Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às concordâncias e regências verbal e nominal, analise as assertivas abaixo.
I. A entrada é proibida para crianças menor de 12 anos.
II. Após tantos anos, Luiza se esqueceu da terra natal.
III. Os alunos pediram licença para ir no banheiro.
IV. A paisagem desta janela mostra o que há em minha alma.
É correto o que está contido em
I e II, apenas.
III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância verbal, assinale a alternativa incorreta.
O consumo caseiro do medicamento e sua utilização está permitida desde 2009.
Ainda que chegue tarde, irei à festa em sua casa.
Verde e roxo são as cores que Lúcia e Rodolfo mais gostam.
Espero que a peça que assistiremos esta semana não esteja tão cara quanto a última.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
Fui eu que pagou as contas de luz do mês passado.
Maria ou Eduardo serão o correspondente da imprensa naquele país.
Foi momentos horríveis dos quais não gosto de me lembrar.
Deverão haver mais encontros de ex-alunos nas escolas estaduais.
Eram 23 de março quando deixei a cidade maravilhosa rumo à cidade de São Paulo.
Quanto aos verbos, assinale a alternativa correta.
Durante a especulação, a testemunha manteu sua palavra.
Eu intermedio a situação para que os dois lados cheguem a um consenso.
Haviam muitas pessoas fora do estádio de futebol, pois estavam sem ingresso.
Atualmente, ir ao Egito não é de seu agrado, mas se fosse adolescente, ele quereria.
Se ele intervisse, todos ficariam mais tranquilos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Leia o trecho abaixo sobre a definição de texto e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O texto é uma ocorrência linguística, que tem um sentido _______________, dotada de certas formalidades que lhe permitem estabelecer uma comunicação entre o seu produtor e o destinatário. A sua _______________ é essa, ou seja, estabelecer uma comunicação entre estes dois ______________________. São muitos os gêneros de textos: carta, resumo, biografia, receita de bolo, lista telefônica, notícia jornalística, editorial, romance, ficção etc.vago/ característica/ mundos
completo/ função/ sujeitos
completo/ base/ mundos
vago/ base/ movimentos
Em relação aos pronomes, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Não houve nada entre mim e você. ( ) As dentistas pediram para mim fazer o relatório. ( ) Quero ir contigo ao evento para lhe dar boas-vindas.F/ V/ V
V/ F/ F
V/ F/ V
F/ F/ V
Leia as orações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
1. Não se __________ e contou a surpresa para o aniversariante.
2. O chefe __________ na discussão dos colegas de departamento.
3. Se eu quisesse desta forma, eu mesma __________ feito.
4. Depois de muita balburdia, a mulher __________ seus pertences.
conteu/ interviu/ tinha/ reaveu
conteve/ interviu/ tinha/ reaviu
conteve/ interveio/ teria/ reouve
conteve/ interveio/ teria/ reaveu
De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa em que o verbo entre parêntesis deverá ser corretamente flexionado em uma forma do plural.
Não se ___________ (conferir) somente aos alunos, mas também aos pais e professores, a responsabilidade pelos estudos.
A situação que ___________ (inspirar) a diretora da Fundação Pensamento Digital, Marta Voeclker, a inserir computador, laptop ou tablet nas escolas foi a inclusão digital.
______________ (cometer-se) devido à falta de recursos financeiros destinados à educação os quais foram, emergencialmente, transferidos para a saúde, as mesmas atitudes de prorrogar a compra de equipamentos.
Espera-se que ________________ (se espelhar) nos conceitos estruturantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação das escolas públicas.
A concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa incorreta em relação à concordância verbal.
São brilhantes, pelos trabalhos feitos nas comunidades carentes, os contadores de histórias.
Quem redigiu o trabalho, cuja proposta foi entregue no início do ano, fomos nós.
Quantos de vós, depois de formados, ireis à colação de grau?
Um grupo de músicos, orientado pelo maestro João Carlos Martins, foi o responsável pela formação dos jovens violinistas da escola municipal de Campinas.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.
Ao final dos itens de 1 a 3, as ocorrências do ponto e vírgula poderiam ser substituídas, sem que ocorresse erro gramatical, alteração de sentido ou prejuízo à coesão e à coerência do texto, por pontos finais, desde que fossem feitos os devidos ajustes nas letras minúsculas dos vocábulos que iniciam cada um dos itens.
O trecho para fins de concessão do Incentivo à Qualificação, retirado do item 2, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical, alteração de sentido ou prejuízo à coesão e à coerência do texto, da seguinte maneira: para concessão do Incentivo à Qualificação.
No trecho: Uma vez publicado o ato de enquadramento, caberá à Advocacia Geral da União efetuar os ajustes sistêmicos, do último parágrafo, o termo destacado tem valor causal, e pode ser substituído, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido, por Uma vez que foi publicado o ato de enquadramento.
No trecho: caberá à Advocacia Geral da União efetuar os ajustes sistêmicos necessários à sua implementação no sistema SIAPE., do último parágrafo, é proibida a supressão do acento grave no termo destacado, devido à regência nominal e ao uso do artigo definido em expressão que contém pronome possessivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...