Questões de Língua Portuguesa da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Estão plenamente acatadas as normas de concordância verbal na frase:

  • A.

    Foram graças aos recursos hídricos que alguns povos da antiguidade alcançaram alto grau de desenvolvimento.

  • B.

    A existência de rios pródigos, como o Tigre e o Eufrates, de águas generosas, propiciaram aos egípcios o florescimento de sua cultura.

  • C.

    Devem-se aos antigos chineses, hábeis engenheiros hidráulicos, o surgimento de técnicas bastante diversificadas.

  • D.

    A necessidade das pessoas que viviam às margens do Eufrates, de águas menos generosas que as do Nilo, levou-as à construção de canais e diques.

  • E.

    Chegaram a haver consequências políticas, por conta da necessidade de os Estados controlarem vastos territórios.

Atenção:As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A.

    reduzindo-as à função (1º parágrafo) = incitando-as à extrapolação.

  • B.

    vampirismo (...) crescente (2º parágrafo) = progres- siva avidez.

  • C.

    seu primeiro tento (2º parágrafo) = sua primitiva meta.

  • D.

    estipendiado para o turista (2º parágrafo) = estilizado para o visitante.

  • E.

    socialização do parentesco (3º parágrafo) = socia- bilidade dos vínculos.

Atenção: As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto abaixo.

... mas estima-se que esse número possa ser dez vezes maior. (1º parágrafo)

O emprego da forma verbal grifada acima introduz no contexto noção de

  • A.

    situação passada, que se repete no presente.

  • B.

    ênfase em um fato concreto e habitual.

  • C.

    condição para que uma situação se realize.

  • D.

    certeza baseada nas estimativas apresentadas.

  • E.

    hipótese provável da ocorrência de um fato.

Atenção: As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere as afirmativas seguintes a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:

I. A presença de pontos-e-vírgulas no 2o parágrafo assinala pausa maior entre as afirmativas separa- das por esses sinais.

II. O segmento introduzido pelos dois-pontos no 3o parágrafo constitui um argumento que justifica a afirmativa que o precede.

III. As aspas na palavra

  • A.

    I, somente.

  • B.

    II, somente.

  • C.

    I e II, somente.

  • D.

    II e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

Atenção: As questões de números 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Instrução: Para responder às questões de números 12 e 13, considere o segmento transcrito do último parágrafo.

– uma região de turismo científico e ecológico que propicia o autocrescimento sustentado da população.



O emprego do travessão isola

  • A.

    repetição para realçar o termo precedente.

  • B.

    afirmativa de sentido explicativo.

  • C.

    retificação da afirmativa anterior.

  • D.

    introdução de novo assunto no parágrafo.

  • E.

    opinião que reproduz a ideia central do texto.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Ao renovar a antropologia, Lévi-Strauss fez a antropologia mais respeitada que nunca, pois soube articular a antropologia com outras ciências, dotando a antropologia de preciosas ferramentas de interpretação cultural.

Evitam-se as viciosas repetições do trecho acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

  • A.

    fê-la - articulá-la - dotando-a

  • B.

    fê-la - articular-lhe - dotando-a

  • C.

    fez-lhe - articulá-la - dotando-lhe

  • D.

    a fez - articular a ela - dotando-lhe

  • E.

    fez-lhe - articular-lhe - dotando-a

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

  • A.

    Ainda jovem, o antropólogo houvera trabalhado no Brasil, razão por que os brasileiros muito haverão de se compungir com sua morte recente.

  • B.

    A ação de Lévi-Strass daria um novo perfil à antropologia, que propiciasse uma nova abertura e ainda a reunira com as ciências humanas.

  • C.

    Ao abrir e consolidar uma perspectiva generosa para a antropologia, ele deixou um legado de que também as novas gerações se beneficiarão.

  • D.

    Caso os preconceitos fossem combatidos com a tenacidade de Lévi-Strauss, muitos sofrimentos inúteis haverão de ser evitados.

  • E.

    Antes de escrever Raça e história, Lévi-Strauss tem contribuído para uma verdadeira revolução na antropologia, quando publica clássicos dessa área.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular para preencher de modo correto a lacuna da frase:

  • A.

    ......-se (destacar), no conjunto da produção do antropólogo Lévi-Strauss, suas ideias acerca da diversidade cultural dos povos.

  • B.

    Aos racistas não ...... (restar), graças aos argumentos do antropólogo, qualquer tipo de justificativa para os preconceitos que cultivam.

  • C.

    Ao golpe que Lévi-Strauss desferiu no racismo ...... (seguir) invectivas outras, contra toda sorte de arrogância, dentro ou fora da ciência.

  • D.

    Ainda que não ...... (caber) ao cientista as atitudes combativas diante dos falsos valores sociais, Lévi- Strauss as teria tomado.

  • E.

    ...... (costumar) aparecer, para os olhos ocidentais que se fixam nos índios americanos, apenas os exotismos já cristalizados.

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.

Há alteração de voz verbal e de sentido na passagem da construção

  • A.

    Sua gestão ficou marcada para Sua gestão restou marcada.

  • B.

    É uma peça de estilo raro para Trata-se de uma obra de linguagem incomum.

  • C.

    (...) que a tornam indevassável para que a fazem incompreensível.

  • D.

    (...) devem expor à luz (...) a mensagem para precisam revelar (...) o comunicado.

  • E.

    O exemplo de Graciliano diz tudo para tudo é dito como exemplo para Graciliano.

A vírgula depois de Mais de vinte anos depois (linha 13) justifica-se porque é

  • A.

    um adjunto adverbial intercalado.

  • B.

    um adjunto adverbial deslocado.

  • C.

    uma oração adverbial temporal deslocada.

  • D.

    um adjunto adnominal com valor de advérbio e está deslocado.

  • E.

    um advérbio em forma de oração e está deslocado.

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