Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa ERRADA, quanto à regência verbal.
Os municípios a que me referi são Bacabal e Barra do Corda.
Moro na rua mais charmosa de São José de Ribamar.
O filme a que assisti é muito bom.
O livro que gosto é este.
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa cujas palavras destacadas estão grafadas de acordo com o sistema ortográfico oficial da Língua Portuguesa.
Todo elenco do filme da sessão de ontem, sem exceção, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram ansiosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados através da imprensa.
Todo elenco do filme da sessão de ontem, sem exceção, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram anciosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados através da imprensa.
Todo elenco do filme da sessão de ontem, sem exceção, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram ansiosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados atravéz da imprensa.
Todo elenco do filme da seção de ontem, sem excessão, era excelente. Os expectadores, leitores assíduos de resenhas cinematográficas, ficaram ansiosos para ler os comentários sobre a película que talvez sejam veiculados através da imprensa.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia os fragmentos abaixo apresentados, extraídos de O texto na sala de aula. (São Paulo: Ática, 2004), para responder às questões 44 a 47.
I. "Numa sociedade como a brasileira – que, por sua dinâmica social e política, divide e individualiza as pessoas, isola-as em grupo, distribui a miséria entre a maioria e concentra o privilégio nas mãos de poucos –, a língua não poderia deixar de ser, entre outras coisas, também a expressão dessa mesma situação." (Milton José de Almeida, p. 14.)
II. "A tese de que não se deve ensinar ou exigir o domínio do dialeto padrão dos alunos que conhecem e usam dialetos não padrões baseia-se no preconceito segundo o qual seria difícil aprender o padrão. Isso é falso, tanto do ponto de vista da capacidade dos falantes quanto do grau de complexidade de um dialeto padrão. As razões pelas quais não se aprende, ou se aprende e não se usa um dialeto padrão, são de outra ordem, e têm a ver em grande parte com os valores sociais dominantes e um pouco de estratégias escolares discutíveis." (Sírio Possenti, p. 33.)
III. "Se pensarmos bem, concluiremos que não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc., a não ser quando os alunos efetivamente erram e naqueles casos em que erram. Se erram em estruturas como 'os livro(s)', que isso seja trabalhado; mas se nunca dizem 'vaca preto', para que insistir em estudar o gênero de 'vaca'?" (Sírio Possenti, p. 37.)
Considerando os fragmentos I e III, assinale a opção INCORRETA, quanto à pontuação.
Em III, "estruturas como 'os livro(s)' " e "gênero de 'vaca'? ", foram empregadas aspas simples porque o texto em que essas expressões se encontram já contém aspas.
No texto III, em "não é necessário estudar gênero, número, concordância, etc", as vírgulas podem ser dispensadas, por serem apenas enfáticas.
No texto I, a expressão "entre outras coisas" tem valor enfático e pode ser suprimida, sem prejuízo para a compreensão do fragmento.
Os travessões das linhas 1 a 3, do texto I, enfatizam as orações intercaladas; podem ser substituídos por parênteses.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa INCORRETA.
Nas palavras ásperas, volátil e amônio o acento gráfico obedece a uma mesma regra gramatical.
As palavras espessos (linha 1) e volátil (linha 8) são adjetivos.
No texto há predominância de verbos no presente do indicativo.
Os pronomes seu/sua podem ser empregados de forma ambígua, como em Guido viajou com Fabiano à casa de seu grande amigo.
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia este texto, para responder às questões 14 e 15.
Uma das formas de ensinar o aluno a compreender melhor um texto, desenvolvendo habilidades de análise lingüística e textual importantes para a leitura, é fazê-lo perceber que os sinais de pontuação não são empregados aleatoriamente. Ao contrário, a pontuação busca representar, na linguagem escrita, os recursos expressivos da linguagem oral, como pausas, entoações, interrupções bruscas, silêncios, etc. Lembrando isso, assinale a alternativa INCORRETA, quanto à pontuação do texto acima.
As aspas simples foram empregadas, nas linhas 7 e 10, para identificar o início e o fim de uma citação que se encontra dentro de outra citação.
O travessão, na linha 2, destaca do contexto a mudança de interlocutor.
Os parênteses, na linha 2, colocam em destaque palavras explicativas, relacionadas ao termo antecedente; nas linhas 11 e 12, separam uma indicação bibliográfica.
O ponto-e-vírgula, na linha 6, separa orações da mesma natureza, enfatizando as idéias contidas no período.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa cujas palavras possuem a mesma função sintática das palavras destacadas no texto O desenvolvimento do município nos últimos vinte anos foi bastante significativo.
Saíram felizes para o baile os jovens formandos.
As crianças de Profª Márcia ficarão na escola em período integral.
O povo de São José é muito hospitaleiro.
Catarinenses, gaúchos e paranaenses convivem harmoniosamente em São José.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):
Assinale a alternativa INCORRETA.
Sempre haverão de existir políticos preocupados com o bem-estar da pátria.
Certamente aquele administrador está quite com sua associação de classe.
A mesma regra gramatical aplicada à concordância verbal, em "os Estados Unidos são" (linhas 1, 2, 5), rege a concordância em "Os Andes localizam-se na América do Sul, enquanto os Alpes situamse na Europa".
Alguns profissionais, haja vista os erros que cometem nos textos que produzem, necessitam com urgência de um curso de revisão de português.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):
Assinale a alternativa INCORRETA.
A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.
Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.
Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.
Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, sobre variações lingüísticas, para responder às questões de 11 a 13.
A partir do texto, conclui-se que a única das frases abaixo que o professor deve empregar, em sua atuação profissional, é:
Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.
Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.
Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.
Nosso colégio está estabelecido à rua Cruz e Sousa.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.
Se o valor de um vocábulo depende do contexto em que se encontra, em "concepção de linguagem como máscara do pensamento", a expressão sublinhada equivale a:
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