Questões de Língua Portuguesa da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS)

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Os pronomes seu (l. 03) e sua (l. 19) estabelecem uma relação entre um elemento possuidor e um elemento possuído. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o elemento possuidor seguido pelo elemento possuído na relação estabelecida por esses dois pronomes, respectivamente.

  • A. Narciso – lago / lago – beleza.
  • B. rosto – Narciso / beleza – Narciso.
  • C. um belo rapaz – lago / beleza – lago.
  • D. um belo rapaz – rosto / Narciso – beleza.
  • E. rosto – um belo rapaz / oportunidade – lago.

Se a palavra água (l. 11) estivesse no plural, quantas outras palavras na frase deveriam, necessariamente, sofrer modificações para fins de concordância?

  • A. Uma.
  • B. Duas.
  • C. Três.
  • D. Quatro.
  • E. Cinco.

Considere as seguintes afirmações referentes a trechos do texto.

I - O trecho Ele diz que, quando Narciso morreu, vieram as Oréiades – deusas do bosque – e viram que a água doce do lago havia se transformado em lágrimas salgadas (l. 09-12) está em discurso indireto.

II - O trecho “Choro por Narciso” (l. 14) está em discurso indireto livre.

III - O trecho “Mas Narciso era belo?”, quis saber o lago (l. 20) está em discurso indireto.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas III.
  • D. Apenas I e III.
  • E. Apenas II e III.

Assinale a alternativa que apresenta uma frase com sentido literal equivalente ao da frase Quase todo mundo conhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago (l. 01-03).

  • A. Nem todo mundo desconhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago o dia todo.
  • B. Quase ninguém desconhece a história original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que ia contemplar seu rosto num lago todos os dias.
  • C. Quase todo mundo conhece a história grega (original) sobre Narciso: um belo rapaz que, quase todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago.
  • D. Todo mundo conhece a história quase original (grega) sobre Narciso: um belo rapaz que, todos os dias, ia contemplar seu rosto num lago.
  • E. Quase todo mundo conhece a história grega (original) sobre Narciso: um belo rapaz que contemplava, o dia todo, seu rosto num lago.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.

( ) Os dois-pontos da linha 02 poderiam ser substituídos por um ponto e vírgula sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.

( ) O uso da vírgula depois de perto, na linha 05, é facultativo.

( ) As vírgulas depois de que e manhã (l. 04) estão sendo empregadas pelo mesmo motivo que as vírgulas depois de que (l. 09) e morreu (l. 10).

( ) Os travessões empregados nas linhas 10 e 11 poderiam ser substituídos por parênteses sem que houvesse incorreção no uso dos sinais de pontuação.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A. F – F – V – V.
  • B. F – V – V – V.
  • C. F – V – F – F.
  • D. V – V – F – F.
  • E. V – F – F – V.

Assinale a alternativa que contém uma versão correta do trecho “Ah, não nos espanta que você chore por Narciso” (l. 15) em discurso indireto.

  • A. As Oréiades disseram que não lhes espantava que o lago chorasse por Narciso.
  • B. As Oréiades disseram que não as espantava que o lago chorasse por Narciso.
  • C. As Oréiades disseram que não lhes espanta que o lago chore por Narciso.
  • D. As Oréiades diriam que não as espanta que o lago chore por Narciso.
  • E. As Oréiades disseram que “não nos espanta que você chore por Narciso”.

Se as ocorrências da palavra você nas linhas 13, 15, 17 e 21 fossem substituídas por ocorrências da palavra tu, como ficariam as formas verbais chora (l. 13), chore (l. 15), era (l. 17) e poderia (l. 21), respectivamente, para fins de concordância?

  • A. chora – chore – eras – poderia.
  • B. choraste – chorava – era – poderias.
  • C. choras – chores – eras – poderias.
  • D. choras – chores – eras – poderia.
  • E. choras – choras – era – poderias.

Assinale a alternativa que apresenta uma versão gramaticalmente correta para a frase No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que passamos a chamar de Narciso (l. 06-07), caso o trecho passamos a chamar de Narciso fosse substituído por passamos a simpatizar.

  • A. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que passamos a simpatizar.
  • B. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, por que passamos a simpatizar.
  • C. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, em que passamos a simpatizar.
  • D. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, com que passamos a simpatizar.
  • E. No lugar onde caiu, nasceu uma flor, de que passamos a simpatizar.

Assinale a alternativa que apresenta um verbo conjugado no presente do modo indicativo e um verbo conjugado no presente do modo subjuntivo, respectivamente.

  • A. passamos (l. 07) – debruçava (l. 23)
  • B. espanta (l. 15) – deitava (l. 28)
  • C. poderia (l. 21) – procurava (l.05)
  • D. disse (l. 25) – tinha (l. 18)
  • E. tem (l. 08) – chore (l. 15)

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 63, 69 e 73.

  • A. tem – proíbe – mostre
  • B. têm – proíbe – mostre
  • C. têm – proíbe – mostrem
  • D. têm – proíbem – mostre
  • E. tem – proíbem – mostrem
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