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Atenção: As questões de números 23 a 26 referem-se ao texto abaixo.
(É que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos só se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.)
Atente para as afirmações seguintes sobre a pontuação empregada na frase acima, transcrita do 1º parágrafo do texto.
I. O uso dos parênteses para isolar a frase justifica-se por se tratar de uma digressão que, embora relacionada à reflexão feita no parágrafo, interrompe momentaneamente o fluxo do pensamento.
II. Os dois-pontos introduzem um segmento que constitui, de certo modo, uma ressalva ao que se afirma no segmento imediatamente anterior.
III. As vírgulas que isolam o segmento mais facilmente poderiam ser retiradas sem prejuízo para a correção e a lógica.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
a - a - à
a - à - à
à - à - a
à - a - a
a - à - a
Atenção: As questões de números 17 a 22 referem-se ao texto abaixo.
... editaria a obra às próprias custas e não se arrependeria: o livro converteu-se em nosso primeiro best-seller.
Os dois-pontos introduzem segmento
que denota o tempo decorrido entre a publicação da obra e a aceitação do público.
conclusivo, com ressalva ao que foi expresso anteriormente.
concessivo, pela oposição de sentido marcado na negação do verbo anterior.
que, embora redundante, tem o objetivo de realçar a importância da informação.
explicativo, em que se percebe noção de causa.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
O autor fez sua primeira viagem de metrô, alimentava expectativas para essa primeira viagem, mas, tão logo concluiu essa primeira viagem e comparou essa primeira viagem com a que fazia nos antigos trens, mostrou-se nostálgico das antigas experiências.
Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
sobre a qual alimentava expectativas - a concluiu - a comparou
de cuja alimentava expectativas - lhe concluiu - lhe comparou
sobre quem alimentava expectativas - a concluiu - lhe comparou
para cuja alimentava expectativas - concluiu-a - comparou-a
com a qual alimentava expectativas - concluiu-a - comparou-lhe
Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto seguinte.
O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado no plural para preencher corretamente a lacuna da frase:
Nem todos discriminam, numa foto, os predicados mágicos que a ela se ...... (atribuir) nesse texto.
Os tempos que ...... (documentar) uma simples foto, aparentemente congelada, são complexos e estimulantes.
A associação entre músicos e fotógrafos profissionais ...... (remeter) às especificidades de cada tipo de sintaxe.
A poucos ...... (costumar) ocorrer que as fotografias podem enfeixar admiráveis atributos estéticos, como obras de arte que são.
Imaginem-se os sustos que não ...... (ter) causado aos nativos de tribos remotas a visão de seus rostos fotografados!
No contexto, são equivalentes os segmentos indicados na seguinte alternativa:
nações egressas de sistemas coloniais / nações que conservam as estruturas dos países que as colonizaram.
aceitação tácita [...] de uma dualidade / adesão não formalmente expressa a uma dualidade.
estrutural ou histórica / estratificada na contemporaneidade ou tradicional.
um conceito ontológico / uma concepção pragmática do real.
exprime a sua perplexidade / expressa com vigor seu encantamento.
Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.
As normas de concordância verbal encontram-se plenamente observadas em:
A utilidade dos dicionários, mormente quando se trata de palavras polissêmicas, manifestam-se nas argumentações ideológicas.
Não se notam, entre os preconceituosos, qualquer disposição para discutir o sentido de um juízo e as consequências de sua difusão.
Não convém aos injustiçados reclamar por igualdade de tratamento quando esta pode levá-los a permanecer na situação de desigualdade.
Como discernimento e preconceito são duas acepções de discriminação, hão que se esclarecer o sentido pretendido.
Uma das maneiras mais odiosas de refutar os argumentos de alguém surgem na utilização de preconceitos já cristalizados.
Considere:
...... angústia de imaginar que o homem pode estar só no universo soma-se a curiosidade humana, que se prende ...... tudo o que é desconhecido, para que não desapareça de todo o interesse por pistas que dariam embasamento ...... teses de que haveria vida em outros planetas.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
À − a − às
A − à − as
À − a − as
A − a − às
À − à − as
Nos anos 60 e 70, acreditava-se que as diferenças de comportamento entre os sexos ...
O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está em:
... e que cabe ao poder público ...
Elas se materializam estatisticamente ...
... que as tornem piores em ciências e matemática ...
... que escolhiam as pessoas ...
... que explica a persistente diferença salarial entre os gêneros ...
Considerando-se o contexto, são expressões bastante próximas quanto ao sentido:
fazer uma eleição e confiar no mérito do profissional.
especialidade técnica e vocação política.
classificação de profissionais e escolha da liderança.
avaliação do mérito e reconhecimento da qualificação.
transparência do método e desejo da maioria.
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