Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem uma relação entre um elemento possuidor e um elemento possuído. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o elemento possuidor seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida por esses dois pronomes, respectivamente.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Se a palavra água (l. 11) estivesse no plural, quantas outras palavras na frase deveriam, necessariamente, sofrer modificações para fins de concordância?
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Considere as seguintes afirmações referentes a trechos do texto.
I - O trecho Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades deusas do bosque e viram que a água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas (l. 09-12) está em discurso indireto.
II - O trecho Choro por Narciso (l. 14) está em discurso indireto livre.
III - O trecho Mas Narciso era belo?, quis saber o lago (l. 20) está em discurso indireto.
Quais estão corretas?
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta uma frase com sentido literal equivalente ao da frase Quase todo mundo conhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).
Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.
( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.
( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).
( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que contém uma versão correta do trecho Ah, não nos espanta que você chore por Narciso (l. 15) em discurso indireto.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15, 17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13), chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente, para fins de concordância?
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta uma versão gramaticalmente correta para a frase No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que passamos a chamar de Narciso (l. 06-07), caso o trecho passamos a chamar de Narciso fosse substituído por passamos a simpatizar.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que apresenta um verbo conjugado no presente do modo indicativo e um verbo conjugado no presente do modo subjuntivo, respectivamente.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 63, 69 e 73.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...