Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atente para as seguintes frases:

I. Seria ótimo que a Igreja Católica venha a escolher, no próximo ano, um tema tão importante como o que já elegera para a campanha da fraternidade deste ano.

II. Se todas as religiões adotassem exatamente o mesmo sentido para o termo dignidade, este alcançaria o valor universal que cada uma delas postula.

III. Quando viermos a nos entender quanto ao que fosse dignidade, esse termo poderia ser utilizado sem gerar tantas controvérsias.

Ocorre adequada correlação entre os tempos e os modos verbais no que está em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II, apenas.

A maioria desses usos é nobre, já que eles aumentam o nosso conforto, o nosso bem-estar, a nossa saúde.

Considere as afirmativas seguintes sobre o emprego das vírgulas no segmento acima.

I. A vírgula colocada após é nobre pode ser retirada, sem prejuízo da correção.

II. A vírgula que separa as expressões o nosso bemestar, a nossa saúde pode ser corretamente substituída por um e.

III. A vírgula após a expressão o nosso conforto pode ser substituída por dois-pontos, sem prejuízo da correção e do sentido original.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    I e III.

Instruções para responder às questões de números 17 a 20.

Em cada uma dessas questões, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Uma ...... refez todo o ...... do rio desde a sua ......, para avaliar a qualidade da água.

  • A.

    expedição - percurso - nacente

  • B.

    expedição - percurso - nascente

  • C.

    espedição - percurço - nacente

  • D.

    espedição - percurço - nascente

  • E.

    expedição - percurço - nascente

... pois assim se via transportado de volta “à glória que foi a Grécia e à grandeza que foi Roma”.

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    Poe certamente acreditava nisso...

  • B.

    Se Grécia e Roma foram, para Poe, uma espécie de casa...

  • C.

    ... ainda seja por nós obscuramente sentido como verdadeiro, embora não de modo consciente.

  • D.

    ... como um legado que provê o fundamento de nossas sensibilidades.

  • E.

    Seria ela efetivamente, para o poeta, uma encarnação da princesa homérica?

O verbo indicado entre parênteses deve flexionar-se no plural para preencher corretamente a lacuna da seguinte frase:

  • A.

    Nenhuma das concepções de dignidade, postuladas por diferentes crenças, ...... (alcançar) uma validade efetivamente universal.

  • B.

    Não se ...... (atribuir) às burocracias, nesse texto, o mérito de tomar a iniciativa de atender aos interesses públicos.

  • C.

    A terceirização e a comercialização da saúde, para dom Odilo Scherer, ...... (constituir) um profundo desrespeito aos mais pobres.

  • D.

    Raramente se ...... (dispensar) aos mais pobres o mesmo cuidado médico das clínicas particulares.

  • E.

    Quantas vezes já se ...... (aplicar) aos burocratas dos serviços essenciais alguma sanção por sua negligente abulia?

... intervêm nele importantes fatores políticos.

O segmento em destaque exerce na frase acima a mesma função sintática que o elemento grifado exerce em:

  • A.

    A partir desse momento a ocupação da América deixa de ser um problema exclusivamente comercial...

  • B.

    A ocupação econômica das terras americanas constitui um episódio da expansão comercial da Europa.

  • C.

    A legenda de riquezas inapreciáveis por descobrir corre a Europa...

  • D.

    O comércio interno europeu [...] havia alcançado um elevado grau de desenvolvimento no século XV...

  • E.

    Outros países tentarão estabelecer-se em posições fortes.

A formulação que equivale ao segmento original transcrito é:

  • A.

    diferentes atores sociais / distintos líderes comunitários.

  • B.

    nos diversos contextos em que a comunicação se faz presente / nas variadas situações em que se impõe um frutífero diálogo.

  • C.

    é constantemente evocada / é via de regra proferida com solenidade.

  • D.

    valorização sem precedentes / sublimação inédita.

  • E.

    formas contemporâneas de interação / modos inovadores de ação compartilhada.

A concordância verbal está plenamente observada na frase:

  • A.

    Provocam muitas polêmicas, entre crentes e materialistas, o posicionamento de alguns religiosos e parlamentares acerca da educação religiosa nas escolas públicas.

  • B.

    Sempre deverão haver bons motivos, junto àqueles que são contra a obrigatoriedade do ensino religioso, para se reservar essa prática a setores da iniciativa privada.

  • C.

    Um dos argumentos trazidos pelo autor do texto, contra os que votam a favor do ensino religioso na escola pública, consistem nos altos custos econômicos que acarretarão tal medida.

  • D.

    O número de templos em atividade na cidade de São Paulo vêm gradativamente aumentando, em proporção maior do que ocorrem com o número de escolas públicas.

  • E.

    Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação como a regulação natural do mercado sinalizam para as inconveniências que adviriam da adoção do ensino religioso nas escolas públicas.

... que estabeleciam salários mínimos nas indústriaschave.

O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:

  • A.

    ... que muito mais tarde se tornaria o Serviço consultivo de conciliação...

  • B.

    ... embora o meu escritório e alguns de meus colegas estejam indignados...

  • C.

    ... de um esquema que pertence ao Ministério da Saúde...

  • D.

    Em 1908, também apresentou a Corte permanente de arbitragem...

  • E.

    ... porque limitava o tempo que os mineiros ...

  • A.

    à - à - a

  • B.

    a - à - a

  • C.

    à - a - a

  • D.

    a - à - à

  • E.

    à - à - à

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...