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Marque a assertiva correta em relação ao texto seguinte:
Hoje, as palavras-chave no mundo dos negócios são sensatez e relacionamento. A intensificação da crise econômica fortaleceu a imagem de empresas amadurecidas que souberam segurar o leme na tempestade de 2002 e agora retomam o prumo na calmaria de um ano marcado pela recessão. (Carta Capital, n° 307)
A regra de formação de plural de "palavraschave"( L.1) aplica-se também a matéria-prima.
A forma verbal da primeira oração poderia vir flexionada no singular, concordando com "sensatez"( L.2).
Se a expressão "da crise econômica"(L.3) for flexionada no plural, a forma verbal "fortaleceu" também deverá obrigatoriamente ser flexionada na terceira pessoa do plural.
O emprego de vírgula após "amadurecidas"( L.4), isolando a oração relativa manteria inalterados o sentido e a estrutura sintática do período.
As expressões "leme na tempestade"(L. 5) e "prumo na calmaria"(L.6) estão sendo usadas em sentido denotativo.
As questões 08 e 09 tomam por base o seguinte texto:
Assinale a opção correta a respeito do emprego de sinais de pontuação do texto.A substituição do ponto final depois de "atual" ( l.2) pelo sinal de dois pontos prejudica a correção gramatical do texto e altera suas relações argumentativas.
A retirada da vírgula depois de "Péricles""(l.3) é admitida pela gramática, desde que a vírgula depois de "Atenas" (l.3) também seja retirada.
A substituição da vírgula depois de ""cidadãos"" (l.8) pelo travessão é admitida pela gramática e tem o efeito de dar ênfase à idéia da oração que vem a seguir.
No texto abaixo foram substituídos sinais de pontuação por números. Assinale a seqüência de sinais de pontuação que devem ser inseridos nos espaços indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto.
Desconsidere a necessidade de transformar letras minúsculas em maiúsculas.
Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, facções, coalizões e instáveis alianças que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenômenos conflituosos não é o quanto eles nos separam, mas quão freqüentemente eles são neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinário dom narrativo, uma das principais formas de manutenção da paz é o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstâncias atenuantes em torno de violações que ameaçam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa não é reconciliar, não é legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.
(Jerome Bruner. Atos de significação, com adaptações)
Assinale o segmento inteiramente correto quanto ao emprego dos sinais de pontuação. (Tome os segmentos como partes consecutivas de um texto)
Vários autores acreditam que o romance, Frankenstein, de Mary Shelley foi decisivo para o estabelecimento de uma visão negativa da ciência; mostrou pela primeira vez, a imagem do cientista tomado pela paixão e pela loucura, "criando" um monstro que foge ao seu controle e ameaça a sociedade. Surgia o ""cientista louco" e a ciência como um instrumento perigoso e incontrolável.
Segundo Wolpert, "foi Mary Shelley quem criou o monstro de Frankenstein não foi a ciência; mas sua imagem é tão poderosa, que alimentou medos sobre a engenharia genética que dificilmente serão removidos". Não se poderia imaginar que aquela alegoria seria tão nefasta para os cientistas.
O livro de Mary Shelley é considerado o primeiro livro de ficção científica, mas o tratamento dado à figura dos cientistas, nas obras de ficção científica que o sucederam, não melhora a imagem do cientista. Num estudo em que se pediu que crianças, adolescentes e adultos definissem um cientista, por meio de desenho, a imagem que apareceu não foi positiva.
A visão estereotipada do cientista –"cara de louco, olhos esbugalhados, cabelos desgrenhados é difundida em diversos meios de comunicação muito poderosos"(cinema, quadrinhos, desenhos animados, televisão); isso, em nada contribui para facilitar o entendimento do que seja ciência.
Daí tive a idéia de montar um projeto de pesquisa! Se artistas convivessem com o cientista no laboratório, se vissem os experimentos e a carga emocional que despertam no pesquisador, se conversassem diariamente sobre seus trabalhos... Será que a ciência seria interpretada e mostrada de outra forma?
(Diucênio Rangel, "O diálogo entre ciência e arte", com adaptações)
Leia o texto a seguir para responder às questões 12 e 13.
Assinale a alteração na pontuação que provoca incoerência textual ou erro gramatical no texto.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia. Diante da atual mediocridade da representação política, é necessária(1) a participação e a organização da sociedade, operando uma profunda mudança em nossa cultura política. Quanto maior(2) o individualismo, mais frágeis são os governos. As regras formais constitucionais não são suficientes para freiar (3) os vícios exacerbados( 4) pelo poder. As organizações da sociedade devem ter o poder de vigiar e cobrar prestação de contas. Por isso, em vez de desacreditar da política, devemos agir em co-responsabilidade, com coragem, lucidez e discernimento(5) num grande mutirão para abrir caminho para um país democrático, justo, desenvolvido e pacífico.
(Adaptado de Dom Geraldo Majella, cardeal Agnelo, Folha de S. Paulo, 21/6/2005)
1
2
3
4
5
Marque o item que preenche de forma correta as lacunas do texto seguinte:
a, à, à, a, à, à, a, a
a, a, à, à, à, à, a, à
à, a, a, à, à, a, a, à
à, a, a, à, à, à, a, à
a, à, à, a, à, à, a, à
As questões 01 e 02 têm por base o seguinte texto:
Desconsiderando o emprego de letras maiúsculas e minúsculas, assinale a opção que, ao preencher a lacuna, mantém o texto coeso, coerente e gramaticalmente correto.
Um analista redigiu o seguinte parágrafo:
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Acaso a sociedade contraia dívidas, os sócios só terão responsabilidade pela integralização de suas próprias quotas.
Ao relê-lo, duvidou do emprego da palavra acaso. Consultou o Dicionário Eletrônico Houaiss no verbete acaso e encontrou o seguinte:
advérbio
1 possivelmente, quiçá, talvez, porventura Ex.: a. lembra-se da figura da mãe? substantivo masculino (1562)
2 ocorrência, acontecimento casual, incerto ou imprevisível; casualidade, eventualidade
Ex.: o a. permitiu que se encontrassem no meio da multidão
3 caso fortuito; acidente
Ex.: a prisão do seqüestrador não foi um a.
4 desfecho, favorável ou não, de um acontecimento; sucessão de fatos resultantes de causas independentes da vontade; sorte, destino, fortuna
Diante desses fatos, aponte a decisão gramaticalmente
correta, quanto ao emprego da palavra .
acaso
Eliminar a palavra acaso e iniciar o período assim: Se porventura a sociedade contrair dívidas...
Suprimir a palavra acaso e colocar no lugar a expressão Por acaso.
Deixar o parágrafo conforme está.
Reescrever o início do segundo período desta maneira: Caso a eventualidade de a sociedade contrair dívidas...
Em vez de acaso, escrever Se caso.
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