Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à ortografia, assinale a alternativa correta.
O poeta estava às voltas com suas elocubrações.
É preciso coragem para enfrentar as vicissitudes da existência humana.
O soldado, na formatura, foi homenageado por sua ombridade.
Os policiais trabalharam intensamente para conter a richa entre as torcidas organizadas.
Na sala, jazia o corpo enxarcado de sangue.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor, a forma verbal destacada é transitiva direta e indireta.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor, as duas ocorrências do acento grave são facultativas.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição, os complementos diretos da forma verbal destacada são os termos enumerados de 1 a 4 no texto.
No item 2, a expressão em nível superior ao exigido pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por a nível de ensino superior exigido.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor, a forma verbal destacada é transitiva direta e indireta.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor, as duas ocorrências do acento grave são facultativas.
No quarto parágrafo, no período: caberá à AGU encaminhar à Instituição, os complementos diretos da forma verbal destacada são os termos enumerados de 1 a 4 no texto.
No item 2, a expressão em nível superior ao exigido pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por a nível de ensino superior exigido.
Em relação ao trecho destacado no texto, assinale a alternativa correta em relação a sua classificação gramatical.
Ênclise.
Mesóclise.
Próclise.
Próclise opcional.
Assinale a alternativa incorreta em relação à pontuação.
Os dois rapazes, as crianças e os primos foram levados ao centro comunitário.
João, responsável pelo novo departamento, foi saudado por todos.
Os preços dos remédios aumentaram, como já havia sido anunciado.
Os doutores, não tinham um novo diagnóstico.
A substituição de um termo pode ser feita por intermédio de um pronome pessoal do caso oblíquo átono. Deve-se, entretanto, respeitar a regência verbal para que o pronome adequado seja usado, de maneira apropriada, como em A lógica deveria ser: primeiro você busca o conteúdo e depois você procura como é a melhor maneira de distribuí-lo. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa cuja substituição do referente está adequada.
Cantariam as crianças músicas folclóricas. (Cantariam-nas as crianças).
Chamaram os professores de mestres dedicados. (Chamaram-lhes de mestres dedicados).
Ensinar tabuada para crianças pequenas é desafiador. (Ensinar-lhes tabuada é desafiador).
Especialistas no uso das tecnologias da educação desejam introduzir a era digital nas escolas públicas. (Especialistas no uso das tecnologias da educação desejam introduzir-lhe nas escolas públicas).
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa cuja regência nominal está incorreta.
O chefe do departamento de administração é avesso com a aparição pública.
Alguns professores não se acostumaram com o ambiente virtual.
Os alunos estavam curiosos das descobertas científicas.
O jovem atleta que participaria das olimpíadas estudantis estava imbuído do espírito olímpico.
Assinale a alternativa correta em relação à ortografia.
Vertigem/ contágio/ pedájio
Invalides/ hospitalizar/ executar
Exame/ asfixia/ cirurgiães
Hipocondria/ distenção/ contensão
A regência de alguns verbos depende da estrutura em que é utilizada. Em Esse processo lembra o utilizado na China., o verbo lembrar é transitivo direto. Considerando essas informações, em relação à regência verbal, assinale a alternativa incorreta.
Os alunos não se lembravam do dia da avaliação final.
A premiação do atleta da V Maratona Regional foi comprometida, pois dois juízes se esqueceram de anotar o tempo da competição.
Nas salas de aula, é importante não se esquecer daqueles que precisam de atenção especial.
Os comentários indevidos do aluno não arrasaram com o professor adjunto.
Leia as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
1. Mesmo __________ protesto da população, os policiais não permitiram que o menino fosse solto. 2. Quando questionada __________ o comportamento dos alunos, a professora informou que, __________ este aspecto, todas as crianças saíram-se bem. 3. __________ que sejam os imprevistos, cumpriremos o prazo determinado.sobre/ sob/ sobre/ quaisquer
sobre/ sobre/ sob/ qualquer
sob/ sobre/ sobre/ qualquer
sob/ sobre/ sob/ quaisquer
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...