Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale o trecho que apresenta erro de pontuação.
A eletricidade começou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, em 1879, logo após o invento do Dínamo e da Lâmpada Elétrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminação da estrada de ferro.
A primeira iluminação externa pública do País foi inaugurada na atual Praça da República, em São Paulo, em 1881.
Em 1883 entrou em operação a primeira usina hidrelétrica do País, instalada na cidade de Diamantina, Minas Gerais. D. Pedro II inaugurou nesse mesmo ano, na cidade de Campos o primeiro serviço público municipal de iluminação elétrica do Brasil e da América do Sul.
Começou a funcionar, em 1889, a primeira hidrelétrica de grande porte no País: a Marmelos- Zero, da Companhia Mineira de Eletricidade.
Em 1892, os bondes movidos à energia elétrica foram instalados de forma permanente no Rio de Janeiro.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
No verbete editorial, do dicionário Houaiss, lê-se a seguinte definição: Artigo em que se discute uma questão, apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe. Baseando-se nessa definição, é correto afirmar que o texto Limites das cotas é, de fato, um editorial, uma vez que
a matéria de que trata é indiscutivelmente polêmica e vem despertando o interesse de boa parte dos leitores.
nele se analisam, de modo isento e equilibrado, as razões de duas abordagens divergentes de uma mesma questão.
há nele uma explicitação inequívoca do seu caráter opinativo, que deixa claro um posicionamento do veículo de informação.
se trata de uma matéria jornalística não assinada, fato que é suficiente para caracterizar a imparcialidade na análise de uma questão.
há nele uma tentativa de levantamento das diferentes e contraditórias opiniões dos redatores de um órgão da imprensa.
Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.
No Brasil, mesmo depois da proclamação da República, o Estado continuou sendo, uma organização nacional frágil, com baixa capacidade de incorporação social e mobilização política interna, e sem vontade nem pretensões expansivas.
A própria sobrevivência da nova república, na hora da sublevação da Armada, em 1893 dependeu da organização e proteção da Esquadra Legal que chegou à Baía da Guanabara, sob a liderança dos Estados Unidos, e com a participação de quatro outras grandes potências.
Pouco depois o Brasil decretava moratória de sua dívida externa e era obrigado a negociações com a Casa Rotschild e a Inglaterra, em 1898, que caracterizaram e consolidaram, a posição subalterna e submissa das elites cafeicultoras, frente aos interesses econômicos internacionais.
No período entre a crise econômica mundial de 1930 e o início da Segunda Guerra, o Brasil conquistou algum espaço de manobra para sua política externa, devido à disputa entre as grandes potências, e adotou, internamente, políticas que fortaleceram o Estado central e a sua economia nacional.
Essa autonomia, entretanto, durou pouco, até a assinatura do acordo negociado por Oswaldo Aranha em Washington, em 1939, no qual ficou caracterizada, a nova dependência financeira do Brasil com relação ao Banco Morgan, junto com o seu alinhamento incondicional ao lado da nova liderança mundial norte-americana.
Indique a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
Na economia do conhecimento, ganham evidência, questões cada vez mais complexas relativas à propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira.
Ganha evidência na economia do conhecimento questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira.
Na economia do conhecimento, ganham evidência questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira.
Na economia do conhecimento, questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, aos direitos autorais, às patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira ganham evidência.
Questões cada vez mais complexas relativas a propriedade intelectual, direitos autorais, patentes sobre produtos e processos, agências de regulação de padrões tecnológicos, regulamentação de setores privatizados e uma tendência de crescente democratização da sociedade brasileira ganha evidências.
Leia o texto para responder à questão 17.
Em relação ao emprego dos sinais de pontuação destacados no texto, assinale a justificativa correta.
1 - Usa-se a vírgula para isolar expressão que exerce a função de aposto.
2 - A vírgula é usada para separar orações coordenadas que têm o mesmo sujeito.
3 - O sinal de ponto-e-vírgula é empregado para indicar o início de uma citação.
4 - A vírgula é empregada após oração adjetiva restritiva.
5 - A vírgula indica omissão de palavras ou grupo de palavras.
Assinale a opção que apresenta erro de concordância.
Com o programa "Luz para Todos", o Governo Federal vai antecipar a universalização do acesso à energia elétrica no País, que estava prevista para 2016.
No Brasil, a exclusão elétrica predomina em áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e entre famílias de baixa renda.
Cerca de 90% das famílias sem acesso à energia elétrica têm renda inferior a três salários mínimos e 84% vivem em municípios com IDH abaixo da média nacional (0,766).
No Nordeste, o índice chega a 39,3% (cerca de 5,8 milhões de pessoas); no Centro-Oeste, a 27,6% (cerca de 367 mil pessoas); no Sudeste, a 11,9% (cerca de 807 mil pessoas); e no Sul, a 8,2% (cerca de 484 mil pessoas).
Percentualmente, o maior número de pessoas que não têm acesso à energia elétrica no meio rural residem na região Norte. São cerca de 2,5 milhões de pessoas, o que correspondem a 62,5% da população rural.
Leia o texto abaixo para responder às questões 03 e 04.
Analise as afirmações a respeito da organização das idéias no texto, para, em seguida, assinalar a opção correta.
III e IV
I e IV
II e III
II e IV
I e III
Assinale a opção que não continua de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o fragmento a seguir.
Como as vantagens da briquetagem são muitas: redução do desmatamento; produção de energia mais barata; menor poder de poluição e a reutilização de sobras de materiais.
Esses resíduos vegetais podem ser serragem, bagaço de girassol, palha de milho, casca de arroz, casca de uva, restos de madeira etc.
Além de resíduos vegetais, restos de mineração também podem ser utilizados no processo de briquetagem, como restos de metais e produtos químicos variados.
Trata-se de importante técnica para geração de energia, por meio da qual resíduos vegetais são transformados em combustível para termelétricas.
A utilização dessa técnica deve ser incentivada, porque é uma importante fonte alternativa de geração de energia, que apresenta grandes vantagens ecológicas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Assinale a opção que não completa a lacuna do texto com coesão, coerência e correção gramatical
Advogados, juristas e estudiosos do assunto não hesitam em afirmar que é certamente o mais promissor campo do Direito contemporâneo
A invasão do sistema de uma empresa mina totalmente a credibilidade da companhia frente aos seus clientes e ao mercado, passando a clara imagem de falta de segurança no arquivamento de informações e bases de dados envolvendo transações comerciais e pessoais de milhares de pessoas
Uma invasão de sistema numa empresa não pode ser simplesmente tratada como uma brincadeira de um adolescente ou hacker, pois as conseqüências podem ser muito mais danosas para o negócio.
Desde então, esse diploma legal vem sendo aperfeiçoado para acompanhar a vertiginosa evolução tecnológica do setor digital
Ataques ao sistema de uma empresa não são apenas questões ligadas ao departamento de tecnologia da empresa, como tende a concluir a maioria, mas, sim, uma questão jurídica muito séria.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Leia o texto para responder às questões 05 e 06.
Julgue as seguintes afirmações a respeito das estruturas lingüísticas do texto.
I. Mantém-se a correção gramatical do texto ao retirar a preposição "a" que antecede "definir"(l.2).
II. Alteram-se os sentidos do texto, mas mantém-se sua correção gramatical, ao retirar a preposição "para" que antecede "hoje"(l.4).
III. O singular da expressão verbal "será resolvido"(l.6 e 7) deve-se ao singular de "Nenhum"(l.5).
IV. O emprego do feminino em "sua"(l.8) deve-se ao uso do feminino de "sociedade brasileira"(l.8).
Estão corretos apenas os itens
I e II
III e IV
II e III
II, III e IV
I, II e III
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...