Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Assinale a alternativa ERRADA, quanto à regência verbal.

  • A.

    Os municípios a que me referi são Bacabal e Barra do Corda.

  • B.

    Moro na rua mais charmosa de São José de Ribamar.

  • C.

    O filme a que assisti é muito bom.

  • D.

    O livro que gosto é este.

Assinale a alternativa cujas palavras destacadas estão grafadas de acordo com o sistema ortográfico oficial da Língua Portuguesa.

  • A.

    Todo elenco do filme da sessão de ontem, sem exceção, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram ansiosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados através da imprensa.

  • B.

    Todo elenco do filme da sessão de ontem, sem exceção, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram anciosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados através da imprensa.

  • C.

    Todo elenco do filme da sessão de ontem, sem exceção, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram ansiosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados atravéz da imprensa.

  • D.

    Todo elenco do filme da seção de ontem, sem excessão, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram ansiosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados através da imprensa.

Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.

I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)

II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)

III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)

Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.

  • A.

    Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.

  • B.

    No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.

  • C.

    No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.

  • D.

    Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Nas palavras ásperas, volátil e amônio o acento gráfico obedece a uma mesma regra gramatical.

  • B.

    As palavras espessos (linha 1) e volátil (linha 8) são adjetivos.

  • C.

    No texto há predominância de verbos no presente do indicativo.

  • D.

    Os pronomes seu/sua podem ser empregados de forma ambígua, como em Guido viajou com Fabiano à casa de seu grande amigo.

Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.

Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.

  • A.

    As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.

  • B.

    O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.

  • C.

    Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.

  • D.

    O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.

Assinale a alternativa cujas palavras possuem a mesma função sintática das palavras destacadas no texto O desenvolvimento do município nos últimos vinte anos foi bastante significativo.

  • A.

    Saíram felizes para o baile os jovens formandos.

  • B.

    As crianças de Profª Márcia ficarão na escola em período integral.

  • C.

    O povo de São José é muito hospitaleiro.

  • D.

    Catarinenses, gaúchos e paranaenses convivem harmoniosamente em São José.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Sempre haverão de existir políticos preocupados com o bem-estar da pátria.

  • B.

    Certamente aquele administrador está quite com sua associação de classe.

  • C.

    A mesma regra gramatical aplicada à concordância verbal, em "os Estados Unidos são" (linhas 1, 2, 5), rege a concordância em "Os Andes localizam-se na América do Sul, enquanto os Alpes situamse na Europa".

  • D.

    Alguns profissionais, haja vista os erros que cometem nos textos que produzem, necessitam com urgência de um curso de revisão de português.

TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.

  • B.

    Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.

  • C.

    Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.

  • D.

    Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.

Leia o texto abaixo, sobre variações lingüísticas, para responder às questões de 11 a 13.

A partir do texto, conclui-se que a única das frases abaixo que o professor deve empregar, em sua atuação profissional, é:

  • A.

    Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.

  • B.

    Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.

  • C.

    Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.

  • D.

    Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.

Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.

Se o valor de um vocábulo depende do contexto em que se encontra, em "concepção de linguagem como máscara do pensamento", a expressão sublinhada equivale a:

  • A. fingimento.
  • B. impostura.
  • C. molde.
  • D. disfarce.
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