Questões de Língua Portuguesa da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O texto A riqueza ensurdece (VEJA, 23 de setembro de 2003) foi adaptado para compor as opções abaixo. Assinale aquela em que a transcrição respeitou as regras gramaticais da norma culta.

  • A.

    Os países ricos sairam da reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), no México, sem ouvir os pleitos dos países emergentes. A surdez dos ricos redundou no fracasso do encontro em que havia esperança de, pela primeira vez se produzir, um acordo global de comércio com benefícios para todos.

  • B.

    A reunião foi encerrada sem que os países em desenvolvimento conseguirem a mais vaga promessa de diminuição do subsídio anual – de cerca de 350 bilhões de dólares – com o quê os países europeus e os Estados Unidos adubam sua agricultura.

  • C.

    Por não conseguirem enxergar além dos interesses, de seus próprios agricultores os países desenvolvidos também não avançaram o que queriam: regras claras e transparência para investimentos, concorrências e compras governamentais. Os dois lados sairam perdendo.

  • D.

    Como sempre, a banda pobre do mundo perdeu mais, pois está provado que a aceleração do comércio internacional é a mais eficiente ferramenta de produção de riqueza. Desse ponto de vista, é um equívoco comemorar como vitória o impasse do encontro.

  • E.

    O Brasil saiu como líder do chamado G22, grupo de países que apôs resistência às propostas dos países ricos. É uma posição de destaque. Não é, porém uma posição confortável, pois aos líderes não bastam levantar obstáculos à maus acordos. Líderes têm que produzir condições para que as negociações cheguem à bom termo.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 03 a 05.

Assinale a opção que representa uma paráfrase textual e gramaticalmente correta de trecho do texto.

  • A.

    Linhas 4 a 9: Cumpre associar o indivíduo ao poder industrial, ou seja o trabalhador ao processo de autoridade, inobstante excluir alguém de uma parcela do poder é forçosamente exclui-lo dos benefícios deste poder.

  • B.

    Linhas 9 a 13: Portanto, todos deviam e devem ter direito a uma parte dos resultados da vida social por que, somente quando necessário, deve haver diferenças no bem comum.

  • C.

    Linhas 14 a 20: Os privilégios econômicos são contrários à verdadeira sociedade democrática conquanto os benefícios que um homem pode obter do processo social, em função de seu poder de consumo – o que é resultado de seu poder de propriedade.

  • D.

    Linhas 22 a 27: De acordo com as circunstâncias históricas, o próprio conceito de liberdade redefine-se através dos séculos, segundo o desenvolvimento das forças econômicas, e aquela, só existirá quando baseada na segurança e na igualdade.

  • E.

    e) Linhas 32 a 35: É necessário que a sociedade se estruture não sobre a exploração, mas sobre a cooperação, a fim de que a liberdade exista realmente e os homens sejam, de fato, livres.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 01 a 03.

Preservam-se as relações semânticas e a correção gramatical do texto com a substituição da expressão "é alheia"(l.3) por

  • A.

    prescinde

  • B.

    exorbita

  • C.

    aliena-se

  • D.

    não é afeita

  • E.

    não é procedente

Sinais de pontuação foram suprimidos do texto abaixo. Indique a opção que, em vez de restituir a correção, introduz erro de pontuação no texto.

  • A.

    Para marcar a citação do discurso direto, empregar dois-pontos depois do verbo indagar.

  • B.

    Manter entre aspas a expressão metafórica andar de cima.

  • C.

    Empregar, nos dois espaços marcados com (c), duplo travessão.

  • D.

    Colocar um travessão depois da palavra média.

  • E.

    Colocar uma vírgula antecedendo a conjunção e.

Marque o item em que a construção dos períodos está de acordo com a norma culta da língua escrita.

  • A.

    Entendeu o relator que deveria ser aplicada sanção disciplinar, conforme disposto nos artigos 11 e 12 do Estatuto. Apesar de a redação desses artigos ser ambígua.

  • B.

    Os efeitos da suspensão do chefe de departamento foram mencionados durante a reunião dos diretores. Razão pela qual o processo está sendo encaminhado para que se proceda à elaboração de novo parecer.

  • C.

    A conduta do servidor dava causa a abertura de processo administrativo que poderia resultar em exoneração. Tendo em vista que caracterizava conduta ímproba.

  • D.

    Visando a reduzir os gastos com que a administração teria de arcar caso procedesse à licitação, o chefe de seção autorizara a compra de material de informática. Incorreu, pois, em grave falha.

  • E.

    Verificaram-se as acusações contra o funcionário e ouvidos os seus colegas de seção. Estes foram omissos e expressaram contradições, onde restou prejudicada a apuração. Ou seja, não se chegou a relatório conclusivo.

O texto abaixo foi construído obedecendo a determinado esquema de ordenação das idéias. Indique a opção que reproduz corretamente tal esquema, baseando-se na seguinte numeração:

 
(I)  Responsabilidade na tomada de decisão
(II) Refutação de determinada tese
(III) Posicionamento pessoal
 
A redução da maioridade penal não é uma solução mágica para o combate à violência. Precisamos urgentemente fazer com que o Estatuto da Criança e do Adolescente seja cumprido. Além disso, as penas para os adultos que usam os menores buscando escapar da punição devem ser endurecidas.
Cabe aos formuladores de políticas públicas definirem ações futuras com serenidade e isenção, para não agirem sob o impacto da emoção e da racionalidade.

 

  • A.

    II – III – I

  • B.

     II – I – III

  • C.

     III – II – I

  • D.

     III – I – II

  • E.

    I – II – III

O assassinato de um casal de estudantes em sítio da Grande São Paulo repôs em cena a polêmica sobre a redução da maioridade penal. Assinale o único argumento capaz de sustentar a tese da viabilidade de redução da maioridade penal no Brasil.

  • A.

    É expediente rotineiro na hierarquia do crime organizado armar o braço de crianças e adolescentes para matar pessoas. Utilizar menores em empreitadas criminosas tem constituído regra no mundo do crime.

  • B.

    Não sofrendo de nenhum transtorno cognitivo sério, jovens de 16 anos são suficientemente capazes de entender postulados simples como "matar alguém é crime", sendo igualmente aptos a compreender que se praticarem tal ação serão punidos com a prisão.

  • C.

    A inimputabilidade penal de crianças e adolescentes contribui não só para convertê-los em sicários do crime organizado, mas também funciona "o que é mais grave" como exortação para que novos grupos venham sentar praça na delinqüência.

  • D.

    A lei estaria mais sintonizada com os anseios da sociedade se homicidas ou autores de latrocínio entre 16 e 18 anos de idade fossem avaliados por comissões de especialistas para lhes ser imputada a devida medida socioeducativa.

  • E.

    A vida e a intangibilidade física das pessoas são os bens mais valiosos protegidos pela ordem jurídica. Logo, não devem ceder tal primazia a outro pressuposto de direito.

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma coesa e coerente e assinale a opção correspondente.

( ) Há 30 anos, por exemplo, a Irlanda era um país pobre, com elevado índice de analfabetismo e população pouco educada: figurava entre os últimos na Europa.

( ) Entre os países que apresentaram bons resultados, pelo menos três estavam em situação parecida com a brasileira há três décadas. Não tivemos a mesma história porque preferimos outras prioridades.

( ) Ao analisarmos a vergonha de estarmos entre os piores países do mundo em educação, esquecemos de analisar aqueles que estão entre os primeiros.

( ) Desde então, a Irlanda investiu contínua e prioritariamente na educação de seu povo. O resultado está no mesmo relatório que envergonhou o Brasil: a Irlanda é hoje um dos países com a melhor educação, entre todos do mundo.

( ) No lugar de mais infra-estrutura econômica e desperdício em prédios públicos, a decisão foi a de que o país concentraria seus investimentos, ao longo das décadas seguintes, independentemente de resultados eleitorais, em três objetivos: saúde de qualidade e gratuita para todos, educação de excelência para todos e ciência e tecnologia de ponta.

( ) Quando surgiu a possibilidade de ingresso na Comunidade Econômica Européia, em 1973, os três partidos políticos irlandeses da época reuniram um grupo de pessoas, escolhidas entre personalidades nacionais e dirigentes políticos, para responder a uma pergunta: o que fazer para a Irlanda se transformar num país desenvolvido, voltado para o futuro?

 

  • A.

    3º,2º,1º,6º,5º,4º

  • B.

    2º,3º,5º,4º,1º,6º

  • C.

    1º,4º,3º,2º,6º,5º

  • D.

    4º,6º,2º,1º,3º,5º

  • E.

    5º,1º,3º,2º,4º,6º

Assinale a opção que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Assinale a opção transcrita sem inserção de erro de emprego dos sinais de pontuação.

(Adaptado de Aspásia Camargo, "Um novo paradigma de desenvolvimento")

  • A.

    Utilizamos precariamente, os recursos humanos de nível superior que conseguimos preparar com êxito, a partir dos anos cinqüenta e que são ainda insuficientes para os desafios que devemos enfrentar.

  • B.

    Fundos de ciência e tecnologia abrem enormes oportunidades nesta direção, mas, precisamos estar seguros, de seus resultados imediatos, bem como das expectativas de médio e longo prazo.

  • C.

    Fortalecer o papel da produção nacional de ciência e tecnologia, na linha de frente de algumas áreas de inovação e de conhecimento, significa não apenas garantir projeção internacional ao país.

  • D.

    Significa também assegurar, à economia brasileira maior valor agregado para os seus produtos, aumento de produtividade, além de soluções apropriadas para seus principais desafios sociais.

  • E.

    Devemos registrar também, o grande potencial pouco aproveitado na produção cultural, como o artesanato, a culinária, a música, e, especialmente, a indústria da comunicação, como televisão e cinema.

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