincar".
no último período, a palavra "então" poderia ser substituída, sem prejuízo semântico, pela conjunção conclusiva "portanto", por iniciar as conclusões acerca do que se afirmou a respeito da carreira de Machado de Assis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...