Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta.
Após a expressão "à medida"(l.5), admite-se, pela norma escrita culta, a inserção da preposição em.
No primeiro período do texto predominam os tempos verbais do presente por tratar-se de uma definição, de um conceito.
As ocorrências de "se" em "se concentram" e "se limita"(l.5, 6 e 7) têm a mesma função sintática
Em "se limita"(l.7), de acordo com a norma culta escrita, admite-se também a colocação pronominal enclítica limita-se.
De acordo com as idéias do texto, o pronome "sua" (l.7) refere-se a "a maioria"(l.6)
O texto abaixo foi transcrito com erros. Assinale o único trecho gramaticalmente correto.
Há diversas maneiras de organizarem a produção e a distribuição de bens e serviços, oriundo da interação de agentes especializados, inserido numa divisão social do trabalho.
Um dos processos mais simples, e por isso dos mais antigos, é a produção simples de mercadorias: os agentes são os possuidores individuais dos seus meios de produção e distribuição e, portanto, também dos produtos de sua atividade, que eles intercambiam em mercados.
O agente é nesse modo de produção quase sempre uma família ou um domicílio, cujos membros trabalham em conjunto, usufruíndo coletivamente dos resultados de sua atividade.
A agricultura familiar, o artesanato e o pequeno comércio são exemplos de atividades integrantes desse modo de produção. O capitalismo se originou da produção simples de mercadorias, negando- lhe ao separar a posse e o uso dos meios de produção e distribuição.
Essa separação surge mais ou menos naturalmente do funcionamento dos mercados, em que os vitoriosos no jogo competitivo acabam por apoderar dos meios de produção e distribuição dos derrotados.
Leia o texto para responder às questões 01 e 02.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
A expressão "e será sempre" (l.4) pode ser isolada por vírgulas sem prejuízo gramatical para o período.
O sinal de ponto-e-vírgula após "equivocada"(l.9) pode ser substituído por sinal de dois-pontos.
Pode-se subentender antes da expressão "tem sido"(l.9) idéia correspondente a tanto que.
A expressão "Questiona-se" (l.12) pode ser substituída pela forma correspondente É questionado.
Conforme a norma escrita culta, ao se eliminar o sinal indicativo de crase antes de "vida", antes de "trabalho" e de "desenvolvimento" (l.20 e 21) o emprego dos artigos definidos é obrigatório
Considerando-se os necessários ajustes de pontuação e de maiúsculas, indique a opção correspondente a palavra ou à expressão que não pode ser eliminada por ser indispensável à correção gramatical do texto abaixo.
Assinale a opção correspondente à substituição que provoca erro gramatical.
1 – é encontrada
2 – serem promovidas
3 – procuramos
4 – queremos
5 – o objetivo é
No texto abaixo, assinale o trecho transcrito corretamente.
Pesquisadores do Banco Mundial revelam que, a "globalização reduz a pobreza, mas não em todos os lugares".
Embora muitas nações globalizadas procurem acompanhar o ritmo das mais opulentas, grande parte do mundo em desenvolvimento estão se tornando marginalizados.
Na América Latina, por exemplo, "a integração global aumentou ainda mais as desigualdades salariais", e há uma preocupação generalizada que o processo esteja levando uma maior desigualdade no próprio interior dos países. Essa desigualdade já alcançou os Estados em suas relações assimétricas.
Embora Marx não estava pensando em escala global quando falou da distância, que separa os ricos dos pobres de forma crescente, essas previsões nunca pareceram tão verdadeiras quanto hoje.
A inversão é apenas metodológica: trata-se do relacionamento entre o primeiro e o terceiro mundo, com os ricos ficando cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Assinale a opção na qual a expressão sublinhada está erradamente empregada.
O governo quer mudar o imposto sobre a renda da pessoa física para reduzir as deduções de gastos com educação e saúde, mas se esquece de que o poder do governante não é absoluto.
É o Congresso, quem cabe transformar a vontade governamental em lei, que tem a obrigação de proteger os contribuintes.
A nova mordida do Leão parece decorrer de documento fazendário, em que se avalia que as deduções das despesas com educação e saúde só beneficiam as "pessoas abastadas".
A Constituição exige a observância do critério da "universalidade", cujo significado é o de que todo tipo de rendimento será tributável.
Economia fiscal verdadeira seria a eliminação ou a redução do bueiro em que se esvai o volume incalculável de recursos públicos chamada renúncia fiscal da União.
Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.
Assinale a opção correta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
A repetição da preposição "de" (l.7), precedendo "alguém" e "uma parcela do poder", indica que os termos a que elas se referem admitem ser trocados sem prejuízo da correção gramatical ou das relações semânticas do texto.
A repetição do verbo dever, em "deviam" e "devem" (l.9 e 10), tem o efeito de reforçar sua duração no tempo, mas o emprego de apenas "devem" seria suficiente para indicar o estado permanente e atual de "ter direito" (l.10).
O valor demonstrativo do pronome "o" em "o que resulta""(l.17) indica que pode haver aí a substituição pelo pronome isso, sem prejuízo da correção gramatical ou da coerência textual.
Por se tratar de emprego reflexivo, "redefine-se" (l.21) não admite substituição por é redefinido.
A função condicional da conjunção "quando" (l.25) será preservada se substituída por se, mas a correção gramatical do período só será preservada se o verbo que a precede for empregado no presente: existe.
Nas questões 10 e 11, marque o item sublinhado que corresponda a erro gramatical, de grafia ou configure uma impropriedade vocabular
A reforma tributária delineada em(1) documento do Ministério da Fazenda tem basicamente três objetivos: aumentar a eficiência do sistema, para dar maior competitividade à(2) economia; reduzir a informalidade no mercado de trabalho; combater a desigualdade, aumentando a progressividade do sistema tributário (fazer com que os mais ricos paguem proporcionalmente mais impostos do que(3) os mais pobres). Segundo o estudo, a complexidade e as distorções do sistema tributário brasileiro faz(4) com que "muito do esforço e dos recursos da sociedade, que deveriam estar sendo usados para aumentar a eficiência e a produtividade, estejam sendo direcionados para o planejamento tributário." Os principais vilões do sistema são as contribuições cumulativas que incidem sobre(5) o faturamento das empresas e a multiplicidade de impostos e alíquotas.
1
2
3
4
5
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe.
As empresas do setor imobiliário que deixaram de prestar contas das transações realizadas em 2002 vão ser alvo de investigação da Receita Federal. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras tinham prazo limitado para entregar a Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias- Dimob.
A estimativa é de que metade das empresas não declarou, mas o coordenador-geral de Fiscalização da Receita acredita que muitas delas ainda vão cumprir a exigência. Até o prazo foram entregues 21.395 declarações, mas nos registros da Receita constam em cerca de 40 mil empresas que estariam obrigadas a declarar.
O coordenador diz que os dados da Dimob serão confrontados com as informações da declaração das empresas e das pessoas físicas. O coordenador afirma ainda que as informações serão cruzadas com os dados da CPMF, que têm sido instrumento indispensável ao trabalho de fiscalização do órgão.
Na declaração, as imobiliárias só devem informar as operações realizadas no ano passado. As empresas que não tiveram atividades em 2002 estão desobrigadas de prestar contas. Quem deixou de entregar a declaração no prazo pagará multa mínima de R$ 5 mil por mês-calendário. Em caso de omissão ou informação de dados incorretos ou incompletos, a multa será de 5% sobre o valor da transação.
Essa declaração foi criada em fevereiro de 2003 para identificar as operações de venda e aluguel de imóveis. A Receita quer saber, por exemplo, a data, o valor da transação e a comissão paga ao corretor. No ano passado, foram fiscalizadas 495 empresas do setor, cujas autuações somaram R$ 1,2 bilhão.
(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 5/06/2003)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...