Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à regência verbal.

  • A.

    Foram no dentista esta manhã.

  • B.

    O exame consistia na radiografia.

  • C.

    Agradeceu aos presentes na palestra.

  • D.

    Perdoou o equívoco cometido pelos alunos.

Assinale a alternativa correta em relação à ortografia.

  • A.

    Após a cirurgia para a retirada do tumor, a paciente deverá realizar outra, para colocação de encherto.

  • B.

    A educação inclusiva objetiva atender principalmente às famílias de crianças exepcionais.

  • C.

    José viria hoje, porém, houve um impecilho.

  • D.

    Comprei uma coleção literária lançada em vários fascículos.

Analise as palavras abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

suce__ão/ pr__vilégio/ coali__ão/ pun__ente

  • A.

    ç/ i/ z/ g

  • B.

    ss/ i/ z/ g

  • C.

    ss/ e/ s/ j

  • D.

    s/ e/ s/ j

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, no que concerne à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Fizeram bastantes questionamentos acerca do novo sistema implantado na empresa.

  • B.

    Declaro ter recebido incluso a carta de recomendação do candidato à vaga de vigilante.

  • C.

    Nós fazíamos trabalhos os mais detalhados possíveis.

  • D.

    É necessária uma boa preparação para acertar as questões da prova deste cargo.

  • E.

    Eles mesmos organizaram a festa de formatura.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na expressão: “a formação continuada de seus profissionais” (1º parágrafo), o substantivo destacado expressa ação cujo agente é o termo precedido da preposição “de”.

  • B.

    As palavras “país” (1º parágrafo), “aí” (2º parágrafo), pífio (2º parágrafo) e “espontaneístas” (3º parágrafo) foram acentuadas pelo mesmo motivo.

  • C.

    Na oração: “Suprimi-las de vez do horizonte”, é facultado o uso do acento agudo na última sílaba da palavra destacada.

  • D.

    Na expressão: “a salvação da lavoura pedagógica”, do 1º parágrafo, o substantivo destacado expressa ação cujo agente é o termo precedido da preposição “de”.

De acordo com a norma culta, a mistura das pessoas do discurso em um texto, muitas vezes, demonstra a incapacidade do interlocutor em concordá-las de forma coerente e coesa. Algumas vezes, entretanto, a mistura evidencia o respeito à variante linguística como na propaganda de medicamentos genéricos, contratada pelo Ministério da Saúde. O texto veiculado afirmava:

– Genérico é tão bom quanto o remédio de marca, mas custa bem menos.

– Doutor, prescreva genéricos.

– E você, se o médico esquecer, lembra ele.

Considerando o enunciado e o exemplo dado, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A frase declarativa “Genérico é tão bom quanto o remédio de marca, mas custa bem menos” evoca dois auditórios: o universal, consumidor e o particular, médicos.

  • B.

    Em “Doutor, prescreva genéricos”, o uso do verbo no imperativo, de acordo com a norma culta, está conjugado adequadamente.

  • C.

    Por se tratar de um receptor específico, doutor, foi adequado o uso do verbo “prescreva”, em vez de “receite”, mais apropriado para o auditório universal.

  • D.

    Mesmo com a mudança do receptor, público universal, o adequado seria respeitar a norma culta da Língua Portuguesa e não cometer a inadequação “lembra ele”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do segundo parágrafo.

  • A.

    No período: “Daí a necessidade de uma compreensão mais ampla da história da categoria e de suas condições de trabalho”, o termo destacado pode ser substituído, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por “outrossim”.

  • B.

    O trecho “considerando-se as relações desses profissionais com os poderes públicos”, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido: “conquanto sejam consideradas as relações desses profissionais com os poderes públicos”.

  • C.

    No trecho: “considerando-se as relações desses profissionais com os poderes públicos, com a população e com os alunos”, é facultada a supressão das duas últimas ocorrências da palavra destacada, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido.

  • D.

    No trecho: “Tais dimensões são imprescindíveis para o debate sobre as possibilidades do magistério”, a expressão destacada pode ser substituída sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico, por “infensas ao”.

Observe o trecho abaixo.

“Os brasileiros são os latino-americanos que mais recorrem a remédios para emagrecer (...).”

É correto afirmar que no trecho destacado não há crase, pois

  • A.

    antecede um advérbio.

  • B.

    antecede um substantivo no masculino plural.

  • C.

    sucede um verbo.

  • D.

    sucede um advérbio.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro e do segundo parágrafos.

  • A.

    Infere-se que a indisciplina revela uma contradição inerente ao cotidiano escolar dos nossos dias: um novo modelo de aluno em conflito com escolas ainda pouco democráticas, de caráter elitista e conservador.

  • B.

    Nos trechos: “democratização política do país” e “desmilitarização das relações sociais”, no segundo parágrafo, os termos destacados são resultado da regência dos substantivos abstratos de ação que os precedem e expressam os agentes das ações representadas por esses substantivos.

  • C.

    A oração “Temos diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico” pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Há diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico”.

  • D.

    No trecho: “um novo sujeito histórico mas, em certa medida, guardamos como padrão pedagógico a imagem”, a segunda ocorrência da vírgula é obrigatória, devido à utilização da conjunção coordenativa “mas”.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao primeiro e ao segundo parágrafos.

  • A.

    O trecho “justificada pelo fato de os professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa”, do primeiro parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “justificada pelo fato dos professores portugueses necessitarem de coisas trazidas da Europa”.

  • B.

    No trecho: “coisas trazidas da Europa, às quais estavam acostumados, enquanto os nacionais consumiam produtos locais, mais baratos”, do primeiro parágrafo, suprimir a primeira e a última ocorrência da vírgula não caracteriza erro gramatical, mas implica alteração de sentido.

  • C.

    O trecho “Uma questão curiosa (...) é de como ocorria a relação entre as aulas dadas”, do segundo parágrafo, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Uma questão curiosa (...) refere-se à relação entre as aulas dadas”.

  • D.

    O trecho “Se lembrarmos que quem deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se lembrarmos de que aquele que deveria providenciar o pagamento dos professores era um órgão central”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...