Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As casas legislativas, cujos membros são todos eleitos pelo voto direto, não podem ser vistas como uma síntese cristalizada da índole de toda uma sociedade (...).

Considerando-se aspectos de construção da frase acima, é correto afirmar que

  • A. o segmento cujos membros são todos eleitos pode ser adequadamente substituído por em cujas os membros são todos eleitos.
  • B. a eliminação das duas vírgulas em nada alteraria o sentido veiculado pela frase.
  • C. a transposição para a voz ativa do segmento não podem ser vistas resultará na forma não se veem.
  • D. o segmento como uma síntese pode ser adequadamente substituído por tal uma síntese.
  • E. o segmento de toda uma sociedade está empregado no sentido de qualquer sociedade.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Está plenamente adequado o emprego do elemento sublinhado na frase:

  • A.

    O relatório para cujo o autor do texto chama a atenção está no livro Viventes das Alagoas.

  • B.

    Trata-se de um relatório de prestígio, para o qual concorreram o talento do escritor e a honestidade do homem.

  • C.

    Ao final do período aonde Graciliano ocupou o cargo de prefeito, compôs um primoroso relatório.

  • D.

    Às vezes o estilo de um simples documento, ao qual nos deparamos, torna-o absolutamente enigmático para nós.

  • E.

    Sempre haverá quem sinta prazer em produzir uma linguagem da qual é preciso um grande esforço para penetrar.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. são o reflexo direto (1º parágrafo) = constituem a condicionante básica.
  • B. Na esteira dessa convicção (1º parágrafo) = em que pese a tal certeza.
  • C. síntese cristalizada (2º parágrafo) = tópico transparente.
  • D. postulações positivas (2º parágrafo) = demandas afirmativas.
  • E. abonar situações injuriosas (3º parágrafo) = retificar ações caluniosas.

Atenção: As questões de números 11 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... como o cérebro é esculpido pela música. (linhas 21 e 22)

O verbo que admite o mesmo tipo de construção que o grifado acima está também grifado em:

  • A.

    Somente uma pequena parte das pessoas não ,gosta de música.

  • B.

    Crianças reconhecem harmonia musical desde o nascimento.

  • C.

    Os sons de uma música permanecem na memória dos ouvintes.

  • D.

    Nem sempre o estudo da música resulta em diferenças relevantes.

  • E.

    O cérebro responde aos estímulos do mundo externo com incrível elasticidade.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... construir uma vida em que o outro não valha apenas por satisfazer necessidades sensíveis. (linhas 45 e 46)

O verbo que se encontra nos mesmos tempo e modo que os do grifado acima está na frase:

  • A.

    ... o mundo está em cada local.

  • B.

    O outro se torna um objeto...

  • C.

    ... muitas vezes só para serem divulgados.

  • D.

    ... que satisfaçam mais facilmente os instintos do telespectador.

  • E.

    Os índices de audiência passam a ser a régua...

Atenção: As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

  • A.

    Chegou ao fim as campanhas voltadas para a reciclagem de materiais nas cidades escolhidas no projeto-piloto.

  • B.

    A conscientização dos moradores daquela área contaminada pelos resíduos tóxicos acabaram surtindo bons resultados.

  • C.

    Muitos consumidores se mostram engajados na luta pela sustentabilidade e traduzem seu compromisso em tudo aquilo que compram.

  • D.

    Atitudes firmes e claras voltadas para a sustentabilidade na exploração dos recursos da natureza deve trazer lucros promissores para as empresas

  • E.

    Deveria ser divulgado claramente os princípios que norteiam as atividades empresariais, como diretriz para orientar os consumidores.

A crase é facultativa em SOMENTE uma alternativa abaixo.

  • A.

    ...por toda sua carreira graças a pontas de cigarro... (linhas 2 e 3)

  • B.

    ...chegou", disse a promotora pública no caso, Kathleen Rice. (linhas 54 e 55)

  • C.

    ...receber pena de 25 anos a prisão perpétua... (linha 20)

  • D.

    ...ligou Roger Williams a uma ponta de cigarro... (linha 49)

  • E.

    ...dentro de seu carro em frente a sua casa... (linhas 7 e 8)

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Pode-se, no contexto, substituir a expressão

  • A.

    (...) implica a coexistência (1º parágrafo) por favorece a simultaneidade.

  • B.

    (...) deu um novo perfil (2º parágrafo) por atribuiu nova modalidade.

  • C.

    (...) não mais podia sair nas ruas (3º parágrafo) por já não se expunha.

  • D.

    (...) crítico demolidor da arrogância (3º parágrafo) por feroz renitente.

  • E.

    (...) abriu e consolidou (4º parágrafo) por expôs e investiu.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Na construção Não se trata de ir contra (...), de não reconhecer (...), de abolir (3º parágrafo), os elementos sublinhados têm, na ordem dada, o sentido de

  • A.

    contrariar - desconhecer - procrastinar

  • B.

    ir ao encontro - ignorar - suspender

  • C.

    contradizer - desmerecer - extinguir

  • D.

    contraditar - discordar - reprimir

  • E.

    ir de encontro - rejeitar - suprimir

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto seguinte.

Ao dar com o helicóptero, o menino pôs o helicóptero para funcionar, o que significava manipular o helicóptero acionando uma manivela até que a força desse movimento conferisse ao helicóptero a propriedade de voar.

Evitam-se as viciosas repetições do período acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A.

    pô-lo - manipulá-lo - lhe conferisse

  • B.

    o pôs - manipular-lhe - conferisse-lhe

  • C.

    lhe pôs - o manipular - lhe conferisse

  • D.

    pôs-lhe - manipulá-lo - o conferisse

  • E.

    pô-lo - lhe manipular - o conferisse

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