Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ao tratar de atividades realizadas com revistas, as Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa estabelecem como primeira condição para o aprendizado [...] fazer do espaço escolar um lócus de circulação desse suporte, o que tem como pressuposto

  • A.

    as imagens que o acompanham em uma revista podem, em muitos casos, tornar desnecessária a leitura do texto escrito.

  • B.

    a compreensão de um texto, quando destacado de seu suporte original, é praticamente inviabilizada por essa supressão.

  • C.

    para a formação de um leitor crítico, é mais importante o contato com o suporte de um texto do que sua leitura.

  • D.

    o manuseio e o contato tátil e visual com seu suporte são fundamentais para a leitura proficiente de um texto.

A frase em que o verbo se apresenta na voz passiva é:

  • A.

    ... que era encantador e apaixonado por si mesmo em igual medida.

  • B.

    ... como ele costumava escrever seu nome ...

  • C.

    Era um ser totalmente urbano que jamais teve muito a dizer sobre os encantos da natureza.

  • D.

    ... seus ancestrais eram tecelões e pedreiros...

  • E.

    Quando criança, Mozart foi anunciado em Londres como “prodígio” e “gênio”.

À gramática normativa, a que se refere Sírio Possenti, pode ser contraposta a gramática descritiva, que

  • A.

    recusa aceitar a noção de regra, propugnando a inalienável liberdade do falante no uso da língua.

  • B.

    procura estudar as regras das variantes menos valorizadas socialmente, sem se ater à norma culta.

  • C.

    se limita à descrição dos usos particulares da língua, que se furtam a qualquer sistematização.

  • D.

    enfatiza as noções de regularidade e variação em detrimento de noções como correção ou erro.

... que os antigos podem ter explorado praticamente todas as plantas selvagens aproveitáveis...

A transposição da frase acima para a voz passiva terá como resultado:

  • A.

    que as plantas selvagens aproveitáveis praticamente exploraram-se todas com os antigos.

  • B.

    que praticamente todas as plantas selvagens aproveitáveis podem ter sido exploradas pelos antigos.

  • C.

    que praticamente todas as plantas selvagens aproveitáveis pôde ter sido exploradas pelos antigos.

  • D.

    que podem os antigos ter tido as plantas selvagens aproveitáveis todas praticamente exploradas.

  • E.

    que os antigos puderam explorar praticamente todas as plantas selvagens aproveitáveis.

Considerando o fragmento transcrito em conjunto com as diretrizes expostas na Proposta Curricular – CBC da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que a escola tem como tarefa ensinar

  • A.

    apenas a norma culta ou padrão da língua portuguesa, por diversos motivos: é ela a variante reconhecida e prestigiada socialmente; para as pessoas cultas, ela funciona como modelo e acaba por representar a própria língua; e, finalmente, é a única variante livre dos inevitáveis preconceitos dirigidos às demais variantes.

  • B.

    a norma culta ou padrão da língua portuguesa, pois é a que o aluno em geral não domina, mas deve recusar a ideia de que esta variante é a própria língua, isto é, não pode desconsiderar as outras variantes e nem dar lugar à expressão dos preconceitos que costumam ser dirigidos a algumas delas.

  • C.

    apenas as variantes que são geralmente desconsideradas por aqueles que privilegiam a norma culta, chegando a crer que esta variante é a própria língua; ao privilegiar os dialetos menos cultos e os registros menos formais, a escola pode valorizar o conhecimento prévio do aluno e combater os preconceitos linguísticos.

  • D.

    as variantes ou os dialetos utilizados pelos alunos, no caso da língua oral, para que eles não se sintam vítimas do preconceito linguístico, ao passo que o ensino da norma culta deve ser reservado para os momentos em que se trabalha a expressão escrita elaborada literariamente, nas aulas de literatura.

... que muitas áreas no mundo não tenham nenhuma planta selvagem de grande potencial.

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:

  • A.

    ... e suas folhas e raízes também não servem como alimento.

  • B.

    ... que existem tantas espécies de plantas no mundo...

  • C.

    Somente os cultivos de cereais respondem atualmente por mais da metade das calorias...

  • D.

    Apenas uma dúzia de espécies representa mais de 80% do total mundial anual de todas...

  • E.

    Essas exceções são os cereais trigo, milho, arroz, cevada e sorgo...

Está empregado corretamente o elemento grifado na frase:

  • A.

    Adoniran Barbosa, a qual primeira tentativa de entrar para o rádio foi malsucedida, tornou-se um grande sucesso nesse veículo.

  • B.

    Em 1935, Adoniran ganhou um concurso com uma marchinha carnavalesca, pela qual foi eleita a melhor marcha do ano.

  • C.

    Nas canções de Adoniran, a linguagem, cujos traços coloquiais são facilmente percebidos, reproduz o modo de falar de certas camadas sociais.

  • D.

    Adoniran Barbosa, o qual verdadeiro nome era João Rubinato, foi considerado pela crítica o maior sambista paulista.

  • E.

    Certas composições de Adoniran, nas quais incluem "Trem das onze" e "Saudosa Maloca", são conhecidas pela maioria dos brasileiros.

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta em:

  • A.

    As alterações na dieta alimentar de pessoas ao redor do planeta, que resulta na necessidade de alimentos variados, estimula o consumo e, ao mesmo tempo, permite a especulação comercial, com a alta de preços.

  • B.

    A escassez de alimentos em algumas regiões do planeta, provocada em parte pelas alterações climáticas, deverão ser agravadas por interesses comerciais de grandes produtores.

  • C.

    O domínio sobre água e terras férteis, indispensáveis à produção de alimentos, darão origem a conflitos entre agricultores e até mesmo entre países, colocando em risco a segurança de populações inteiras.

  • D.

    O maior problema na oferta de alimentos, de acordo com especialistas, se referem ao efeito decorrente das à desnutrição e à morte pela fome.

  • E.

    Agricultores de todo o mundo investem na redução de perdas nas colheitas e em produtividade, especialmente com os avanços na genética de plantas, para que seja possível alimentar os bilhões de pessoas no planeta.

Um enunciado ou um texto nunca é somente uma informação: nele estão envolvidos processos de subjetivação, de argumentação, de construção do real. Em outras palavras, todo uso que se faz da linguagem é ideológico; logo, as informações que recebemos – inclusive as do domínio jornalístico – não são uma simples reprodução do real.

As afirmações acima transcritas, retiradas das Orientações Pedagógicas da SEE/MG para o ensino de Língua Portuguesa, implicam o reconhecimento de que

  • A.

    a transparência da linguagem é facultativa.

  • B.

    todo discurso é falso em alguma medida.

  • C.

    a linguagem é desvinculada da realidade.

  • D.

    a neutralidade do discurso é um mito.

... faltam cinco ou dez anos para que isso aconteça...

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    ... e trabalhem com as próprias mãos.

  • B.

    ... cirurgiões e pessoas que desejam limpar seu carpete.

  • C.

    ... um robô precisa processar dados coletados...

  • D.

    ... um movimento que pretende construir máquinas multifuncionais...

  • E.

    ... mesmo tarefas simples requerem um grande conjunto de habilidades.

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