Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 23 a 26 referem-se ao texto abaixo.

(É que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos só se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.)

Atente para as afirmações seguintes sobre a pontuação empregada na frase acima, transcrita do 1º parágrafo do texto.

I. O uso dos parênteses para isolar a frase justifica-se por se tratar de uma digressão que, embora relacionada à reflexão feita no parágrafo, interrompe momentaneamente o fluxo do pensamento.

II. Os dois-pontos introduzem um segmento que constitui, de certo modo, uma ressalva ao que se afirma no segmento imediatamente anterior.

III. As vírgulas que isolam o segmento mais facilmente poderiam ser retiradas sem prejuízo para a correção e a lógica.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    a - a - à

  • B.

    a - à - à

  • C.

    à - à - a

  • D.

    à - a - a

  • E.

    a - à - a

Atenção: As questões de números 17 a 22 referem-se ao texto abaixo.

... editaria a obra às próprias custas e não se arrependeria: o livro converteu-se em nosso primeiro best-seller.

Os dois-pontos introduzem segmento

  • A.

    que denota o tempo decorrido entre a publicação da obra e a aceitação do público.

  • B.

    conclusivo, com ressalva ao que foi expresso anteriormente.

  • C.

    concessivo, pela oposição de sentido marcado na negação do verbo anterior.

  • D.

    que, embora redundante, tem o objetivo de realçar a importância da informação.

  • E.

    explicativo, em que se percebe noção de causa.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

O autor fez sua primeira viagem de metrô, alimentava expectativas para essa primeira viagem, mas, tão logo concluiu essa primeira viagem e comparou essa primeira viagem com a que fazia nos antigos trens, mostrou-se nostálgico das antigas experiências.

Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A.

    sobre a qual alimentava expectativas - a concluiu - a comparou

  • B.

    de cuja alimentava expectativas - lhe concluiu - lhe comparou

  • C.

    sobre quem alimentava expectativas - a concluiu - lhe comparou

  • D.

    para cuja alimentava expectativas - concluiu-a - comparou-a

  • E.

    com a qual alimentava expectativas - concluiu-a - comparou-lhe

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto seguinte.

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado no plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

  • A.

    Nem todos discriminam, numa foto, os predicados mágicos que a ela se ...... (atribuir) nesse texto.

  • B.

    Os tempos que ...... (documentar) uma simples foto, aparentemente congelada, são complexos e estimulantes.

  • C.

    A associação entre músicos e fotógrafos profissionais ...... (remeter) às especificidades de cada tipo de sintaxe.

  • D.

    A poucos ...... (costumar) ocorrer que as fotografias podem enfeixar admiráveis atributos estéticos, como obras de arte que são.

  • E.

    Imaginem-se os sustos que não ...... (ter) causado aos nativos de tribos remotas a visão de seus rostos fotografados!

No contexto, são equivalentes os segmentos indicados na seguinte alternativa:

  • A.

    nações egressas de sistemas coloniais / nações que conservam as estruturas dos países que as colonizaram.

  • B.

    aceitação tácita [...] de uma dualidade / adesão não formalmente expressa a uma dualidade.

  • C.

    estrutural ou histórica / estratificada na contemporaneidade ou tradicional.

  • D.

    um conceito ontológico / uma concepção pragmática do real.

  • E.

    exprime a sua perplexidade / expressa com vigor seu encantamento.

Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.

As normas de concordância verbal encontram-se plenamente observadas em:

  • A.

    A utilidade dos dicionários, mormente quando se trata de palavras polissêmicas, manifestam-se nas argumentações ideológicas.

  • B.

    Não se notam, entre os preconceituosos, qualquer disposição para discutir o sentido de um juízo e as consequências de sua difusão.

  • C.

    Não convém aos injustiçados reclamar por igualdade de tratamento quando esta pode levá-los a permanecer na situação de desigualdade.

  • D.

    Como discernimento e preconceito são duas acepções de discriminação, hão que se esclarecer o sentido pretendido.

  • E.

    Uma das maneiras mais odiosas de refutar os argumentos de alguém surgem na utilização de preconceitos já cristalizados.

Considere:

...... angústia de imaginar que o homem pode estar só no universo soma-se a curiosidade humana, que se prende ...... tudo o que é desconhecido, para que não desapareça de todo o interesse por pistas que dariam embasamento ...... teses de que haveria vida em outros planetas.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

  • A.

    À − a − às

  • B.

    A − à − as

  • C.

    À − a − as

  • D.

    A − a − às

  • E.

    À − à − as

Nos anos 60 e 70, acreditava-se que as diferenças de comportamento entre os sexos ...

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:

  • A.

    ... e que cabe ao poder público ...

  • B.

    Elas se materializam estatisticamente ...

  • C.

    ... que as tornem piores em ciências e matemática ...

  • D.

    ... que escolhiam as pessoas ...

  • E.

    ... que explica a persistente diferença salarial entre os gêneros ...

Considerando-se o contexto, são expressões bastante próximas quanto ao sentido:

  • A.

    fazer uma eleição e confiar no mérito do profissional.

  • B.

    especialidade técnica e vocação política.

  • C.

    classificação de profissionais e escolha da liderança.

  • D.

    avaliação do mérito e reconhecimento da qualificação.

  • E.

    transparência do método e desejo da maioria.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...