Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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“Ontem à noite no campo-santo do presbitério eu vi...”

Tendo em vista as estratégias de organização do discurso argumentativo, como expostas nas Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que, ao inserir em seu texto o segmento acima transcrito, Umberto Eco se vale da

  • A.

    comparação.

  • B.

    comparação.

  • C.

    analogia.

  • D.

    exemplificação.

A demora deve-se em parte ao fato de que mesmo tarefas simples requerem um grande conjunto de habilidades.

Substitui adequadamente o termo grifado na frase acima:

  • A.

    instituem.

  • B.

    estatuem.

  • C.

    engendram.

  • D.

    demandam.

  • E.

    revelam.

Ao tratar de atividades realizadas com revistas, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa estabelecem como primeira condição para o aprendizado [...] fazer do espaço escolar um lócus de circulação desse suporte, o que tem como pressuposto

  • A.

    as imagens que o acompanham em uma revista podem, em muitos casos, tornar desnecessária a leitura do texto escrito.

  • B.

    a compreensão de um texto, quando destacado de seu suporte original, é praticamente inviabilizada por essa supressão.

  • C.

    para a formação de um leitor crítico, é mais importante o contato com o suporte de um texto do que sua leitura.

  • D.

    o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto.

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A.

    apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.

  • B.

    a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.

  • C.

    apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.

  • D.

    as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

“Ontem à noite no campo-santo do presbitério eu vi...”

Tendo em vista as estratégias de organização do discurso argumentativo, como expostas nas Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que, ao inserir em seu texto o segmento acima transcrito, Umberto Eco se vale da

  • A.

    comparação.

  • B.

    citação.

  • C.

    analogia.

  • D.

    exemplificação.

Sendo as guerras insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país, os livros de história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt.

O segmento grifado estabelece, no período, relação de

  • A.

    causa.

  • B.

    consequência.

  • C.

    proporcionalidade.

  • D.

    temporalidade.

  • E.

    finalidade.

Eram como um elemento neutro, cuja função estava unicamente em conter, suportar a figura pintada.

A partir de então, já uma superfície ativa onde se inscreve, também ativo, um bisonte.

Os elementos em destaque das frases acima preenchem corretamente e na ordem dada as lacunas da frase:

  • A.

    Artistas como Leonardo, Michelangelo e Rafael deixaram uma produção artística ...... permanece exercendo grande fascínio, mesmo ...... o Renascimento parece perder-se num passado bem distante.

  • B.

    Uma produção artística ...... parece exercer grande fascínio ainda hoje é a do Renascimento italiano, período ...... surgiram mestres insuperáveis como Leonardo, Michelangelo e Rafael.

  • C.

    O período ...... produção artística parece exercer ainda grande fascínio é o renascentista, que teve como berço a Itália, ...... viveram mestres insuperáveis co mo Leonardo, Michelangelo e Rafael.

  • D.

    A arte ...... mais parece fascinar as pessoas, ainda hoje, é a produzida durante o Renascimento, ...... artistas como Leonardo, Michelangelo e Rafael foram os mestres insuperáveis.

  • E.

    A Itália do período renascentista deixou-nos uma herança fascinante em ...... artistas como Leonardo, Michelangelo e Rafael atingiram um patamar ...... antes poucos haviam subido.

...... medida que se aproxima da idade adulta, Mozart passa ...... compor concertos mais audazes, demons-trando que está prestes ...... atingir a maturidade musical.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A.

    A - à - à

  • B.

    À - à - a

  • C.

    A - à - a

  • D.

    À - a - a

  • E.

    A - a - à

... assim [ele] se via transportado de volta “à glória que foi a Grécia e à grandeza que foi Roma”.

Ambos os sinais indicativos de crase devem ser mantidos caso o segmento sublinhado seja substituído por:

  • A.

    enaltecia.

  • B.

    louvava.

  • C.

    aludia.

  • D.

    mencionava.

  • E.

    evocava.

... o que tem conexão direta com a elaboração e a expressão de ideias. (1º parágrafo)

No contexto, o pronome grifado acima substitui, especificamente:

  • A.

    um conjunto recente de pesquisas na área da neurociência.

  • B.

    uma reflexão acerca dos efeitos devastadores do computador.

  • C.

    a tradição da escrita em papel.

  • D.

    a observação do cérebro de crianças e adultos.

  • E.

    a escrita de próprio punho provoca (...) uma atividade significativamente mais intensa do que a da digitação.

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