Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Direitos, por isso, sustentam uma espécie de argumentação pública permanente [...]

Transpondo a frase acima para a voz passiva, a forma verbal obtida é:

  • A.

    sustentam-se.

  • B.

    é sustentada.

  • C.

    foi sustentada.

  • D.

    sustentara-se.

  • E.

    haviam sido sustentadas.

Na escala de valores, popular, mais que um adjetivo, era um estigma. Daí o escândalo do sarau de d. Nair de Tefé. Primeira-dama, ela própria artista, afrontou a conspícua Velha República.

Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, uma redação alternativa para as frases acima, em que se respeitam as regras de pontuação, é:

  • A.

    Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo, um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira- dama, d. Nair de Tefé, ela própria artista, que, afrontou a conspícua Velha República.

  • B.

    Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira-dama, d. Nair de Tefé, ela própria artista, que afrontou a conspícua Velha República.

  • C.

    Popular, era na escala de valores mais que um adjetivo: um estigma. Daí o escândalo do sarau da primeira- dama, d. Nair de Tefé ela própria artista, que afrontou a conspícua, Velha República.

  • D.

    Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo, um estigma, daí o escândalo do sarau da primeira-dama d. Nair de Tefé ela própria, artista que afrontou a conspícua Velha República.

  • E.

    Popular era, na escala de valores, mais que um adjetivo um estigma; daí o escândalo do sarau, da primeira-dama d. Nair de Tefé, ela própria, artista que afrontou, a conspícua Velha República.

As normas de concordância estão plenamente atendidas em:

  • A.

    Sempre houveram pessoas sensíveis o suficiente para perceberem a enorme riqueza e a profundidade que poderiam atingir a música de Mahler.

  • B.

    Entre os que reconheceram o talento de Mahler em vida está o escultor francês Auguste Rodin, que esculpiu, em 1909, vários bustos do compositor.

  • C.

    Prematuramente falecido, Mahler não chegou a usufruir do prestígio que lhe dedicaram, anos depois de sua morte, a geração seguinte.

  • D.

    Mahler foi regente titular da Ópera Imperial de Viena, da qual se tornou diretor artístico em 1897, sendo que, depois de anos no cargo, certas perseguições os fizera abandonar a função.

  • E.

    Não couberam aos contemporâneos de Mahler prestar-lhe as justas homenagens que cabem a um gênio artístico de sua envergadura.

Como mães, elas têm incentivos para manter condições pacíficas que permitam nutrir sua prole .... (2º parágrafo)

O emprego dos tempos verbais assinalados acima introduz noção de, respectivamente,

  • A.

    desejo que conduz à realização de um fato e condição dessa realização.

  • B.

    verificação de uma situação e dúvida de que essa situação se concretize.

  • C.

    hipótese bastante provável e certeza da realização de um fato futuro.

  • D.

    fato concreto e possibilidade de determinada situação se realizar.

  • E.

    constatação de um fato real e finalidade de realização de uma ação.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Caso queiramos articular as frases Mas não nos queixemos e Nem tudo são belas paisagens sobre a terra, explicitando a relação lógica que mantêm no contexto, podemos ligá-las adequadamente por meio do seguinte elemento:

  • A.

    conquanto.

  • B.

    muito embora.

  • C.

    dado que.

  • D.

    por conseguinte.

  • E.

    ainda assim.

A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação iníqua ...

Reescrevendo-se a frase acima, com a substituição de para por para que, os verbos grifados devem ser substituídos, respectivamente, por:

  • A.

    se justifique − se mantenha

  • B.

    se justificasse − se mantivesse

  • C.

    se justificar − se mantiver

  • D.

    se justifica − se mantém

  • E.

    se justificaria − se manteria

Quanto às normas de concordância verbal, está plenamente correta a frase:

  • A.

    Há desculpas que a ninguém compete pedir, mas Godofredo Rangel parecia pedi-las, quando se lhe reconheciam qualidades de escritor.

  • B.

    O isolamento em que vivem os artistas nas pequenas cidades do interior acabam por torná-los uns melancólicos.

  • C.

    Por que não se reconhece os atributos de um bom tradutor, que bem poderia lhe propiciar o mesmo prestígio devido a um ficcionista?

  • D.

    Os sociólogos costumam condenar os estereótipos, mas Drummond vale-se deles para admitirem os laços singulares de sua amizade.

  • E.

    Não faltam aos mineiros de grande sensibilidade, afirma Drummond, ainda quando distantes, o calor dos grandes afetos.

Aos poucos, contudo, fui chegando à constatação de que todo perfil de rede social é um retrato ideal de nós mesmos.

Mantendo-se a correção e a lógica, sem que outra alteração seja feita na frase, o elemento grifado pode ser substituído por:

  • A.

    ademais.

  • B.

    conquanto.

  • C.

    porquanto.

  • D.

    entretanto.

  • E.

    apesar.

I. A guerra tradicional é um jogo masculino: as mulheres tribais nunca se reuniram em bandos para atacar tribos vizinhas. (2º parágrafo)

II. E então, surge uma questão mais ampla: gênero é realmente importante na liderança? (4º parágrafo)

A respeito do emprego dos dois-pontos nas frases acima, é correto afirmar:

  • A.

    Assinalam uma pausa mais forte em I e II e estarão corretamente substituídos por pontos e vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • B.

    Em I e II, introduzem segmentos de mesma função, e podem ser corretamente substituídos por vírgulas, sem alteração do sentido original.

  • C.

    Estão empregados de acordo com sua função imediata, que é a de introduzir os elementos de um diálogo que, no texto, se dá entre o autor do livro e um eventual leitor.

  • D.

    Em I e II, há a mesma função explicativa para o sinal de dois-pontos, apesar da dúvida trazida pela questão colocada na 2º caso.

  • E.

    Introduzem segmento que determina relação de causa em I; em II, encontra-se uma especificação.

Relativamente à pontuação, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Em o que quiseram na grande maioria foi aprender bem a sua língua (muitos estavam ainda ligados aos dialetos regionais) e conhecer a literatura italiana (1º parágrafo), os parênteses isolam um segmento explicativo.

  • B.

    Em A expectativa era que aproveitariam a oportunidade para melhorar o seu nível profissional por meio de novos conhecimentos técnicos ligados à atividade de cada um (1º parágrafo), a colocação de uma vírgula imediatamente depois de profissional implicaria prejuízo para a correção.

  • C.

    Em pois têm a capacidade de interessar a todos e portanto devem ser levados ao maior número (2º parágrafo), o termo portanto poderia ser isolado por vírgulas, sem prejuízo para a correção e a lógica.

  • D.

    Em A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura (4º parágrafo), a colocação de uma vírgula imediatamente depois de coisas implicaria prejuízo para o sentido.

  • E.

    Em Quando eu tinha doze anos, em Poços de Caldas, um jardineiro português e sua esposa brasileira, ambos analfabetos, me pediram para lhes ler o Amor de Perdição (3º parágrafo), as vírgulas que isolam o segmento ambos analfabetos poderiam ser substituídas por travessões, sem prejuízo para a correção.

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